RSS

Herança judaica do Sertão sefaradita (sefardita)

18 dez

Herança judaica do Sertão

Judeu sefarad

Foto meramente ilustrativa.

Fotos retiradas de:
http://www.flickr.com/photos/10227535@N08/

 

Vários traços da cultura judaica são observados no comportamento do homem sertanejo. Os judeus se refugiaram no Sertão nordestino, quando vieram da Europa para o Brasil, fugindo das perseguições da Inquisição. por BRUNO ALBERTIM  

Enquanto aguardam que o projeto sobre o assunto seja aprovado pelo Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar de Judaísmo da Universidade Federal de Pernambuco e, assim, adquira respaldo científico, as pesquisadoras elencaram vários dos traços, verificados no interior do Nordeste, do povo que se espalhou mundo a fora fugindo de perseguições políticas e religiosas. Os dois mais fortes deles estão ligados à morte e a um dos ritos de celebração da vida, o casamento.

A despeito de outras razões, Graça Vieira explica o porquê do hábito sertanejo de jogar pedrinhas sobre túmulos, sobretudo nos identificados com cruzes improvisadas à beira das estradas. “Quando os judeus se deparam com o sagrado, com o além, eles costumam jogar pedras em sinal de reverência”, diz ela acerca dos objetos que fazem parte da paisagem de várias rodovias nordestinas.
Como os judeus cruzaram-se com os sertanejos é algo que se remete à descoberta do Brasil. A Europa vivia a Inquisição que os perseguia e os empurrava à conversão católica. Não há registros precisos de quantos, mas o que se sabe é que ‘cristãos novos’ vieram para o Brasil. “Eram famílias inteiras em busca de liberdade. Durante a ocupação holandesa, inclusive, muitos vão reassumir a condição hebraica”, diz Graça Viera.
Outro ritual fúnebre dos sertões, acredita a pesquisadora Graça Vieira, remanesce desse período. “Da mesma forma que os cristãos jogam flores nas catacumbas de seus mortos, os judeus têm o hábito de jogar terra. Antes de sair os mortos carregados em redes, os sertanejos mantém ainda o hábito de atirar punhados de terra na direção do funeral”, compara.
Com a reocupação portuguesa do Brasil, a partir de 1654, os sefarditas (ou sefaraditas), ou seja, os judeus provenientes da Penísula Ibérica, passam a sofrer novas perseguições. “Dados indicam que a maioria dos ‘cristãos novos’ se refugiou nos sertões”, diz.
Do encontro dos dois povos surge o hábito do endocruzamento, ou seja, a repulsa por elementos estranhos nos agrupamentos familiares. “Como os judeus, o povo dos sertões costumam casar entre si. Primos e primas da vários graus, tios e sobrinhas, etc”, conta. Não seria isso falta de opção das comunidades mais afastadas? “No meio de isolamentos rurais maiores, verifiquei vários micro-isolamentos”, responde. E por que teriam os judeus, conhecidos pela manutenção de suas comunidades, se misturado com brasileiros? “Para esconder a identidade judaica era interessante para os ‘cristãos novos’ casarem-se com os cristãos velhos,” diz. Daí, retomaram-se velhos costumes judaicos que, como querem mostrar as pesquisadoras, se estendem até os dias atuais.

 

Fontes:
https://bneianussim.wordpress.com/
http://jc.uol.com.br/

 

 

 

Contato com esse grupo:
familia_carneiro-subscribe@yahoogrupos.com.br

 

 

Anúncios
 
 

3 Respostas para “Herança judaica do Sertão sefaradita (sefardita)

  1. anderson carneiro dos santos

    agosto 18, 2010 at 3:42 am

    ola queridos, realmente eu me interesso muito pois minha mae me diz que seu pai que morave em castro no paraná, era judeu e que ele dizia que vieram em 5 irmaos de portugal. eu sempre procuro um meio de ter as informaçoes de realmente somos judeus.

    masel tov

     
  2. Deolan santos silva

    março 12, 2012 at 6:11 pm

    godtaria de saber se o sobre nome santos silva é de origem judaica ? eu preciso saber pois é muito importante para mim pois se for confirmado que sim ficarei muito feliz por ser descendente do povo do ETERNO . todah habá !!

     
  3. Geronimo bispo dos santos filho

    abril 18, 2012 at 11:12 pm

    gostaria de saber se o nome Maria Felix de Barros, tem origen com o povo judeu,pois sou de pernanbuco brasil, ficarei muito feliz em saber de uma grande e maravilhosa noticia dessa. sou neto dessa pessoa

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: