RSS

Judeus sefarditas – Cultura e povo que não quer morrer – Judeus morenos de cabelos crespos? – ספרדים

09 abr

 

Vídeo 1

Vídeo 2

Vídeo 3

Vídeo 4

Imagens meramente Ilustrativas. Albert Einstein - Judeu e Cientista.

Imagens meramente Ilustrativas. Albert Einstein - Judeu e Cientista.
Foto meramente ilustrativa. Imagens meramente Ilustrativas. Albert Einstein – Judeu e Cientista.

Imagens meramente Ilustrativas. Albert Einstein - Judeu e Cientista.

Os Judeus de cabelos crespos

 

Diante de tantos questionamentos de como é a raça Judaica e como pode alguns Judeus terem cabelo liso e pele claríssima, enquanto outros têm cabelo Crespo e serem morenos, e até mesmo cabelo muito crespo e serem negros, a resposta é a seguinte, Leia a história e os processos que levaram os Judeus a se espalharem pelo mundo. Esse é um tema muito longo que não dá pra falar em um comentário casual de uma revista virtual que é funcionalmente para ser lida em intervalos e momentos de pesquisa rápida. Essa revista, totalmente grátis e sem envolvimento com um grupo ou uma instituição, é somente um informativo e um meio de regar algumas famílias, já interadas no que é judaísmo, a obterem respostas que a tradição recebida de seus pais não lhes deu.

 

Então o que são os Judeus? Judeus são árabes ( no sentido mais geral da palavra ),  semitas como todos os árabes filhos de Shem (SEM um dos filhos de Noach (Noé)). A história semita mostra que todos eram um povo só, mas que dentro desse povo o Eterno disse para um grupo se separar e dentro dele outro e outro e assim chegamos aos Judeus. Com o ódio crescendo ao seu redor e com a expulsão de seu território inicial, os judeus foram se espalhando pela Europa, Ásia, África, Península Ibérica e Américas. Isso ocorre a quase Dois Mil anos ou mais.

Com o grande rigor de normas familiares de casamento, mas com pequenas restrições e com as conversões ocorridas na Europa, Os Judeus se misturaram com outros povos e hoje estão se agrupando em Eretz Israel (terra de Israel,  hoje um estado Civil).

 

Ao contrário do que a história oficial apresentada até hoje, que diz que o Brasil foi colonizado por Brancos portugueses e por negros, recentes  informações, não tão recentes assim, afirmam que o Brasil foi colonizado por Brancos portugueses, Judeus Hispânicos, Judeus Portugueses, Negros, Árabes e Afro Árabes.

 

Ou seja, nossos conceitos de Brancos e negros e raças no Brasil é totalmente Confuso, por que até então, não tínhamos nenhumas dessas informações, ao menos ao público geral e grande massa.

Por esse motivo no Brasil é um dos únicos lugares no mundo em que a barreira racial (Essa barreira referida não é racismo, mas uma noção exata de quem o individuo é e a ligação com seus iguais), quase não existe. O que não significa que não existe racismo, ao contrário, em grande maioria somos todos muito superficiais no julgamento racial e nem sabemos ao certo como nos relacionar com essas novas informações, isso sendo muito amplo e não especifico na generalização.

 

Na Espanha por exemplo sabemos que Ela era a segunda casa de nosso povo na GALUT (diáspora), pois vivíamos em paz e em convivência harmoniosa com Cristãos e Muçulmanos. Fora isso, Judeus espalhados pelo mundo poderiam encontrar na Espanha um refugio e abrigo com seus irmãos. Por isso algumas características de judeus de várias partes do mundo se reúnem no Brasil. Segundo a teoria da tradição de algumas famílias sefaradi, que são poucas as que guardam memórias desses tempos diga-se de passagem. Parte das famílias da Espanha foram lançadas para Portugal, que na recém descoberta da terra prometida lançou para o Brasil os que teriam dificuldades de formarem povo e famílias mistas com os portugueses, fora a intolerância dos que visivelmente ainda tinham características, tanto judaicas como Árabes. Desses, grande parte foi lançada para os Sertões, agrestes e lugares isolados. Seu dinheiro foi roubado, Suas famílias viveram um holocausto “sem fim”, seus livros queimados, sem direto ao estudo, a identidade e sem seus bens. Qual é o reflexo disso nas sociedades dos interiores, agrestes e sertões do Brasil? veja a densidade demográfica e veja que os descendentes de um povo grande e poderoso ficou sem seu direito mais poderoso, suas raízes e seu estudo.

 

Com muito custo aos poucos a alma judaica está se despertando e chegando a maturidade e o conhecimento de quem ela realmente é e com isso estamos chegando a uma era em que se manifestará. Portanto Nordestinos, sertanejos, Agrestinos tem um orgulho a ser percebido. O centro de cultura nordestina podemos fechar os olhos e ouvir a boa musica do oriente, que só precisa ser bem peneirada e encontraremos bons tesouros ali.

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

77 Respostas para “Judeus sefarditas – Cultura e povo que não quer morrer – Judeus morenos de cabelos crespos? – ספרדים

  1. EVANDRO ASSIS DE OLIVEIRA

    agosto 14, 2009 at 8:05 pm

    Bom dia,

    Meus avós são do Nordeste, com muito orgulho, e seus nomes e sobrenomes são, respectivamente: Adonias Patricio de Oliveira e Diva Siqueira de Oliveira.
    Sempre tive uma ligação muito forte com a cultura judaica, mesmo sem saber porque, penso que devem ser arquétipos ancestrais. Meu pai, filhos dos meus avós citados acima, expressou resistencia em deixar minha mãe me batizar como católico.

    Hoje procuro reconstruir minhas memórias ancestrais, como o sentimento semita parece saltar do meu coração, gostaria de saber se poderia, pela orígem dos meus avós, descender dos judeus sefarditas do nordeste brasileiro.

    Aguardo, gentilmente, resposta a respeito.

    Atenciosamente,
    Evandro Assis de Oliveira.

     
    • Lindalberto Seixas Alves

      novembro 3, 2010 at 4:19 pm

      Shalom amigo!
      Com certeza você tem raizes judaicas assim como eu também; fico feliuz em saber disto tambem.
      Ao saber da minha origem e ancestralidade judaica não pude me conter, póis corria, corre nas minhas veias esta origem. Tomei a decisão e fiz teshuvah(retorno) às minhas raizes tanto de fé como de tradições, costumes e adoração ao verdadeiro D-us de nossos pais Abrão, Isaac e Jacó. Espero contato…

       
  2. cristiane baumel

    novembro 9, 2009 at 10:14 pm

    Meu avô é fiho de Germano Baumel e mãe Teresa Neümann. Gostaria de saber se sou descendente de judeus.

    Atenciosamente
    Cristiane Baumel de Oliveira Martins
    OBS: Meu marido é mineiro e seu sobrenome é português. Será ele também um judeu?

    Aguardo ansiosa sua resposta.

     
  3. francisco de assis da silva

    novembro 24, 2009 at 1:15 pm

    Muito bom este site, meus ancestrais tinham o sangue dos Mousinho de Alburquerque, pelo um lado eu tenho sangue de índio com judeu arabe, eu não vejo nenhuma diferença de um judeu e um arabe , porque todos são filhos de um mesmo pai que é Abraão. porque essa discurssão besta? se um era filho de uma escrava e o outro da mulher legitima , o que eu vejo é disputa politica de oportunistas que quer se apossar tanto da palestina e do estado de Israel.Eu sou muçulmano e defendo o estado de israel e palestinos , são todos irmãos, mas os iranianos não,eles são persas que escravizou tanto arabe quanto judeus filhos de nosso pai Abraão no passado.Salam aleicon irmão.

     
  4. Célio

    dezembro 24, 2009 at 7:59 pm

    Sou judeu sefardita. Minha família materna é Carneiro, e minha Família paterna a Ribeiro vieram de Portugal, e estou levanto as documentações de ambas para adquirir cidadania portuguesa e Israelense.
    Em Israel existe uma entidade criada pelo o próprio governo Israelense para resgatar todos os judeus Anoussim, Marranos ou Sefarditas.
    Se voce tiver algum interesse de saber mais alguma informção é só me escrever que poderemos juntos conseguir montar completar a árvore genealógica da nossa família Carneiro.
    Eu também tenho a relação dos sobrenomes de todos os judeus portugues que vieram para o Brasil.
    Eu sei que a Família Carneiro era muito rica e segundo a minha falecida avó, ela tinha 15 irmãos. Os pais dela vieram de portugal e tinha muitas fazendas e escravos aqui no Brasil.
    Obrigado pela a sua preciosa atenção.
    Hashem abençõe voce e toda a nossa preciosa Família Carneiro.
    Célio Ribeiro Jr.
    Kallebe64@hotmail.com

     
    • Silvana Ribeiro

      fevereiro 25, 2010 at 9:56 pm

      Ola…Gostaria muito de me corresponder com voce via e-mail,seria possivel? silvanaribeiro62@live.co.uk;Gostaria muito de saber mais a respeito de genealogia judaica e desse orgao israelense que voce mencionou.

       
    • Roberto Alves da Cunha Neto

      abril 7, 2010 at 1:13 pm

      Gostaria de receber seu auxílo para confirmar a descendência apesar de não ser da família Carneiro, mas sou da família ALves da Cunha por parte de pai e minha mãe Vieira da Cunha, ou seja, nasci da união das famílias Alves da Cunha e Vieira da Cunha. Decidi escrever diante do conteúdo do seu texto “Em Israel existe uma entidade criada pelo o próprio governo Israelense para resgatar todos os judeus Anoussim, Marranos ou Sefarditas.
      Se voce tiver algum interesse de saber mais alguma informção é só me escrever que poderemos juntos conseguir montar completar a árvore genealógica da nossa família Carneiro.
      Eu também tenho a relação dos sobrenomes de todos os judeus portugues que vieram para o Brasil.” POr favor, me ajude. Cordialmente, ROberto Cunha.
      tullo@bol.com.br

       
      • JACQUES SEIDENBERG

        junho 5, 2011 at 2:04 am

        Prezado Roberto Cunha.A minha mãe é da familia Alves da Cunha, o nome dela completo é Maria da Conceição Alves da Cunha. Somos de Cáceres, Mato Grosso. Meu avo chamava-se Poerfirio Alves da Cunha e tenho toda a arvore genealógica da familia desde Portugal e sua chegada ao Brasil e até da fundação da cidade de Cacere, onde um dos participantes foi André Alves da Cunha. Se puder ser util em algo estou a disposição. Um abraço . Jacques

         
    • Eliane da Silva Oliveira

      junho 26, 2010 at 1:54 pm

      vi seu artigo e fikei interessada em saber os nomes do Sefaraditas judeus que vieram para o Brasil.
      minha familia paterna tem silva;materna tem ferreira, e sou casada com Oliveira.
      familia paterna da Bahia e materna do Pará.
      gostaria que me respondesse.
      desde já agradeço.

       
    • AGMAR ESTEVAO DOS SANTOS

      dezembro 12, 2010 at 11:47 am

      OLÁ, KALLEBE!
      DIANTE DE TUDO QUE APRENDI SOBRE OS JUDEUS SEFARADISTAS,E DE SEU INGRESSO NO BRASIL,SO ME RESTA SABER;COMO CONQUISTAR O RECONHECIMENTO POR PARTE DE ISRAEL.ME AJUDE!ESTOU MUITO COMOVIDO COM COM A DESCORBERTA DE QUE HISTORICAMENTE SOU JUDEU.
      DESDE JÁ,LHE AGRADEÇO!

       
    • antonio alenquer

      junho 16, 2011 at 10:50 am

      Por que motivo legal querem a nacionalidade Portuguesa?! Não é motivo legal para adquirir a nacionalidade, somente pelo pretenciosismo de terem tido um ancestral Português, o que seria de Portugal? Teria uma população totalmente descabida e cheia de usurpadores ou tituladores da nossa identidade histórica, para além de terriveis situações de conflito humano e social para além do religioso, que os Portugueses nada têm a ver. Penso que existe muita imaginação, para além de uma autoproclamada posse histórica a fim de se intitularem como Portugueses. Sabendo-se além disso que somos completamente contrapostos nas nossas tradições e costumes, o vosso pretencioso passado não vos dá direito de espécie nenhuma, qualquer autoproclamado pretenciosismo histórico. Os vossos antepassados diluem-se no tempo perdendo por completo qualquer exigência, cabendo essa situação como uma usurpação vergonhosa e desajustada de bom senso, ajustando-se num pretenciosismo sionista.
      Portugal é um Povo Identificado no seu espaço geográfico e humano, não se trata isto de qualquer situação de antitese a qualquer povo, ou religião. Já têm a sua identidade, ao País a que pertencem, pois os Países hoje têm vários cidadãos com diversas religiões e de diversas raças, independentemente dos seus antepassados.
      Em Portugal pensamos que se trata de uma situação de loucura a terem o pretenciosismo no Brasil de se julgarem a terem direito à cidadania Portuguesa por mero pretenciosismo ou de qualquer antepassado histórico. Os Portugueses estão no seu direito de se defenderem na Sua Identidade e Cultura, como da Sua História, isto não é o Globalismo, que para além disso foi reconhecido como uma moderna forma de colonialismo.

       
      • Nisia Oliveira

        outubro 21, 2012 at 7:34 am

        Ao contrário de quem quer cidadania portuguesa, eu fiquei muito triste ao constatar que o meu trisavô, veio daquela região. Não tenho nenhuma admiração por este povo nem sua cultura. Pensava eu ser de ascendencia judaica, pois tenho avós e bisavós com sobrenomes Moreira da Silva, Oliveira, Mello, Rebouças, Pereira, Nunes e Coêlho. Temos pele muito alva, e tbém olhos claros.

         
      • Sandro André MacMartin

        março 26, 2014 at 11:27 pm

        Em 1492 As familias judias sefarditas foram expulsas da espanha e portugal durante a inquisição, repatriar essas familias e uma reparação historica! Como a Espanha ja o vem fazendo a algum tempo, porem concordo com voce quanto a oportunismos , deve-se sim ter em mãos a arvore genealogica de seu nome vinculando sua historia a seus antepassados judeus , caso na pesquisa a arvore acabe em alguma fazenda onde seu antepassado ganhou o nome de alguem por ser escravo do dono do nome ou simplesmente empregado da fazendo com tal nome , é pretenção então achar que tenha algum direito de reparação historica.Fora a reparação historica legitima de descendentes das familias sefarditas ,não ha causa justificavel de se adquirir tal cidadania. A não ser as que cabem a lei ,ou seja, descendentes de primeiro ou segundo grau de portugueses natos com documentação e certidões comprobatorias..

         
    • junior

      agosto 15, 2011 at 3:59 am

      ola kallebe tenho coriosidade de saber si tenho origem judaica meus pais tem sobrenome mendes lessa. he bispo de souza espero resposta

       
    • junior

      agosto 15, 2011 at 4:22 am

      gostaria saber si eu tenho origem judaica sobrenome dos meus sao .bispo de souza he meu pai mendes lessa por favor

       
    • Sabryna Cordeiro

      dezembro 19, 2011 at 4:29 pm

      Olá Célio, boa tarde!

      Li que você tem a relação dos sobrenomes dos judeus portugueses que vierampara o Brasil, será que poderia me ajudar a verificar?

      Minh família por parte do meu pai veio de Portugal – Família Cordeiro, já a da minha mãe é Pinheiro mas não sei dizer de ondem vieram..

      Aguardo contato

      Sabryna Cordeiro

       
      • Jean

        março 31, 2014 at 7:30 pm

        De que lugar de portugal, veio sua familia cordeiro? A minha parte (cordeiro) da minha mãe, veio da região de porto de mós , freguesia de são pedro, região de leiria… Vc sabe dizer de onde é sua origem em portugal? Pode ser que somos do mesmo lugar….

         
    • Moizes

      janeiro 1, 2012 at 7:24 pm

      Celio meu nome é Moizes Lopes Ribeiro e meu dois sobrenomes são de meu bisavô paterno que veio de Portugal no inicio do sec. xx. Minha familia paterna são evangelicos e não conhecem a historia dele e nem da familia dele de Portugal. Como eu posso saber se ele era de familia judia?

       
    • 8803ah24

      fevereiro 23, 2012 at 12:20 am

      amigo sou descendete de judeus mesmo nao partcipando de uma sinagoga eu sei pois meus avos maternos sempre nos avisaram e por parte paterna tbm sou eiyahu chaves por pr
      arte materna e meu avo paterno se chamava sebastiao carneiro minha vo se chamava rosalina rodrigues da silva e oque sei que vieram pra palmas estado do parana em 1757 sendo meu pai ja a segunda geracao da familia carneiro tbm minha familia do lado materno veio pra santa catarina e residiu em videiraonde meu pai casou se com minha mae meu pai se chama yngracio rodrigues da silva carneiro e minha mae silvarina eliyahu chaves e gostaria de ter uma arvore geanologicae tbm saber de minhas origems se puder me ajudar fico muito agradecido
      meu email e ……js. eliyahu@hotmail.com
      desd ja meus agradecimenntos

       
      • Rui Guilherme Sarmento

        março 26, 2012 at 8:51 pm

        Me chamo Rui Guilherme Sarmento Alcântara, 42 anos, sou natural de Soure – PA, resido em Ananindeua-PA, região metropolitana de Belém, tenho parentes na costa marajoara, Macapá, Belém e Vigia-PA.

        Gostaria de saber:
        1 – Se esse site possui a relação dos sobrenomes das famílias que vieram da Fortaleza de Mazagão, no Marrocos, para a Cidade de Mazagão, no Amapá, após a entrega pela Coroa Portuguesa da referida Fortaleza aos Árabes; e
        2 – Caso esse site não possua as informações solicitadas, gostaria de saber onde poderia pesquisar a respeito dos sobrenomes (sefardis) que migraram para o Norte do Brasil.

        JUSTIFICATIVA: Pertenço a uma família que habita há vários anos no Município de Soure-Marajó-Pará. Segundo informações colhidas, minha família veio provavelmente do Amapá para a costa marajoara, onde minha trisavó (Natália Sarmento) comprou uma fazenda (Santo Antônio, na Ilha de Araraquara, que fica na costa marajoara) e deu origem a uma família bastante numerosa. Meu bisavô Hilário Sarmento, teve vários filhos dentre eles o meu avô Benjamin Baptista de Sousa Sarmento, que por sua vez teve cinco filhos, dentre eles a minha mãe Isabel Rodrigues Sarmento, de 85 anos.
        CURIOSIDADE: Estudando Por acaso sobre os imigrantes que vieram para o norte do Brasil, descobri que minha família possui sobrenome sefardista (Rodrigues; Sarmento; Avelar e Silva), que há várias gerações estão juntas e, os seus integrantes se casam entre si, inclusive nos dias de hoje. Também não sei porque motivo costumamos vender nossos bens a parentes. Minha mãe não come porco nem comida reimosa (pato, algumas espécies de peixe de pele e também algumas caças, quais sejam: capivara, jacaré etc…). Quando eu era criança minha mãe e também alguns parentes, costumavam perfumar a casa antes do meio dia, com a queima de produtos aromáticos, depois de um certo tempo esse costume foi se perdendo. Quando já era adolescente e fui visitar o local onde minha mãe havia nascido (Fazenda Santo Antônio da Araraquara), notei que lá também os nossos parentes tinham o habito de aromatizar o ambiente antes do almoço, com a queima da resina de uma árvore chamada Breu Branco, o que dava um cheiro muito agradável no ambiente. Portanto gostaria de saber se é possível já ter existido algum ancestral judeu em nossa família.

         
    • rogerio lopes sampaio

      setembro 26, 2012 at 4:03 pm

      sou judeu, no meu coração sou circuncidado pela lei da graça de cristo jesus mais tambem judeu pelos meus pais meus avos todos nomes sobrenomes lopes

       
  5. antonio m cordeiro

    janeiro 14, 2010 at 2:34 am

    por favor eu quero saber se o sobrenome cordeiro é decendente de judeu

     
  6. Paula

    fevereiro 15, 2010 at 1:23 pm

    A família de minha mãe é de Belém do Pará, meu bisavô, um homem muito alto, chamado Floriano Siriaco de Oliveira casou-se com Salustiana cujo sobrenome de solteira também era Oliveira, uma conterrânea dele. Minha avó, filha deles, Dna. Paula, também casou-se com um Oliveira, igualmente paraense, mas não temos claros indícios de serem os dois parentes. Minha mãe é, por tanto, Oliveira por ambos os lados. De meu bisavô Floriano pouco sabemos pois ele raramente falava de sua família. Era requisitado em todas as festas por tocar animadamente seu violão e lia e escrevia bem, embora o indicie de analfabetismo no Brasil, e especialmente naquela região, serem altíssimos. Por parte de pai minha avó descende de italianos de Padua, meu avô paterno é um Ferreira de Souza e de sua família pouco sabemos pois ele se afastou e nunca mais teve contado desde sua juventude.
    Temos motivos pra crer que existe uma descendência judaica especialmente por parte de minha mãe, ja que muitos judeus sefarditas foram para o norte e nordeste do Brasil, sendo que o Estado do Pará tem um indice altíssimo de imigrantes judeus. Gostaria de saber mais para assim poder pesquisar melhor, desde já agradeço.

    Paula

     
  7. Roberto Alves da Cunha Neto

    abril 7, 2010 at 1:26 pm

    Desde minha infância tive afinidade com o judaísmo. Até comprei dicionário de hebraico sem nada entender; sempre que posso tento aprender o idioma. Estou sempre em busca de notícias de Israel. Desejaria muito, tal qual Célio Ribeiro Jr. ter a cidadania POrtuguesa e Israelita. Não sei me expressar muito bem com palavras, mas tenho certeza de que muitas pessoas compartilham desse meu sentimento. É isso, se alguém puder contribuir de alguma forma, agradeço!

     
  8. Agda Manzzato A. Garcia

    abril 28, 2010 at 4:40 pm

    BOA TARDE,
    TENHO QUASE CERTEZA QUE MINHA AVÓ MATERNA ERA DESCENDENTE DE JUDEUS SEU NOME DE SOLTEIRA ERA JUDITH MONTENEGRO, FILHA DE MARCOS PINTO MONTENEGRO E JULIA PINTO MONTENEGRO, AO SE CASAR PASSOU A ASSINAR MONTENEGRO REBOUÇAS.
    ELA NASCEU EM CAITITÉ, BAHIA,MAS ERA DESCENDENTE DE PORTUGUESES E HOLANDESES, NÃO SEI BEM DE QUE LADO.
    VOCE PODERIA POR GENTILEZA ME ESCLARECER SE ESTE NOME FAZ PARTE DE SUA LISTA DE JUDEUS VINDO PARA O BRASIL?
    AGRADEÇO A ATENÇÃO, E AGUARDO ANCIOSAMENTE UM RETORNO.

    CORDIALMENTE,

    AGDA MANZZATO

     
    • Francisco Aguiar

      julho 13, 2011 at 11:53 pm

      Olá! Sou descendente dessa mesma familia, moro em Caculé, Julio José Pinto Montenegro era meu pentavó, pai de Venância Júlia de Jesus, minha tetravó.
      Júlio José Pinto Montenegro nasceu na Freguesia de Santa Marta-Bispado de Bragança Portugal, esse Marco Pinto Montenegro me parece que era neto de Júlio José Pinto Montenegro.

       
    • manuel silva

      setembro 6, 2013 at 6:48 pm

      Sim estes apelidos são de descêndência Judia como o meu apelido Silva também é de descendencia Judia Sefarditas

       
  9. Sandra Cristina Ferreira de Andrade

    maio 9, 2010 at 7:17 pm

    Hallo, eu achei o seu seite muito interessante. Eu moro na Alemanha e o meu nome de casada é Sandra Dietz, mas o meu nome de solteira é Sandra Cristina Ferreira de Andrade da Silva. Da última vez que fui ao Brasil um amigo meu me chamou a atencao para a minha descendencia Sefardita, o meu bisavo por parte de pai se chamava Rodrigues, minha bisavó Aguiar e meu avo Silva. Meu bisavo por parte de mae se chamava Pereira, minha bisavó Ferreira de Andrade e depois da morte do meu avo a minha avó foi obrigada a se casar com o bisavo do meu pai. Uma história meio confusa. Mas penso que já estou quase convencida e como a Bíblia diz em Mateus 10:6 “Mas ide antes as ovelhas perdidas da casa de Israel” e Mateus 15:24 “Eu fui enviado senao as ovelhas perdidas da casa de Israel”. E eu gostaria de saber mais sobre esta entidade que quer resgatar os Israelenses Sefarditas. Já te agradeco de antemao! Sandra.
    cristinaandrade@web.de
    http://www.torahviva.org

     
  10. Cláudio

    agosto 24, 2010 at 1:17 am

    Olá,

    Gostaria de saber mais sobrenomes judaicos…
    Há tempos eu e um colega pesquisamos sobre as genealogias de nossas famílias.
    Temos descobertos coisas interessantes, mas há muitas coisas dispersas e outras, claro, se perdem nas brumas do tempo.
    Mas, temos encontrados indícios de cristãos novos em nossas famílias, bem como de criptojudaísmo… muitas coisas, claro, pela tradição oral e pela religiosidade diferente que de certa forma marca o sertanejo. São muitas superstições, muitos ensinamentos “dos antigos” que ouvia de meus avós: não comer carne de porco porque é pecado; não contar estrela que nasce verruga; não passar o lixo pela frente da casa porque era pecado; os véus que ela usava na cabeça em muito lembra as mulheres judias de agora… Enfim, uma coisinha ali e aqui de vários troncos da genealogia que me aguça a curiosidade…

    Cláudio Aguiar
    Caculé – Caculé, Sertão da Bahia.

     
    • francisco de oliveira zacarias

      maio 1, 2012 at 5:36 pm

      sou de angola meu pai tamben mais minha mae e de cabo verde filha de uma portuguesa, margarida lima e de um caboverdiano descendente de portugueses gregorio miguel de oliveira posso ter origen judaica?
      e no caso como obter a cidadania israelense?

       
  11. marlenecesarinferreira

    abril 2, 2011 at 7:38 pm

    Quero saber como pesquisar os sobrenomes: Almeida,Prado,Pracheco,Ferraz e Botelho, todos Espanhois portugueses.Serão Sefarditas? como saber?

     
  12. sonia mendes de souza

    abril 16, 2011 at 11:37 pm

    gostaria de saber como pesquisar os sobrenomes: mendes, souza. Serão sefarditas? originário de qual país?

     
  13. JOSÉ NILTON MATOS

    abril 26, 2011 at 4:35 pm

    SOU DESCENDENTE DE AÇORIANOS(ILHA DO PICO).MEU ANCESTRAL CHEGOU AO BRASIL EM 06/01//1748.SEU NOME ERA JOSÉ DA SILVA MATTOS.MEU PAI CONSTRUIU UMA CASA E NA CUMIEIRA COLOCOU UMA ESTRELA DE DAVI(PERGUNTEI O QUE ERA AQUELE SÍMBOLO ,E ÊLE ME RESPONDEU QUE ERA “O SIGNO DE SÃO SALOMÃO”.ISTO SEMPRE ME INTRIGOU MUITO.PELA PARTE MATERNA SOU DESCENDENTE DA FAMILIA NUNES,TAMBÉM DE ORIGEM PORTUGUESA E AÇORIANA.MINHA ESPOSA É DESCENDENTE DE PORTUGUESES (3ªGERAÇÃO NO BRASIL).O AVÔ DELA ERA “DA ROSA”(DEPOIS ESTEVES) CHEGOU NO BRASIL,AINDA GAROTO COM 13 OU 14 ANOS.ERA TRASMONTINO.VEIO ACOMPANHADO DE OUTROS GAROTOS COM A MESMA IDADE.NÃO BATIZAVA SEUS FILHOS ROTINEIRAMENTE.

     
  14. Elenara

    maio 10, 2011 at 8:05 pm

    Olá interessados em sobrenomes de “marranos”,

    Podem consultar listas nas páginas abaixo:

    Boas descobertas!

    Elenara

     
  15. Elenara

    maio 10, 2011 at 8:07 pm

    Favor eliminar o comentário anterior, mandado por mim, pois houve erro na codificação dos links.

    Obrigada,

    Elenara

     
  16. Rosangela Souza Fuchs Rocha

    maio 28, 2011 at 9:51 pm

    Boa tarde!Gostaria muito de saber se sou descente de judeu,Poderia me ajudar?

    Abç;
    Rosângela Souza Fucha Rocha

     
  17. Kristen

    junho 6, 2011 at 11:27 pm

    tô fazendoo um trabalho sobre esse assunto!

     
  18. Egber

    junho 15, 2011 at 2:18 am

    Olá!
    Me interesso em saber se sou descendente de Judeus Sefaraditas. Tenho antepassados Ferreira, de Melo, da Silva, Lima, Alves, Velho, todos moradores no Nordeste do Rio Grande do Sul. É possível descobrir isso?

     
  19. Cinthya Carneiro

    setembro 19, 2011 at 11:14 pm

    Olá sou da Familia Carneiro do Sertão da PARAIBA. Desde os 1° descendentes da minha familia eles costumam casar primos com primos carnais.. Meu Pai é filho de primos carnais e avos tbm. Nunca entende isso da parte deles, eles nunca contaram nada é como uma tradição. A familia do meu Pai ainda é PURA desde antigamente, e todas as caracteristicas fisicas são parecidas, Cabelos muito pretos sobrancelhas grossas pele branca nariz um pouco grosseiro boca pequena olhos meios fundos e triste. Quero saber se é possivel, ou ainda não sei a origem dessa minha familia CARNEIRO com muita certeza. Temos toda a ávore. Agradeço muito a resposta. E sempre sinte algo diferente nas minhas veias e sempre esteve no meu coraçao a necessidade de saber do meu passado.
    Aguardo.

     
  20. cristiane

    setembro 20, 2011 at 1:59 pm

    Bom dia,

    quero saber quem sou, pois ainda não sei.!
    tudo que sei é meu nome; cristiane silva de oliveira.
    nascida em 30/08/1980.

    agradeço. eu procuro mais nao me encontro.
    thitutan@arqueologia.zzn.com

     
  21. ricardo nunes

    outubro 6, 2011 at 11:23 pm

    ola meu nome e ricardo nunes maciel e meu pai antonio divino nunes maciel miha mae alza maria batista maciel gostaria de saber se os meus ancestrais eram judeus pois sempre tive grande adimiraçao pelo povo judeu se a alguem que possa me ajudar espero noticias

     
  22. Luciana Martilio de Souza

    outubro 17, 2011 at 11:32 pm

    Olá, boa noite!
    Meu sobre nome é Martilio e gostaria de saber o que significa, acho muito estranho pois até agora não sei de onde originou- se.
    Minha familia é mista, Paraná, Pará e do Rio de Janeiro.
    Ah, tenho o Souza tb com sobre nome.
    Me ajudem a desvendar esse mistério que se tornou um “Martírio” pra mim.

     
  23. Judith Cristina Lopes

    novembro 2, 2011 at 12:52 am

    Gostei do artigo, de modo geral. Mas, seria de bom alvitre que, embora “misturado” o sangue judeu com outras raças, quais seriam os nome que as famílias judias adtaram no Brasil, na tentativa de se proteger da grande perseguição da Igreja Católica.
    Meus bisavós maternos eram portugueses, meu bisavô assinava Oliveira, meu avô, baiano, o nome era Rodrigues. Pelo lado paterno, a origem era desconhecida até pelo meu pai, que assinava Lopes e Pereira.
    Meu irmão, que é Pastor Protestante que mora nos Estados Unidos, com doutorado em Teologia em Harvard, afirma que nossos ancestrais são oriundos da Sefarad (Península Ibérica) e expulsos de Portugal para sua “colonia”, o Brasil. E, como indica em seus estudos somos descendentes de judeus sefarditas. Têm como dar uma pesquisada nesse tema? Obrigada e aguardo retorno. Judith Cristina Lopes

     
  24. Luana Gutierres Barbosa

    novembro 5, 2011 at 4:50 am

    Bom inicialmente gostaria de falar que sempre tive uma ligação forte em estudar e pesquisar sobre religiões. Nos últimos 3 anos estava pesquisa o Islã e a questão da Palestina e Israel, derrepente em uma pesquisa de meu sobrenome Gutierres Barbosa, descubro que Barbosa é proveniente de Gutierres e este por sua vez tem raízes Judaico Sefardista. Gostaria de mais informação sobre isto se for possível, grata. Luana.

     
  25. francisco daniel barbosa da conceição

    novembro 19, 2011 at 5:17 pm

    Meu nome é Francisco Daniel Barbosa da Conceição sou da congregação israelita da nova aliança em fortaleza pergunto: através do meu nome é possível afimar que sou descendente de judeu? é uma questão de honra pra mim eu sinto que sou. eu só queria ter certeza.responde-me eu vos por atenção a mim responde – me porfavor.

     
  26. francisco daniel barbosa da conceição

    novembro 19, 2011 at 5:26 pm

    no final do texto acabei errando queria dizer em atenção a mim responde – me. obrigado e desculpas.

     
  27. ezequiel de oliveira barbosa

    dezembro 1, 2011 at 3:31 pm

    Boa tarde amigos, meu nome é Ezequiel de Oliveira Barbosa, meus pais são José Eduardo Silveira Barbosa e Olinda teresinha Sanhudo de Oliveira, eles não sabem a origem deles, pois suas familias nunca mencionaram o assunto, só sei que da minha parte materna, seus sobrenomes eram, Fraga, Rocha, sanhudo e Oliveira, sem fugir destes sobrenomes, como se todos fossem parentes de sangue e não quisessem se separar, já da parte do meu pai, só comentam que sua família era muito rica e perdeu tudo, e que a mistura era de brancos de olhos claros, e mulatos ou negros que não eram escravos, seus sobrenomes também não variavam muito, eram Silveira, Boeno, Barbosa,Gomes,Cândido e Brasil, não possuiam documentos e eram analfabetos (pelo menos para o português).
    sempre tive uma forte ligação com a cultura judaica, mesmo sem saber por que. será que sou descendente sefardita? gostaria que alguém me ajudasse, pelo menos me indicar por onde posso procurar. desde já agradeço.

     
  28. Bruno A. Gallas

    dezembro 10, 2011 at 10:23 pm

    Depois de muito observar as antigas fotos dos meus avós e bisavós, posso ver inúmeras características semitas neles.
    Poderiam me informar se os sobrenomes Gallas, Arnold e Zandoná tem alguma raiz judaica? Desde já agradeço muito.

     
  29. Adelaide deFreitas

    dezembro 28, 2011 at 6:42 pm

    Shalom meu nome e Adelaide de Freitas meus avos se chama Gaspar Estaquio de Freitas e Amelia de Sousa de Freitas, e meu avo conta meus biza vô veio de Portugual com a embarcação fugindo pois ele estavam sendo perseguindo pela inquisição então vieram pro Brasil, hoje nos ja fizemos a teshuvah , e meus Pais se chama Alcir de Freitas e Maria Salete de Freitas e o nome de meus a vô Paternos se chama Alcindo Crispim e Dulce Verónica Crispim tenho por entender que meus avôs são descendente de judeus pois temos uma raiz judaica em nossas veias pois somos já nos sentimos parte deste povo de Israel somos da congregação Israelitas, já temos a Torá como regra de fé desde já agradeço se me responder Shalom e Shavua tov…

     
    • Nilo Nóbrega

      dezembro 23, 2013 at 9:58 pm

      Minha família paterna também tem o sobrenome Crispim, são da divisa entre Sergipe e Alagoas. É possível que sejam sefarditas?

       
  30. LUCAS P. SANTOS

    fevereiro 15, 2012 at 7:40 pm

    muito profundo realmente um povo escolhido por o eterno DEUS.

     
  31. Marco Antonio da Silveira

    fevereiro 16, 2012 at 9:03 pm

    Qual a relação entre os judeus e a maçonaria??

     
  32. Rui Guilherme Sarmento

    fevereiro 18, 2012 at 8:56 pm

    ME CHAMO RUI GUILHERME SARMENTO ALCANTARA, 42 ANOS, FILHO DE ISABEL RODRIGUES SARMENTO ALCANTARA, 85 ANOS, TENDO COMO AVÔ MATERNO JÁ FALECIDO BENJAMIN BAPTISTA DE SOUSA SARMENTO E, COMO AVÓ MATERNA JÁ FALECIDA MARIA JOSÉ RODRIGUES. SOU NATURAL DE SOURE-MARAJÓ-PARÁ. NA VERDADE PERTENÇO A UM GRUPO DE FAMÍLIAS QUE ESTÁ HÁ BASTANTE TEMPO JUNTO (FAMÍLIAS: RODRIGUES, SARMENTO, SILVA E AVELAR), GERALMENTE CASAM-SE ENTRE SI, ASSIM COMO VENDEM SUAS HERANÇAS A PARENTES. ATUALMENTE UMA BOA PARTE DA MINHA FAMÍLIA PERTENCE A RELIGIÃO CATÓLICA, UMA OUTRA PARTE ESTÁ MIGRANDO PARA A RELIGIÃO EVANGÉLICA. JÁ ESTAMOS NO MARAJÓ HÁ 200 ANOS OU MAIS. PROVAVELMENTE MINHA FAMÍLIA VEIO DO AMAPÁ, CHEGANDO À COSTA MARAJOARA ONDE MINHA TRISAVÓ NATÁLIA SARMENTO COMPROU UMA FAZENDA, DANDO ORIGEM A UMA FÁMILIA BASTANTE NUMEROSA. ESTA MESMA FAZENDA (SANTO ANTÔNIO DO ARARAQUARA) AINDA HOJE PERTENCE AOS MEUS FAMILIARES, FOI TODA DIVIDIDA EM LOTES MENORES E PASSADA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO. ATUALMENTE MINHA MÃE RESIDE COMIGO EM ANANINDEUA-PA, REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM. SÓ PARA REGISTRAR A PARTE DA FAZENDA QUE COUBE A MINHA MÃE, CERCA DE 10 Ha, FOI VENDIDA A UM PRIMO SEU (ADRIÃO RODRIGUES SARMENTO) QUE DEIXOU DE HERANÇA AOS SEUS FILHOS. O Sr. ADRIÃO ERA CASADO COM A SUA PRIMA ROSA SARMENTO RODRIGUES, COM QUEM TEVE VÁRIOS FILHOS. PORTANTO LENDO SOBRE O ASSUNTO DOS JUDEUS QUE VIERAM PARA O NORTE DO BRASIL. GOSTARIA DE SABER SE DERREPENTE TAMBÉM FAZEMOS PARTE DESSE POVO.
    eMAIL: rui-sarmento@hotmail.com

     
  33. Antenor Alves SIlva

    abril 7, 2012 at 6:03 pm

    Olá a todos. Meu nome completo é Antenor Alves Silva. Meus pais são nordestinos. O sobrenome do meu pai é Ribeiro da Silva e da minha mãe é Pereira Alves. Gostaria de saber como faço para contactar alguém que possa esclarecer se minha ascendência é judaica. Meu bisavô, por parte de pai, chamava-se Antenor Ribeiro de Freitas. Ele era português, creio que, pelo sobrenome, ele seja de origem judaica. Agradeço a atenção.

     
    • carlos alberto loureiro

      abril 21, 2012 at 4:32 pm

      poderia informar se os sobrenome loureiro tem algumas ligação com o povo judeu ou arabe desde ja agradeço…

       
  34. Isabela Alencar Ferraz

    maio 24, 2012 at 3:36 am

    Olá gostaria de saber se os sobrenomes Ferraz/Alencar ou Soares tem alguma descendência de judeus, pois tenho uma anomalia genética que vem dos judeus e meus familiares disseram que descendem de Italianos e português e índios.
    Gostaria muito de saber pois sobre de uma enfermidade que pela medicina só os judeus tem!
    Obrigada

     
  35. Gisely lemos Mesquita Botelho

    maio 28, 2012 at 9:57 am

    gisely lemos mesquita botelho.

    meus ancestrias paternos os mesquitas sofreram com a inquisição, eram marranos ….sou católica, mas Deus em espirito mostrou-me a minha verdadeira raiz…depois pude cofirmar através de pesquisas..

     
  36. Daniel Anchieta

    junho 22, 2012 at 10:46 pm

    Ola,queria falar a todos,que a gente temos direito da Nacionalidade Espanhola é Israelense.

     
  37. Alexandre Lucena

    setembro 2, 2012 at 10:26 pm

    ALEXANDRE CARMO DE LUCENA
    Olá tenho curiosidade de saber tbm se tenho alguma origem judaica(Teixeira do carmo)

     
    • Húdson de Moura Vieira

      janeiro 12, 2013 at 3:13 pm

      Sim vc é de descendência judaica, todos portugueses que vieram para o Brasil foi porque D. Manoel queriam os escravizar por serem judeus e por não aceitarem o catoloicismo.

       
  38. rogerio lopes sampaio

    setembro 26, 2012 at 4:14 pm

    gostaria como saber mais meus antepassado MINHA FAMÍLIA tem lopes e mendes no sobrenome

     
  39. Anderson Rangel

    setembro 28, 2012 at 10:22 pm

    Olá! Eu sou do nordeste da família Rangel. Alguém pode me dizer se tenho alguma descendencia de judeus sefarditas? Um link com a origem da família iria ajudar também. :D

     
  40. Húdson de Moura Vieira

    janeiro 12, 2013 at 3:10 pm

    Meu nome é Húdson de Moura Vieira, fiquei muito feliz em saber que sou de descendência judaica, me emocionei, sou de MG, João de Moura foi que fez a rota marítima para que Vasco da Gama e Fernando de Noronha chegassem ao Brasil, todos esses Judeu-Português, Bastião de Moura filhode João de Moura morou em Alfenas MG, vou coorer atras de minha nacionalidade Portuguesa e Israelense.

     
  41. Clodoaldo Cohen

    fevereiro 27, 2013 at 2:34 am

    Meu bisavô paterno David Cohen de Queiroz e sua esposa Anna da Fonseca, fugiram de Portugal na primeira metade
    do século XIX, por serem de origem judaica, refugiando no sertão do Pajeú – PE, Nunca fui muito ligado à questões religiosas
    mas acho muito interessante esses fatos históricos.

     
  42. Gustavo Caetano Santos Silva

    março 18, 2013 at 11:37 am

    Olá!!! Eu sou de Goiás, minha avó materna se chamava Ana Alves Ribeiro e meu avô materno Salvador Caetano Vilas Boas. Quero saber se tenho descendencia judaica. Se você puder me ajudar ficarei agradecido.

     
  43. Amanda Nery

    maio 29, 2013 at 1:55 am

    Acredito que a melhor forma de descobrir se vc eh ou nao eh atraves da observacao dos costumes familiars. No meu caso, por exemplo, tenho uma bisavo v iva q eh catolica e nasceu nasceu numa cidade minuscula chamada bezerra. La eh os parentes se casavam entre si. Percebi que ela tem o costume de varrer a casa quinta ou sexta e espera aparecer estrela no ceu pra acender velas sexta em torno das 17h30. Ela nao come carne de porco . Depois fui pesquisar sobre o meu sobrenome e descobri q nery tem origem hebraica. Vem de nerijah e significa Lu z, lampada de D’us. Fiquei feliz em saber q tinha um nome tao antigo e q tem associacao com o hebraico.

     
  44. Rafaella

    maio 29, 2013 at 2:13 am

    Olá Shalom Adonai, o sobrenome da minha família por parte de pai é Loureiro. Eu acredito que tenho ancestrais que foram judeus. O meu sobrenome Loureiro é judeu?

     
  45. Marlon Rodrigo da Silveira

    setembro 22, 2013 at 7:34 am

    Meu nome é Marlon Rodrigo da Silveira, não conheci meu pai mas, minha mãe que diz ser católica apostólica romana, veio do interior de Minas Gerais que sua mãe e seu pai se diziam católicos mas faziam cultos escondidos no porão de sua casa, e que nestes cultos haviam sempre pães sem fermento, vinho, um menorá, e um indioma que era dito somente nos momentos destes cultos.
    Meu avô se dizia católico mas, não aceitava imagens dentro de sua casa, e proibiam minha mãe e meus tios de comentar o que presenciavam dentro daquele recinto.
    Meus avós diziam para meus tios e minha mãe que era pra contar as estrelas do céu para que eles identificassem como seria a decendencia dos mesmo, e dizia que essa era a promessa de seu Deus para sua família desde de tempos imemoriais.
    Não tenho um relato dos meus avós sobre que tipo de culto era esse (mesmo porque não os conhecí), mas tenho certeza de que eram judeus sefaraditas.
    Tenho orgulho do que sou, de quem sou e de onde eu vim.

     
  46. gheidytone gomy

    setembro 28, 2013 at 3:04 am

    eu quero associar como vc entao manda mais informacao.

     
  47. yohanan

    outubro 27, 2013 at 10:11 pm

    SHALOM, eu sou Natural de SOURE marajo para, da Familha FERREIRA DOS SANTOS por parte de meu Avo materno, minha Avo materna era Ferreira de Sousa, meus Avós Paternos, são Evangelista de oliveira. meu pai e evangelista de oliveira. e são da ilha do Mosqueiro . eu sou um observador da Torah sou sefaradita. meu avo paterno conhecido com severo veio da regiao Africana falava HEBRAICO e pouco entendia o portugues brasileiro.

     
  48. Adeilton

    março 26, 2014 at 3:46 pm

    Que besteira todo mundo agora quer ser judeu, eu queria ver se isso fosse em1939 em Varsóvia todo mundo iria negar a origem

     
  49. Rosivaldo Gomes de Sousa

    abril 26, 2014 at 1:44 am

    fico feliz de sabe, que o nosso querido Nordeste o seu povo é descendentes de Arabes e judeus. Uns povos tão sofrido que durante anos foram perseguidos (por quem dizia que acreditava em Deus), eu sempre tive uma curiosidade de saber porque a minha família não usa o seus sobrenomes de identificá-los, mas usa apelidos que identifica-os, sempre achei q tinha vergonha dos seus sobrenomes, mas eu não sabia o motivo, e até hoje usam os apelidos para identificar a família não o seu sobrenome, sempre achei engraçado isso!

     
  50. Rosivaldo Gomes de Sousa

    abril 26, 2014 at 1:50 am

    um viva ao povo nordestinos, como os seus antepassados que forma perseguidos e taxados como uma forma vergonhosa na sociedade europeia, assim, acontece aqui no Brasil, uma coisa espiritual que está tão interligados. Amo ser descendente de nordestinos, um povo animado. Um abraço há todos os nordestinos. Mesmo sendo de São Paulo, amo o meu nordeste

     
  51. Rodrigo ribeiro da silva

    maio 6, 2014 at 11:22 am

    Olha tambem ghost aria de saber se realmente sou descendentes de judeus , ja Sigo o judaismo a 10 anos e host aria de saber se car rego essa heranca no sangue , meus tuatara os Vietnam da olanda e forma pra paraiba , so sei o nome e sobre nome dos meus bisaavos ( pedro ribeiro da silva ) e avos ( sebastiao ribeiro da silva e Maria Venus da silva ) como posse achar minha genealogical , cvs poderiamos me afundar obrigado

     
  52. Rodrigo ribeiro da silva

    maio 6, 2014 at 11:28 am

    Meu teclado estava no inglês desculpa ,
    Eu gostaria de saber minha genealogia , se tenho sangue judeu , meus tataravós vieram D Holanda para Paraíba ( Sebastião Ribeiro da Silva ) e meus avós ( Pedro Ribeiro da Silva e Maria Vênus da Silva ) e eles foram para o Rio de Janeiro onde meu pai Ronaldo Ribeiro da Silva nasceu e supostamente eu também ….. Alguém poderia me ajudar a saber isso .. Obrigado

     
  53. César Assis de Almeida

    maio 9, 2014 at 5:38 pm

    Olá! Meu nome é César Assis de Almeida e fiquei interessado em saber mais sobre os Judeus Sefarditas, pois o bisavô é espanhol, tanto família Almeida que é de Minas Gerais e sua genealogia e também família Assis que é de Sergipe!

    e-mail: cesarassis.almeida@hotmail.com

     

Deixe um comentário

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 903 outros seguidores

