RSS

Sedrah semanal parasha Emor

14 dez

B”H

Até alinharmos a parashá conforme a parasháh tradicional continuaremos a leitura de Vayiqrah.

A parasháh desta semana é a parasháh Emor, segue o comentário semanal e espero que seja edificante. Durante este dia estaremos postando mais comentários semelhantes a este, fique atendo pois postaremos outros materiais para download.

Emor significa falar e tem a ver diretamente com as palavras do Kadosh Baruchu. Há muitos ensinamentos na parashah desta semana e é interessante que podemos extrair ensinamentos valiosos e elevados.

Dentro da temática de emor, podemos aplicar em nossas vidas a importância da fala e da sabedoria no uso da fala. Rambam certa vez nos deixou o escrito “Assim como um homem sábio pode ser conhecido através de sua sabedoria e seus traços de caráter, pois nisto ele se destaca do restante das pessoas, ele também será reconhecido por sua conduta”.

Emor é falar, mas bem mais do que explorar o órgão língua, é importante explorar o órgão vida. A existência é bem mais do que a fala vocal. Podemos aprender e muito com a linguagem do corpo, da audição e etc. Nossa vida toda fala. Por esse motivo entendemos que a vida e as ações falam bem mais do que simplesmente palavras. Para o nosso povo as ações falam bem mais do que as palavras, de fato nossas palavras são sempre ou devem sempre ser acompanhadas de ações.

Rambam entendia que as a conduta fala mais do que as palavras de alguém o que não significa que as ações devem se destacar das palavras, ao contrario um tzadik deve sempre levar seu discurso juntamente com suas ações. Hoje muitas das minhas decisões de seguir ou não alguém é bem mais de observar as ações e a ética do que o discurso, que muita das vezes pode ser falso. Devemos estar dispostos a entregar nossas vidas no que acreditamos e nos entregar a HaShem, Kadosh Baruchu, quem não está disposto a amar a HaShem acima de todas as coisas simplesmente esconde-se.

Sendo assim nosso discurso deve sempre acompanhar nossas ações.

Que HaKadosh Baruchu lhes abençoe.

Kehilah Beit ‘Or – RJ

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em dezembro 14, 2012 em Sem Categoria

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: