RSS

Judeus sefaraditas ( Judeu de origem Hispano-portuguesa), sefaradim ou sefarditas do nordeste e nordeste do Brasil? – ספרדים 犹太

06 fev

 

imagem do dicionário com a comprovação de nossa origem do nordeste do brasil.

imagem do dicionário com a comprovação de nossa origem do nordeste do brasil.

Por muito tempo havia no Brasil o mito que de que os Judeus de origem hispânica e portuguesa seriam portugueses, mas o fato de terem nacionalidade portuguesa não significa que devam parecer com Portugueses tradicionais, mas com Judeus. Aos poucos o preconceito tem diminuído a esse respeito e os Judeus Sefaraditas tem se assumido e ocupado seu lugar familiar. Mesmo não obtendo grande aceitação na comunidade azkenazim e em algumas comunidades sefaraditas (de origem fora do Brasil) os Sefarditas do chamado Cripto-judaísmo tem estudado e formado nos seus ventres familiares no quarto de shabat em suas casas, no escondido o seu judaísmo. Nem sempre, pelo que vi, esse cripto-judaísmo é Judaísmo de fato, mas parte da tradição , o que não tem menor valor por isso, pois dá aos filhos e família uma base cultural que dá a possibilidade a seus filho de RETORNO. Que o Eterno ajude aos Carneiro e a outros sefarad no Brasil em sua caminhada.

Judeus - Albert Einstein

Albert Einstein – Judeu de origem Alemã naturalizado Americano.

DOE PARA ESTE PROJETO NO LINK ABAIXO:
Captura de Tela 2015-03-06 às 13.15.06

Vídeo 1

Vídeo 2

Vídeo 3

Vídeo 4

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

20 Respostas para “Judeus sefaraditas ( Judeu de origem Hispano-portuguesa), sefaradim ou sefarditas do nordeste e nordeste do Brasil? – ספרדים 犹太

  1. luciano pereira de noronha

    novembro 25, 2009 at 12:35 pm

    Gostei muito dessa página,e gostária muito saber sobre a família judaica de sobrenome noronha,obrigado.

     
    • alice franca leite

      agosto 4, 2015 at 2:34 am

      Descendente incontestável do judeu Fernão de Noronha que trouxe de Portugal mais de 300 famílias de judeus sefaraditas nos tempos do rei D.Manuel de Portugal;claro que o Nordeste é judeu/cristão-novo que seria queimado nas fogueiras da “santíssima” Inquisição!

       
  2. Francisco de Assis Dantas

    agosto 2, 2010 at 4:45 pm

    Amo ao povo judeu, fato que deveria acontecer com todos aqueles que se dizem cristãos, pois Jesus Cristo era judeu e amou profundamente ao seu povo.Sou descendente das famílias Dantas e Medeiros, ambas oriundas de Portugal. Quem me dera ser um descendente do povo escolhido pelo Senhor Jeová (Eterno criador e sustentador de todas as coisas)

     
  3. luciano pereira de noronha

    março 5, 2011 at 3:28 am

    Meu nome e luciano sou judeu e sou solidario a todos.

     
  4. maurilio carneiro

    março 7, 2011 at 1:12 pm

    sou azevedo e carneiro e tenho pesquisado muito minha origem, e o que descobri é que ambas famílias são de origem judaica. Creio no único Deus e criador que manifestou-se á nós em carne como YesHVaH. “pois nele corporalmente habita toda plenitude divina…”

    Desconheço esse tal de Jeová como Pai, estou levando isso aos meus que por tempos estão no engano do cristianismo…

     
  5. jorge de souza maria

    março 12, 2011 at 11:03 am

    gostaria de saber meu avô se chamava manoel fausto de maria e ele era judeu ou descendente.gostaria de saber .

     
  6. renato de almeida lima

    setembro 23, 2011 at 7:50 pm

    gostaria de conhecer minha origem sefardita. meu bisovo foi imigrante portugues que se estabeleceu n bahia. meu avo paterno chama-se anacleto jose de lima, meu sobrenome almeida é por parte da minha mãe. podem me informar o que fazer para levantar minha árvore genealógica. grato renato
    renato de almeida lima

    renato1318@yahoo.com.br

     
  7. Creston

    março 28, 2012 at 10:21 pm

    Sou neta de Joao Magalhaes Carneiro, mas nao herdei o nome de familia. Familiares de meu avo, eram originarios deTraz oS Montes, em Portugal. Procuro informacoes de antecedentes de meu avo. Nossos lacos familiares perderam se atravez do tempo, distancia e de intrigas familiares. Hoje resido fora do Brasil e por este fato alem de que todos antigos familiares ja terem falecido. Meu avo era farmaceutico nos anos de 1930+ e proprietario do laboratorio Belem Carneiro na cidade de Parangaba (Fortaleza-CE).
    email:
    alh84001.zc@gmail.com

     
  8. iVANILDE

    abril 2, 2012 at 1:26 am

    GOSTARIA DE SABER SOBRE OS ALMEIDAS

     
  9. zenilde santana dos santos

    julho 15, 2012 at 5:00 am

    gostaria de saber sobre minha filha o pai dela é judeu ele não gosta da minha filha é pk n sou judia o nome dela é carla eduarda santos mendes e do pai dela e carlos roberto de arruda mendes judeu são assim não gosta de quem não é judeu.

     
  10. Francisco de Assis Dantas

    agosto 9, 2013 at 6:09 pm

    Olá Maurílio Carneiro! Me desculpe por tê-lo, sem querer, ofendido. Eu sou seu irmão, pois também “Creio no único Deus e criador que manifestou-se á nós em carne como YesHVaH”, a quem peço que nos abençoe. Amo ao povo judeu (a todos)!

     
  11. Gustavo

    março 27, 2014 at 5:01 am

    Achei bem interessante. Gostaria de saber mais sobre os Meira.

     
  12. rohddrocks

    abril 16, 2014 at 10:00 am

    Cara, shalom!
    Você poderia me ajudar?
    Estou numa busca pelas minhas origens e encontrando indícios de ser descendente dos sefarditas.
    Sou um jovem cristão que sempre apreciou a cultura judaica, estou prestes a fazer um intercambio na Espanha e recebi informações de que, se conseguisse comprovar, poderia obter nacionalidade espanhola. Imagina! Me descobrir descente desse povo bendito que admiro e ainda me tornar cidadão europeu!?
    Minha família veio da Paraíba. O lado da minha mãe é Fernandes, meu bisavô é Fernandes Pimenta. E do lado paterno, sou Silva e Bento. Falam que meu avo, Luis Bento era descendente de espanhol.
    Precisarei desenterrar essa historia.
    Na minha busca encontrei seu blog.
    Podemos nos ajudar?

     
  13. Luciano José Borges de Oliveira

    maio 11, 2014 at 8:28 am

    Shalom!
    Minha bisavó nasceu no Rio Grande do Norte, e tinha sobrenome Tinoco Pinheiro Borges, depois de casada, ficou Borges Ribeiro, e eu tenho no sobrenome Borges de Oliveira. Dizem que durante a inquisição, os judeus que eram “convertidos” à força pela igreja católica, tinham de abandonar seus sobrenomes de origem, adotando novos sobrenomes para sobreviver. E que por isso, adotaram sobrenomes que lembravam plantas, árvores, rios, frutos, até objetos, e Santos. Sobrenomes como Oliveira, Pinheiro, Ribeiro, Machado, segundo eles, seriam alguns desses sobrenomes “adotados”. Gostaria de saber se essa história é verdadeira, e se for verdade, como eu poderia saber se sou ou não descendente de uma família judaica sefardita ou outra? Desde já, agradeço a atenção dispensada.

     
  14. ana maria perira fragoso

    julho 10, 2014 at 10:56 pm

    Sou fernandes pereira, sempre ouvi essa conversa que meu avo paterno foi judeu……

     
  15. Marcos David

    julho 16, 2014 at 9:35 pm

    Olá!
    Meu pai se chama José David Ferreira (falecido). Ele nasceu na Bahia.
    Buscando uma vez sobre este nome no nordeste brasileiro achei o mesmo nome, pelo menos um século atrás, entre os sefarditas. Meu nome é Marcos David Ferreira.

    Cresci querendo saber do porquê de ter o sobrenome David na família, por parte de meu pai.

     
  16. Eduardo Mello

    fevereiro 24, 2015 at 3:41 pm

    Sou judeu e com muito orgulho. Amo o Brasil, Israel e todas as outras nações, pois são todas pertencentes ao Eterno. Um forte abraço a todos. Shalom.

     
  17. ROBERTO BERNARDO COSTA LIMA DE SOUZA

    abril 2, 2015 at 8:11 pm

    MEU NOME E ROBERTO BERNARDO COSTA LIMA DE SOUZA, SOU CEARENSE DE FORTALEZA, HA COMENTARIOS QUE JUDEUS ESPANHOIS E PORTUGUESES COLONIZARAM A COSTA DO CEARA, POR VOLTA DE 1620…. NA REGIAO DE ARACATI-CEARA, MINHA FAMILIA VEIO DE LA PARA FORTALEZA EM UMA CHEIA DO RIO JAGUARIBE EM 1917…. HA ALGUMA LIGAÇAO? ALGUEM PODE ME RESPONDER?

     
  18. Elmo Marques Carneiro Filho

    maio 11, 2015 at 10:24 pm

    Belo presente para os estudiosos no assunto
    Ser descendente do povo judeu! !!!!
    Motivo de orgulho.
    A
    Parabéns aos autores

     
  19. celia r.c. carneiro

    agosto 26, 2015 at 9:14 pm

    meu se chamava jose alves carneiro e minha vó rosa da costa meu era de BOA VISTA RORAIM me ajudem

     

Deixe um comentário

 
