RSS

Comentario da Parashá Vayigash 8 Tevet, 5777 (2017)

06 jan

BS”D

Parashá Vayigash

8 Tevet, 5777
Quinta-feira, 5 Janeiro, 2017

Yaakov Benlev

A parashat tem seu ápice no encontro de Yossef e seus irmãos. Yossef dá a oportunidade de seus irmãos fazerem kaparah (uma reparação) do erro que fizeram. Então planejou prender Biniamim, seu irmão e filho da mesma mãe. Talvez a matriarca Rachel fosse a menos amada, talvez seus filhos não fossem tão queridos. Então Yossef coloca seus irmãos a prova, ou em teste.

Yossef pensou, ahh, é para isso que ‘H me trouxe ao egito, para poder ter o mérito de concertar um erro minúsculo dos meus irmãos, de poder faze-los crescer, de poder reparar essa midah que estava estragada.

Teste em hebraico se fala Nissaion, mas a palavra vem de NESS (milagre), mas NESS também significa mastro. A palavra teste tem a idéia de nos elevar. Tem o intuito de nos fazer crescer. Sim, é proibido um judeu se colocar em teste, mas devemos aproveitar os testes de nossa vida para poder crescer e se elevar.

O teste só existe para nós, se nós temos capacidade de vence-lo. Se nós nos colocamos em testes, pode ser e quase sempre é, que nós não vamos passar. Se eu enfrentei uma situação que eu pequei, é porque eu não me preparei para evita-la, mas se ‘H te deu uma oportunidade de enfrentar um teste, agarre-a. Segure-a firme e esteja atento ou atenta, pois você vai evoluir e crescer.

Se você está passando por algum problema, há duas possibilidades. Uma delas é que você precisa concertar e reparar alguma midah (Traço pessoal) que não está da forma que ‘H deseja de você. Já pensou nisso? O quanto você está se dedicando ao caminho da Sagrada Torah e de ‘H? Em que você não está se esforçando ou se dedicando a D’us, HaKadosh Baruch Hu?

Segundo possível motivo para o teste, pode ser, que HaKadosh Baruch hu esteja lhe dando uma oportunidade de ser uma pessoa melhor. Talvez um melhor pai, um melhor irmão, um melhor filho ou filha. Pode ser que esteja precisando se esforçar mais nos negócios. Pode ser que esteja precisando ser mais honesto, colocar seus impostos em dia, conta de luz, ou até mesmo Cds piratas, ou shir de outra pessoa, ou não citar uma fonte para dizer que aquele estudo vem de você mesmo por conta própria. Há muitas coisas que a cultura exterior ou assimilação nos diz que é certo, quando a Torah diz que é errado.

Onde será que está a ponta do ICE BERG de nossos testes? Onde e quando eles vão terminar? Se nos fizermos essas duas perguntas, se soubermos qual o objetivo e em que eu posso crescer, certeza que ‘H vai nos promover, física e espiritualmente. Espero que todos nós tenhamos um shabat shalom e que cresçamos, bezrat HaShem,  possamos dizer que foi bom ter passado por tudo o que passei, pois evoluí.

Shabat Shalom.

Yaakov Benlev
https://limudtorahor.wordpress.com/

* Não se esqueça que dia 10 de tevet teremos jejum diurno.

HORÁRIOS HALACHICOS DE ACENDIMENTO DE VELAS DE SHABAT ABAIXO SOMENTE PARA O RIO DE JANEIRO

Cubra os olhos com as mãos e fale a seguinte bênção, descubra os olhos e olhe para as chamas das velas:

 

Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu Mêlech haolam, asher

Kideshánu bemitsvotav, vetsivánu lehadlic ner shel Shabat kodesh.

 

Bendito és Tu, A-do-nai, nosso D’us, Rei do Universo, que nos santificou

com Seus mandamentos e nos ordenou acender as velas do sagrado Shabat.

INÍCIO do Shabat (Sexta-Feira)

8 de Tevet 5777 

6 de JANEIRO de 2017

Horário de acendimento das vélas

19:19 – Acender as velas ANTES do horário indicado

TÉRMINO do Shabat (Sábado)

9 de Tevet 5777 

7 de JANEIRO de 2017

Horário de acendimento das vélas

20:17

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em janeiro 6, 2017 em parashat

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: