RSS

Judeus Sefarditas – Origem das familias Almeida e Gutierrez – ספרדים

16 abr
Foto meramente ilustrativa. Imagens meramente Ilustrativas. Albert Einstein - Judeu e Cientista.

Foto meramente ilustrativa. Imagens meramente Ilustrativas. Albert Einstein – Judeu físico, pensador e filósofo.

Foto meramente ilustrativa. Imagens meramente Ilustrativas. Albert Einstein - Judeu e Cientista.

Imagens meramente Ilustrativas. Albert Einstein – Judeu físico, pensador e filósofo. Alemão, radicado nos Estados Unidos ficou muito conhecido pela famosa teoria da relatividade.

Almeida

A família Almeida se origina na nobreza portuguesa. O primeiro a receber o nome, e

portanto o fundador da família, foi Payo Paes Guterres. O nome Almeida vem do

castelo de Almeida (na região homônima.) Almeida deriva do árabe “Al Majida”, que

significa morada gloriosa (referência ao castelo.) Com a conquista da terra por parte de

Guterres, os portugueses adaptaram o nome, que passou a se chamar “Castelo de

Almeida”. A família Almeida, portanto, tem origem na família hispânica Gutierrez.

Gutierrez

A família Almeida, como vimos, deriva da família Guterres, forma aportuguesada do

espanhol Gutierrez. Há diversas variações gráficas para esse nome: Gutiérrez,

Gutierrez, Guter, Butre, Gutier, Wittier, Gutierre, Guterre, Guterres, Gut, Goter,

Gauter, Gualter, Galter, Gulter, Baltar, Boltar, Belter, Gutérriz, Guterriz, Gotérriz,

Goterriz, Guteres, Gútrez, Gutrez, Gutérrez, Guterrez, Gottreich, Baltériz, Balteriz,

Baldériz, entre outros como a forma inglesa “Goodrich”. Todos pertencentes à

mesma família, cuja origem está nos judeus perseguidos pelos visigodos, povo de

origem germânica que emigrou do leste europeu.

Dentre os visigodos na Espanha, havia forte presença judaica: “Em todos os eventos, os

judeus estavam na Espanha juntamente com os romanos antes de 409; e cerca de um

século depois, quando havia apenas um reino visigodo na Espanha, os judeus lá

estavam, distribuídos ao longo do país em numerosas congregações, como antítese

aos cristãos bárbaros, celebrando seus próprios Sábados, e festivais, circuncidando

seus filhos, solenizando o casamento segundo o costume judaico, e observando

estritamente as leis dietéticas, e até mesmo ocasionalmente convertendo escravos

pagãos ao Judaísmo.” (Dr. Julius Fust, “Do Oriente”)

Com a invasão dos visigodos, os judeus foram brutalmente perseguidos, e forçados a

se converterem, e a abandonarem sua fé. “Aqueles que permaneceram judeus apesar

de todo o seu sofrimento [o rei dos visigodos] interditou a celebração da Páscoa, dos

Sábados, e de outras festas… se tornariam escravos e perderiam suas posses…. [mas]

obteriam sua liberdade caso se convertessem.” (ibid)

As famílias Gutierrez e Almeida (na realidade, a mesma família), portanto, estão entre

as primeiras famílias de origem ibérica a se tornarem cripto-judias, pertendo sua

identidade.

 
27 Comentários

Publicado por em abril 16, 2009 em Sem Categoria

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

27 Respostas para “Judeus Sefarditas – Origem das familias Almeida e Gutierrez – ספרדים

  1. Manoel Lino de Avila Neto

    abril 18, 2009 at 1:38 am

    Com relação aos casamentos familiares,na minha familia aconteceu muito isso. Primo com primo se casaram e se casam até os dias de hoje. Meus ancestrais vieram de Espanha,depois para Portugal, daí para Pernambo e Alagoas, depois para Minas Gerais(Uberaba)e daí para Campo Grande-MS, onde vivem 95% da nossa gente. O interessante é que estas familias(Rezende,vieira,oliveira,nogueira,pereira,lino,costa lima,fernandes,d´avila,meneses,lemos,rosa,correia,etc.)vieram juntas e permanecem juntas até nossos dias. Se voce olhar a lista telefonica de C.Grande-MS,verá todos estes nomes alí registrados. Com tantos casamentos consanguíneos muitos dos meus parentes nasceram doentes, e segundo os médicos foi por causa desses casamentos entre parentes.

     
  2. cassio carneiro

    julho 4, 2009 at 3:01 pm

    gostaria de saber se temos alguma ligação familiar. sou filho de josé carneiro de almeida.que é filho de adelaeide carneiro de almeida,que era casado com rosina carneiro de almeida.e morava em buritis minas gerais.

     
  3. DEBORA CARNEIRO DA COSTA

    novembro 2, 2009 at 8:06 pm

    Meu av de origem nordestina ele nasceu no Maranho nunca tivemos noticias de parentes da parte dele ser possivel eu esse sangue judico?p
    Pois seria muita muita injustia para comigo meu padrasto que morreu era judeo com direito a sinagoga e tudo ele sempre me maltratou por no ser sua filha nunca me explicou nada sobre a religio dele eu sempre fora excluida minha me tambm hoje eu sou crist acredito em DEUS em JESUS e no ESPIRITO SANTO mas ser possivel eu ter arvore genealogica com judeus bem se for assim tambem no um bicho de sete cabeas mas eu gostaria de saber se haveria possibilidade de ter algum parente nessa regio meu av conta relatos da segunda guerra que ele foi perseguido e pego a fora para servir as tropas ele nunca contou a verdade tem medo de contar desde ja agradeo se puder me dar alguma informao

     
  4. JHOONNEY

    janeiro 2, 2010 at 12:06 am

    sobre casamento entre primos na familia acredito concerteza sege verdade sim, por que não aconteceu comigo masestaquase pra acontecer.

     
  5. yiska zarco

    fevereiro 23, 2010 at 12:02 pm

    Neste site apenas encontrei informacoes sobre familias do nordeste, mas esta familia Almeida Lopez, tambem deram origem as varias familias tradicionais de Sao Paulo e todas elas entrelacadas com casamentos entre familia, ou seja, tentaram manter-se Kosher por centenas de anos. Familias estas como: Pinto, Guedes, Siqueiras, familias tidas como tradicionais paulistanas que vieram da mesma arvore de voces. E incrivel.
    Para adicionar as minhas pesquisas gostaria de saber se esta familia Carneiro tem alguma associacao ou informacao da familia De Castro que aparentemente tambem foi parar la para o lado de Sao Vicente durante os anos 1700’s vieram do Nordeste?

     
    • Newton Herculano Carneiro Pinto

      maio 9, 2010 at 12:11 am

      Interessante.
      Sou Carneiro Pinto, familia do estado de Goyas.
      Meu avo Gen. Antonio Carneiro Pinto nascido em 1886 em Anicuns era filho de Saturnino Benigno Pinto vereador neste estado na legislatura de 1882 e de Josephina Augusta Carneiro da Fonseca( Carneiro Pinto ) filha de Thereza Josephina Bueno. Tenho documentos datados de 1895 e anos de 1900 a 1930 correspondenciais entre parentes , que moravam e Uberaba, pouco sei a respeito da familia de meu avo, mas ele hj e um personagem da historia , motivo de orgulho ao seu estado e sua cidade, onde moro em Porto Alegre uma rua foi denominada com seu nome em homenagem a ele por ter sido expedicionario e partipado da comissao Rondon , como ficou conhecida a Comissao das linhas telegraficas do Mato Grosso, a primeira indo do Mato GRosso ao Amazonas onde ele esteve, recentemente ele foi homenageado pela Universidade Federal de Santa Catarina em seu projeto Fortalezas e fortes no mundo, ele por ter sido comendante na fortaleza Marechal Luz em Sao Francisco do sul SC Forte marechal Hermes em Macae RJ eoutros como Coimbra e Santa Tereza.
      Procuro por dados genealogicos e Goyas e Minas Gerais, caso alguem possuir algum indicio favor contatar, nhcarneiropinto@yahoo.com.br
      Newton
      Shalom

       
  6. Juliane gutierres

    maio 22, 2011 at 4:10 am

    Achei esse site mto legal,pois pde saber a origem do meu sobre nome.

     
  7. ERICA GUTIERREZ

    setembro 9, 2011 at 8:51 pm

    SOU ERICA GUTIERREZ COMO POSSO SABER SE FAÇO PARTE DA FAMILIA ANDRADE GUTIERREZ

     
    • Ivan

      junho 16, 2012 at 9:27 pm

      Caraca, vc deve ser judia!

       
  8. claudionor

    março 10, 2012 at 4:16 pm

    toda pela excelente exposiçao das familias almeidas e gutierrez,sou filho de ana moura de almeida e de edson rolim da costa,poderia quem sabe falar sobr os rolim da costa!meu e-mail rolimdacosta@hotmail.com

     
  9. Lauro de Almeida Carneiro Neto

    abril 20, 2012 at 7:18 pm

    Sera que se pode afirmar tudo que esta ai?
    Moradores de algumas regiões recebiam o nome delas, ou do feudo, portanto podem existir pessoas com nome Almeida apenas moradores daquela Cidadela? ou se chamariam Almeida apenas os donos do Castelo Cidadela?

    neste link, vista aérea da Cidadela, Castelo Almeida, (original Al Majid = O Glorioso ou Morada Gloriosa), um Castelo com plano arquitetônico em forma de mandala de pontos construído pelos árabes que moraram em Portugal

    http://capeiaarraiana.files.wordpress.com/2011/05/almeida-vistaaerea02a.jpg?w=475&h=343

     
  10. Andryo

    maio 8, 2012 at 3:16 am

    Minha avó é do sertão de pernambuco , de são vicente Itapetim,onde temos uma grande família ,a familia Martins de Almeida. Estou pesquisando a árvoré geneológica ,e gostaria de maiores informações . Deixo aqui meu a-mail ,qualquer orientaçao ,ficarei bastante grato. Andryokop@hotmail.com

     
  11. Wellington Luis de Almeida

    junho 9, 2012 at 4:27 pm

    Wellington Luis de Almeida, Shalom eu há alguns meses estou numa busca intensiva por judaimos, apos conheçer o judaismo e praticar algumas coisas a medida que vou conhecendo, nesse processo de restorna a cultura biblica judaica, ja sabia sobre possiveis sobrenomes de judeus “cristao novos” ou marranos, bom agora que passei a pesquisar mais a fundo, sobre o meu sobre nome “ALMEIDA” estou numa busca dentro da minha familia para ver se é possivel encontrar uma ligaçao entre meus parentes possiveis tradiçoes judaicas, bom mesmo assim ja me deixa muito contente.. ter uma possivel chance… de ser judeu.. caso nao eu serei B’nei Noach!

     
  12. lara beatriz

    julho 3, 2012 at 1:02 am

    gostaria de saber sobre as famílias de judeos em uberaba

     
  13. Gutiérres

    agosto 5, 2012 at 8:22 pm

    Meu nome é Gutiérres Almeida G…

     
  14. gabriel

    setembro 4, 2012 at 12:10 am

    meu nome e iran gabriel simião de almeida e gostaria de saber se sou dessa familia almeida judia?

     
  15. gracia

    setembro 5, 2012 at 2:49 am

    gracia rodrigues lopes dos santos procuro parentes de meu avó josé rodrigues gutierres,gracia lopes moral.matri-espanha.

     
  16. Maria Elizangela

    setembro 16, 2012 at 5:58 am

    Shalon a todos!

    Vejo que existe uma grande sede na busca pelas origens judaicas de suas famílias.

    Um dos maiores pesquisadores sobre as origens judaicas de famílias brasileiras é o historiador e militar pernambucano de origem judaica sefardim Flávio Rogério Ribeiro de Sá Cohen.Eu sou prima dele. Ele é um senhor moreno, obviamente de origem resultante do casamento de seu pai que é um judeu sefaradita oriental e moreno com sua mãe que é descendente de Índios e negros = bem tipicamente brasileiro e tropicasher, rsrs!

    Ele inclusive pesquisou a origem do meu sobrenome paterno, e eu consegui comprovar os dados que ele me forneceu posteriormente quando realizei um teste de DNA para ancestralidade judaica pelo cromossomo Y – paterna.

    Ele é muito bom nos estudos que faz. e inclusive foi ele que pesquisou a origem do sobrenome Carneiro, fornecendo para o dono deste blog, que infelizmente , como também um cidadão de Minas Gerais , chamado Mariel Marra, e muitos outros divulgou divulgaram as pesquisas do senhor Cohen e desrespeitosamente não citaram que o verdadeiro autor era esse estimado e prestativo senhor judeu.

    Ele estuda famílias brasileiras de origem judaica sefaradim ou cristã-nova, a quase 20 anos, e geralmente consegue , algumas e muitas vezes rastrear até a tribo israelita, a linhagem se cohanin, leviin , ben ysrael, ou se for de origem conversa = ben avrahan do sobrenome pesquisado. Ele até descobre se uma família pode ou não pertencer a una as 40 linhagens que descendem atualmente do Rei David.Ele consegue as vezes até descobrir quem foi o colono fundador de tal família, e cita também se a família teve ou não membros processados pelos tribunais da inquisição.

    Vale a pena contatá-lo. Ele fornece suas pesquisas por preços bem populares e acessiveis, para custear as despesas de consulta a bibliotecas e livrarias virtuais estrangeiras . Ele cita a bibliografia consultada detalhadamente. Ele explica a origem histórica e até mesmo, se houver , Bílica do sobrenome.

    Ele possui muitos livros antigos de genealogia judaica, que ele herdou do avô paterno dele, o já falecido senhor Imanuel Francisco de Sá Cohen.

    E ele também sempre condiciona a divulgação dos dados pesquisados a citação de seu nome como sendo o autor, até mesmo para poder ajudar outras pessoas que procuram saber suas origens judaicas sefaardi ou ashkenazi.

    Vocês podem contáta-lo aberta e diretamente pelos e-mails sacohen@bol.com.br e faio1204@yahoo.com.br ou pelo facebook dele, que é Flavio Sa Cohen!

    Espero ter podido ajudar a todos!

     
    • Newton Herculano

      fevereiro 16, 2014 at 2:07 am

      Boa noite
      Tentei contato com este senhor nos emails indicados , nao obtive resposta
      Newton

       
  17. rafael boari

    setembro 24, 2012 at 10:40 pm

    ola,minha familia de mae é almeida do lado de pai boari(italia) eu suspeito muito fortemente que descendem de judeus(lado de mae)! alguem pode tirar minha pequenq duvida…toda lekulam

     
  18. leno

    outubro 18, 2012 at 5:19 pm

    acho muito rasuável e lógico mas quero saber se a família sousa tem alguma ligação judaica

     
  19. Zulma Vasconcelos

    dezembro 16, 2012 at 3:30 pm

    Oi meu nome e Zulma Maria Dos Santos Vasconcelos, sou neta de Honório de Almeida e Alzira Dos Santos Almeida, e queria saber entrar em contato com alguns parentes que não conheço.

     
  20. Tiago Gualter

    março 11, 2013 at 1:11 am

    Sou Gualter por parte de pai (da família Costa Gualter) e Cândido por parte de mãe (Da família Santana Cândido). Qual a possiblidade d’eu ter os dois lados de descendência judaica?

     
    • manoel lino de avila neto

      dezembro 27, 2013 at 9:12 pm

      QUASE 100% SUA DESCENDÊNCIA PODE SER DE ORIGEM JUDAICA. A MENOS QUE DURANTE OS SÉCULOS, COM A PERSEGUIÇÃO DA INQUISIÇÃO O NOME DE SEUS ANCESTRAIS TENHA SIDO MUDADO, MAS É POUCO PROVÁVEL.

       
  21. Osvaldina do rosário Almeida

    abril 26, 2013 at 3:21 pm

    Estou retornando ao judaísmo e gostaria de saber se descendo da linhagem judaica.

     
  22. ivone

    abril 30, 2013 at 1:54 pm

    a minha faminha e a gutierre o sobrenome gutierre vem da pate do meu avo que chego na minha cidade e uma das faminha mais antiga de Roraima

     
  23. alessandro coelho de carvalho

    abril 5, 2014 at 2:24 pm

    Bom dia, descobri recentemente ser descendente de judeus Sefardita que viveram no nordeste do brasil, pois minha mãe é baiana neta de um português que trabalhou na guerra de canudos, meu pai tem o batista de carvalho no sobrenome e é do ceara. Portanto quais as origens de ”Carvalho” e ”Guimarães” exatamente?

     

Deixe um comentário

 
