RSS

O que é Taanit Dibur? (Judaísmo e o jejum de palavras)

11 nov
O que é Taanit Dibur? (Judaísmo e o jejum de palavras)
Hoje um amigo de estudos me perguntou o que é um Taanit Dibur (jejum de palavras) e perguntou-me se há fonte na Sagrada Torah.
Não há fonte precisa para o Taanit Dibur, mas é mencionada pela Mishnah Berurah 571, o Mishnah Berurah diz que viu escrito em um livro que “se alguém quiser se submeter a um jejum voluntário, é preferível que se submeta a um jejum de palavras por algum tempo.”diz ainda que é preferível um Taanit Dibur, que um taanit corporal, pois abstenção de alimentos pode causar dano corporal (a pessoa pode ficar fraca por não comer e beber.)
Tehilim 34
“Guarda a tua língua do mal e os teus lábios de falarem falsidade.”
Ela aponta ainda que o Gaon de Vilna em uma carta escreveu que, uma pessoa não deveria se afligir com jejum ou outras aflições corporais, mas refrear sua boca e seu apetite.
Cuidar da lingua, ou Shemirat HaLaShon é um trabalho tão importante, que o Chafetz Chaim no seu livro Shemirat HaLaShon cita a Midrash (Devarim Rabbah 5:10) dizendo que, “Quem fala lashon  harah causa a perda da Shechinat HaShem (Presença Divina) deste mundo.
O rei Salomão disse: “Seis coisas são odiadas por ‘H e a sétima é desprezada por Ele: olhos altivos, língua de mentira, mãos que derramou sangue inocente … e quem incita brigas entre Irmãos “
(Provérbios 6: 16-19) O rei Salomão também escreveu no mesmo livro
(Provérbios 21:23) que “aquele que guarda sua boca e língua, guarda sua alma das tribulações. “
Shemirat HaLaShon não se conquista do dia para a noite, por isso é importante usar o Taanit Dibur como um exercício de cuidar de seus lábios. Estudar todo o código de leis acerca de shmirat halasho é algo muito importante, procure um rav e tente se cuidar muito, é uma mitzvah muito comprometedora e não é tão simples de executar.
Att.,
Yaakov Benlev
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em novembro 11, 2016 em Sem Categoria

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: