RSS

Shavu’ot Leis e costumes – Artigo 1

13 maio
BS”D
Shavu’ot Leis e costumes
Em Shabuot temos muitas leis e costumes, dentre elas temos, comer alimentos a base de leite.
Hoje entenderemos ou veremos novamente as razões e motivos, legítimos, para este minchag (Costume).
Antes da outorga da Sagrada Torah no Sinai, já haviam as leis de Kashrut, porém a partir da entrega da Sagrada Torah de maneira institucional ela foi ratificada. A Torah foi entregue em um dia de Shabat, por esse motivo, nenhum animal poderia ser abatido, de mesma forma, nenhum k’lí (utensílio) poderia ser kasherizado, por tanto neste dia a principal alimentação física foi à base de leite.
O Segundo motivo, é que a Sagrada Torah é comparada com o leite, quanto alimentação. A palavra hebraica para leite é Chalav. A palavra Chalav (חלב) na guemátria tem o valor de 40 (quarenta), ou seja 8+30+2. Quarenta é o número de dias que Moshê Rabenu permaneceu no Monte Sinai recebendo a Torah de HaKadosh Baruch hu.
Há um outro equivalente que aprendemos sobre o valor de 40, Encontramos no Sefer Bereshit, no finalzinho da parashat Lech Lecha o passuk onde Avraham Avinu, ri em seu interior ao receber a notícia do nascimento de Yitzchak. O passuk nos informa que ele Avraham Avinu riu em seu interior, ou em seu coração. A palavra que aparece em hebraico para “em seu coração” é בלבו (Belevo). O valor numerico para בלבו é 40. O que nos mostra que os 40 dias no Sinai era o equivalente à colocar a Sagrada Torah no interior, ou no profundo do íntimo do coração. Esse também é o motivo máximo do afeto entre mãe (lactante) e o filho. A ligação entre ambos é algo incrível e a nossa relação com a Sagrada Torah, o leite que nos alimenta à vida espiritual, deve também ser o nosso elo com Ruach, a face mãe do Sagrado, segundo os Mikubalim.
Att.,
Yaakov Carneiro
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em maio 13, 2015 em Sem Categoria

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: