RSS

O que é e como celebrar Lag Baomer

14 maio

BS”D

Lag Baomer –  O que é e como celebrar?

Crianças e Arco e Flecha.

É um costume celebrar a festividade, levando crianças para passear no parque e brincar com arco e flechas. Esse costume nos lembra que durante a vida toda de Rav Shimon Bar Iochai nenhum arco da aliança (Arco-iris) apareceu no céu. O arco da aliança apareceu como lembrança do erro da humanidade. Mas o arco nos lembra que devemos recuar antes de ir para a frente. Sendo assim devemos levar nossos objetivos para nosso coração, mergulhar a si e depois ir a seus objetivos.

Ovos cozidos.

Come-se ovos cozidos, pois os ovos têm o significado de luto ou tristeza, apesar de que Rav Shimon dizia que se devia celebrar sua morte. É costume cozinhar os ovos em cebola para que eles fiquem levemente coloridos. Alguns simplesmente colorem os ovos cozidos para lembrar que em meio a perda ou dor, há uma vida, harmonia e alegria. Porém antes da contagem do omer o corte não pode ser feito. Porém em Lag Baomer faz-se o corte dos cabelos para deixar os peiot.

Doe Tzedakah

No dia de Lag Baômer há um costume de dar tzedakah no valor de 18 (em qualquer moeda) ou algum valor múltiplo de 18.

Corte de Cabelo.

Há um costume marrano (bnei anussim) de não cortar o Peot ou os cabelos até o terceiro ano. O menino recebe o corte somente ao terceiro ano onde deixa o peoit onde recebe tsitsit e kipah. Ao iniciar os estudos

Ler Tehilim

É costume celebrar lendo o Tehilim Lag Baomer (Salmo 33), em hebraico (ou língua corrente) e em alta voz, com kavanah e alegria.

Fogueira.

Celebrar com amigos em volta de uma fogueira em grande festas, danças e com bebidas alegres, com Tziniut, mas muita alegria.

Para mais informações de Halachot e costumes procure um rav. Shal’m a todos, Chag Sameach!

R. Yaakov Benlev

 
Deixe um comentário

Publicado por em maio 14, 2014 em Sem Categoria

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário