RSS

Quinta-feira, 9 Abril, “15 20 Nissan, 5775 Pêssach (Chol Hamoed)

09 abr
BS”D
Shal’m a todos. Como estão?
Segue alguns avisos importantes para nossa festividade.
Quinta-feira, 9 Abril, “15
20 Nissan, 5775
Pêssach (Chol Hamoed)
Ontém foi o 4º dia da contagem do Omer.
Hoje: Hod sheb’Chessed
Hoje Conte 6
Torah U’Mishpat
Chol Hamoed:
Dos 8 dias de Chag Chamatzot, os dois primeiros e os dois últimos são chamados “yom tov” (dias festivos), Verifiquem a matéria estudada sobre Halacha de Yom Tov.
Os quatro dias intermediários são chamados chol hamoed – “dias de semana festivos”, ou “dias intermediários”, quase tão sagrados quanto o Yom tov (Verifique a matéria estudada e a halacha).
(Em Israel, onde Pêssach é observado por sete dias, o primeiro e o último são yom tov, e os cinco dias intermediários são chol hamoed.)
Os dias de yom tov são dias de shavat, nos quais todo tipo de trabalho criativo é proibido, como no Shabat, com exceção de alguns tipos de trabalho relacionados com o preparo de alimento PARA O CHAG.
Em chol hamoed a proibição de trabalho é menos estrita – o trabalho cuja falta resultaria em “perda financeira significativa” é permitido (exceto quando Chol Hamoed também é Shabat, quando todo o trabalho é proibido).
Esta noite fazemos a contagem depois do 5 antes do sete.
Amanhã é o 6º dia da Contagem do Ômer. Como no calendário judaico o dia começa ao anoitecer do dia anterior, contamos o Ômer para amanhã hoje à noite, após o anoitecer. “Hoje são 6 dias da contagem do Ômer.” (Se você perder a contagem esta noite, pode contar o Ômer durante todo o dia de amanhã, mas sem a bênção precedente).
Contamos assim dias e semanas para perfazer os 49/50 dias e 7 semanas para o 50º dia, que é Shavuot, a festa que celebra a Outorga da Torá no Sinai. Recebemos assim a torah De’Oraita e a Torah She bealpê, embora haja discussão sobre o que já tinhamos, celebraremos o recebimento outorgado.
Segundo os Mikubalim de abençoada memória esta noite reflete a Sefirá de Yesod sheb’Chessed – “Fundação da Bondade”
Um costume muito bonmito nesta noite é, permanecer acordado na véspera do Sétimo Dia de Pêssach e passar a noite inteira estudando Torá e em festiva celebração do grande milagre da abertura do mar.
 Lembre-se nessa passagem da noite é ideal para receber a torah. Não perca, tenha o mérito de seguir centenas de chachamim nessa conexão.
Fontes:
K.Shulchan Aruch / Internet Chab. Pt.

Chag Sameach – Yaakov Carneiro

 

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em abril 9, 2015 em Sem Categoria

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: