RSS

Halachot sefaradi Especial de Sucot – Ensinando crianças – Alimentação, Kashrut, kidush e Sukkot (Tabernáculos)

08 out
B”H
KSA (8 Tamuz)
Siman kaf Samech hei
Halacha dalet 
Crianças, alimentação, kidush e sukah

Não incide a obrigação de educar um yeled (criança) em assuntos que por si só não estão proibidos, mas sobre as quais recai uma proibição em um determinado tempo. Portanto, é permitido dar de comer à criança antes do Kidush, apesar de incidir sobre o pai a obrigação de educá-la a ouvir o Kidush. No entanto, é proibido deixar o menino comer fora da sucá. A diferença é que comer antes do Kidush se assemelha a transgredir um preceito proibitivo, portanto, é possível ser Condescendente. Todavia, não é permitido deixá-la transgredir um mandamento positivo [de comer na sucá].

R. Yaakov BenLev – Aqui a halacha trata de um DIN, ou seja uma premissa de como trabalhar com crianças em relação a mitzvot positivas ou negativas, ou seja de obrigações e proibições.

É importante os pais saberem que esta halacha serve como a alimentação de kidush e de habitar em sukot (tendas) em chag hasukot (festa de sukot).
Quanto a demais aplicações os pais devem procurar um rosh ou m Rav, especialmente em caso de duvidas entre o pai e a mãe. Entretanto os pais deve entender que quanto a mitzvot afirmativas os pais devem ser condescendentes e entenderem onde e quando inicia a limitação intelectual dos filhos. Entretanto para as proibições os pais devem entender que os filhos devem internalizar o quanto é sujo e nojento, lo alenu desobedecer uma mitzvah de HaKadosh Baruch hu.
Aqui há dois pontos importantes. O kidush precede as alimentações formais da casa, e portanto é importante o entendimento dos filhos quanto a isso. O kidush além de separar o alimento do demais costumes animais do mundo, faz com que tenhamos a ciência que nao estamos fazendo por fazer, mas para nos dar forças para fazer mais mitzvot. Comer os animais também o fazem, mas alimentar-se para honra de HaShem, somente os que sabem fazê-lo.
Quanto a alimentação na sukkah, entendemos que habitar na sukkah é fazer dela sua casa, mesmo em um pequeno período. Portanto comer dentro da sukkah é parta da mitzvah de habitar nela, ou fazer dela sua casa.
Espero que nossos estudos ajudem aos pais de primeira viajem, ou aos teshuvando a exilais seus filhos na caminhada de teshuvah, juntamente com eles. Em breve teremos livros falando um pouco sobre isso e esse é um dos temas de nossa yeshivah para crianças.
Indique este site para seus amigos, que estejam fazendo teshuvah, ou que tenham filhos. Além deste estudo, há outros desta serie, que ajudarão pais e crianças em sua caminhada.
Att.,
Rosh Ya’akov Benlev

Sinagoga Beit ‘Or – Brasil

Enviado via iPad
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em outubro 8, 2014 em Sem Categoria

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: