RSS

ORIGEM JUDAICA – cearenses, permanbucanos, Alagoanos, mineiros – Teshuvah.

15 dez

B”H

Vídeo 1

Vídeo 2

Vídeo 3

Vídeo 4

ORIGEM JUDAICA

Nordestino pode virar cidadão israelense

O Sindicato Israelense de Comunidades das Vítimas dos Tribunais Inquisitórios (Haistadrut Haisraelit Lekehilot Haanoussim) está convocando os nordestinos de origem judaica, que desejam pleitear o direito de imigrar para Israel e receber todos os direitos próprios dos cidadãos israelense de origem judaica. O Chefe do Comitê Diretivo do Sindicato, Asher Ben-Shlomo, informou que essa iniciativa poderá beneficiar de 50 mil a 100 mil famílias nordestinas, com ascendência judaica.

De Israel, Asher Ben-Shlomo, falou ao telefone com o Diário do Nordeste e explicou que o Sindicato atua na linha de defesa dos direitos humanos. Segundo ele, essa seria uma forma de reparar direitos para a comunidade de judeus que se radicou no Nordeste do Brasil, ao mesmo tempo em que se retomaria às tradições, especialmente a religião que é a base da cultura nacional judaica.

Shlomo conta que a perseguição aos judeus na Península Ibérica durou o período compreendido entre os séculos XVI e XVII, quando a Igreja Católica considerou como atos criminosos a prática das tradições judaicas. Todo tipo de transgressão a esse pensamento estava susceptível à ameaça da queima da fogueira.

A idéia de resgate aos descendentes de perseguidos daquele momento histórico, de acordo com Shlomo, deve ganhar corpo a partir do julgamento de uma ação que está sendo movida no Tribunal Superior de Justiça, em Israel, tendo como réu o rabinato chefe de Israel os tribunais rabínicos daquele País. Com isso, pretende-se criar uma jurisprudência para que os judeus nordestinos possam migarem para Israel, desde que sejam comprovadas as caracterizações dos costumes judaicos portugueses.

Os judeus-nordestinos, que tiverem seus direitos reconhecidos, seriam destinados para a região Sul de Israel, onde poderiam ser instalados novos Kibutz, uma experiência de agricultura comunitária, que atua na produção de alimentos, como também na logística militar, como postos avançados com colonos com treinamento militar e armas.

Shlomo descarta que os judeus-nordestinos devam ser destinados para atividades militares, não obstante as forças armadas de Israel serem um grande empregador. A região é uma das mais conflituosas em torno da disputa da terra, especialmente com a comunidade palestina. Somente este ano, Israel pôde promover a retirada de 6 mil famílias na Faixa de Gaza, o que deu um alento para a paz no Oriente Médio.

“Nosso sindicato tem por finalidade a defesa dos direitos humanos. Acreditamos que Israel vive hoje uma situação que levará a paz para a região. É nesse âmbito que defendemos os direitos dos judeus nordestinos”, afirmou.

Descendente de judeus poloneses, sobreviventes do holocausto na II Guerra Mundial, Shlomo casou-se com uma alagoana, Cícera Henrique Shlomo, que se insere nas populações nordestinas judaicas.

SERVIÇO: Informações: bnei_hamedina@yahoo.com.br ou pelo
Telefone: 00-21-972-545-432956

Fonte: Diário do Nordeste, de 13 de outubro de 2005 (Fortaleza-CE)

www.bneianussim.wordpress.com

About these ads
 

232 Respostas para “ORIGEM JUDAICA – cearenses, permanbucanos, Alagoanos, mineiros – Teshuvah.

  1. Claudimy Carneiro de Lima

    dezembro 15, 2008 at 9:11 pm

    Minha bisavó chamava-se Emília Baptista Carneiro,natural de Iguatu,cujo pai era português,com sobrenome

    Carneiro(não sei o outro sobrenome).Era prima do Major José Joaquim Carneiro(Português)e de Maria da Glória Carneiro.O major Carneiro,Maria da Glória e minha bisavó,moraram no Mundaú-CE.Eles tinham seu próprio cemitério.

    Um primo Carneiro,contou que foram três irmãos portugueses que vieram para o Brasil,um ficou na régiao

    Norte do Ceará(Massapê),outro para o sul do estado do Ceará(Iguatu?) e outro para o Sudeste.

    Tenho origem judaica materna,comprovada por mtDNA.

    Um abraço!

    Claudimy Carneiro de Lima

     
    • luiz cláudio moraes sales

      dezembro 27, 2011 at 4:23 pm

      caro claudimy,desejo se possível uma ajuda tua.descobri através de um registro de óbito de um bisavô materno que minha trisavó se chamava maria das dores farrapo.fiquei intrigado e iniciei uma pesquisa e descobri nos primeiros colonizadores de sobral-ce um senhor de nome manuel da costa farrapo nas primeiras décadas do século 18,um possível cristão novo.fiquei mais intrigado ainda por saber que este sobrenome já existia no brasil mais de cem anos antes da guerra dos farrapos,continuei a pesquisa e descobri em sobral um povo de nome farrapo com indícios de judaísmo.minha pesquisa se aprofundou e descobri algo bem interessante no site:full text ” a tradição”,a palavra farrapo veio da palavra farropo do século xv,e esta palavra era sinônimo de carneiro grande.este site diz que é uma palavra de possível origem árabe,mas não dá certeza,mas é derivada do oriente médio e pode ser hebraica.no interior do ceará dado ao problema do clima e necessidade de povoamento os cristãos novos tiveram maior crescimento.por favor,se possível,conto com tua ajuda.atenciosamente:luiz cláudio

       
    • JEFFERSON

      janeiro 14, 2012 at 5:39 pm

      Claudimy, meu nome é Jefferson Sousa Gomes de LIma, filho de família Cearense, LÁ, desde 2 séculos atrás. Sempre estudei o assunto em questão e pasme. Todos menbros da minha família cearense tem rosto e aparência de judeus, misturados. Mas sou sabedor que somos descendentes de Portugueses com ramificação JUDAICA. BASTA VER NOSSOS COSTUMES, JEITOS E FIBRA PARA O TRABALHO. SE QUISER, FALAREMOS MAIS PELO MEU EMAIL:

      JOILLUCA@GMAIL.COM

      ABS, DE UM IRMÃO JUDEU

       
      • julinda caitano dos santos

        outubro 24, 2012 at 11:53 am

        jeferson tenho 3 sobrinhas que são filhas de um ciarence por nome Evanildo Pereira Mendes filho de Francisco Teixeira mendes o mesmo desapareceu a 30 anos e as filhas nem a conhecem pois havia uma a mais nova que estava com 3 meses. se poder ajudar em alguma coisa por favor entre em contato pele imail julindacop2012@hotmail.com

         
    • rodrigo de oliveira corrêa

      agosto 29, 2012 at 11:40 pm

      onde vc fez seu exame de DNA amigo? Quero fazer o de DNA materno também. Poderia passar o endereço do laboratório?? Obrigado.

      Rodrigo de Oliveira Corrêa

       
    • Kelvin Santana Novais

      setembro 16, 2013 at 8:10 pm

      Olà! Eu queria que você tirasse a minha duvida.
      Minha familia veio da Bahia, e estou muito curioso para saber quem são meus ancestrais, o meu sobrenome e Santana Novais, eu sei que ele e catolico, mais há muito tempo atrás em que a igreja catolica obrigou os judeus a seguir a religião e suas doutrinas, será se meu nome foi convertido ao catolicismo?

       
    • Edinaiane Carneiro Ferreira

      abril 21, 2014 at 2:42 pm

      Shalom Claudimy! Eu sou de iguatu Ceará e meu avô o senhor Orlando Carneiro Alves é de Cariús Ceará e ele sempre me falou com os pais deles (agora não recordo o nome) era de Portugal, e que por algum motivo vieram para o Brasil. Eu comecei a procurar sobre nossas origens e o por quê dos nossos costumes e cheguei onde estou agora, eu estudo e pratico o judaismo há tempos. Por favor, entre em contato comigo para a gente poder encontrar as raizes da nossa familia. Atualmente eu moro no estado do Rio de Janeiro, mas sempre vou ao menos uma vez por ano para o Ceará.

       
      • Claudimy Carneiro de Lima

        julho 25, 2014 at 3:31 pm

        Cara Edinaiane, se você quiser pode entrar em contato comigo..claudimy_zahav@hotmail.com
        facebook: Claudimy Carneiro

         
  2. Diego Machado

    março 5, 2009 at 8:40 pm

    Prezado Claudimy

    Minha meu nome é Diego Machado França.
    Sou descendentes das seguintes família cearenses:
    Carneiro , Machado , Aguiar , Portela , França , Elias e Mariano.
    Todos do interior do estado ( Cratéus , Indepêndência, Sobral etc.
    Não tenho registro, da origem e nem de onde viemos, soube por um tio meu que somos descendentes de portugueses, tenho interesse em saber se sou de fato descendente de Bnei Ysrael (Filhos de Ysrael).

    Favor entrar em contato.

    ( 61 ) 3704 – 9089/9099 (08:00 as 18:00)

    Email:diegomachado@hobra.com.br

     
    • thiagoalmeida

      março 24, 2009 at 7:34 pm

      Você pode entrar em contato com o e-mail do grupo. assinado logo depois de cada matéria e assim pode entrar em contato para obter informações e contato direto com o grupo

       
    • michele

      maio 4, 2010 at 9:09 pm

      Caro Diego,
      Meu nome é MICHELE DE SOUZA MACHADO.
      Fiquei bem entusiasmada quando vi a sua mensagem. Também sou descendente das mesmas famílias que você citou: MACHADO, AGUIAR, PORTELA, FRAÇA, LOPES. Todos também são do interior do estado do Ceará (região dos inhamuns). Meu pai e meus avós nasceram em Crateús-CE.
      Estou coletando dados familiares.
      O nome do meus bisavós são:
      FELIPE LOPES DE AGUIAR
      ROSA MARCULINA PORTELA
      ANTONIO MACHADO PORTELA
      ERNESTINA ELIAS DE FRANÇA

      Também não tenho nenhum registro de origem.
      Mas meu pai me falou que todas as familias machado, portela, lopes,aguiar, frança…. dos inhamuns se originaram de sete irmãs portuguesas que vieram morar aqui no interior do ceará e se casaram por aqui.
      Ele só sabe isso, história contada pelo bisavô dele, meu tataravô.

      Enfim gostaria muito de saber das minhas raizes.
      quem souber mais alguma coisa
      favor entrar em contato
      michelemsm@gmail.com
      obrigada!

       
      • André

        julho 16, 2012 at 3:10 pm

        A todos os “Machados” e outros que acreditam terem anscestralidade judaica, quero dizer que já existem exames de DNA que comprovam se a pessoa tem descendência judaica. Existem laboratórios tanto no Brasil como no exterior. O exame pode ser feito pelo correio, é feito com a saliva do interessado. Segue alguns links de laboratório:
        Nos EUA: http://www.familytreedna.com/landing/jewish-ancestry.aspx
        No Brasil: http://www.laboratoriogene.com.br/
        Espero ter ajudado,
        Shalom,
        André
        P.S. Também tenho ancestrais “Machado”

         
    • Claudimy de Lima

      abril 15, 2011 at 5:55 pm

      Caro Diego, enviei uma mensagem para você

      Shalom!

       
  3. Edinaldo Messias da Silva

    abril 12, 2009 at 2:56 pm

    bsd

    Gostaria de obter maiores inforações sobre esse sindicato dos b´nei.
    Temos uma associação aqui em São Paulo, no bairro do Bom Retiro.

    chag Sameach.

    prof Edinaldo Tsur.

     
  4. Manoel Lino de Avila Neto

    abril 18, 2009 at 1:20 am

    Sou filho da mistura das familias Lino, D´Avila,Costa Lima, Rezende, Vieira,Pereira, Oliveira. Meu bivô chamava-se Joaquim Henrique D´Avila, bivó Lina Lino Fernandes Rezende,avô Manoel Lino D´Avila, avó Olimpia Costa Lima, esses são paternos e bivôs maternos Joaquim de Mello e Josefa de Mello, avôs Martins Jesus de Mello e Maria Augusta de Mello, do lado materno eram judeus, pois guardavam os sabados,não comiam comida imunda e não eram adventista, e falava uma língua esquisita que hoje eu sei ser hebraico, eles(meus avos) morreram quando eu tinha 7 anos. Será que sou sefardita? De qualquer modo, eu sigo o judaismo em minha casa, aqui em Mt não tem sinagoga.

     
  5. francisco ozias lopes rocha

    junho 1, 2009 at 11:48 pm

    meu nome e OZIAS[uziahu]sou do INHAMUNS[crateus-ceara]sou da familia LOPES por parte da minha mae.venho estudando se minha familia tem acendencia judaica.nos somos de pele clara e todos os lopes da minha familia tem olhos azuis!interesante que eu pergunto a minha mae a nossa origem ele diz;de portugal meu filho!uma coisa e certa minha familia praticou ou ainda pratica muitos dos costumes judaicos!SHALOM!!!!

     
    • Claudia Regina Araujo Lopes

      janeiro 14, 2013 at 12:53 pm

      Ozias, meu nome é Claudia Regina Araujo Lopes, filha de Francisco Lopes, neta de Raimundo Nonato Lopes de Cascavel no Ceára. Gostaria de saber se temos algum parentesco, ao que me parece foi uma única família LOPES que veio da Espanha para o Brasil, sendo a escrita original LOPEZ. Tenho somente essas informações, se puderes me ajudar, agradeço imensamente.

      Claudia R. A. Lopes.

       
  6. Márcio - São Paulo/SP

    fevereiro 22, 2010 at 12:06 am

    Olá,
    Não sei se tenho origens judaicas mas gostaria de descobrir. Sou paulistano (nasci e moro em São Paulo/SP). Por linha paterna minhas origens são italianas (imigrantes que vieram para o Brasil entre 1883 e 1900). Conheço bem minhas origens italianas e sei que meus ancestrais italianos de Padova e Treviso (pelo menos desde o século XVIII) não eram judeus. Mas não posso afirmar o mesmo sobre meus ancestrais por linha materna, pois minhas origens maternas são nordestinas e todas apresentam sobrenomes conhecidos de cristãos-novos: famílias que no século XIX apresentavam os sobrenomes COSTA LIMA, TAVARES PESSOA, BEZERRA CASTILHO (região de Aliança, Pernambuco), CORREIA VILELA e ALVES FREIRE (região de Garanhuns, Pernambuco).
    Infelizmente não conheço para além do século XIX minha genealogia por parte de minha família materna, mas fiquei intrigado ao verificar que todos os sobrenomes que conheço de meus ancestrais nordestinos, eram também sobrenomes potencialmente judaicos. Não estou afirmando que sou descendente de cristãos-novos, mas creio que exista (enquanto possibilidade) indícios neste sentido.
    Solicito aos Senhores a gentileza de darem uma orientação de como posso tentar descobrir um pouco mais; ou mesmo informar, caso os Senhores saibam, se alguma família que citei acima tem origem sefaradi.

    Antecipadamente agradeço,

    Márcio Lima.

     
    • wagner vilela

      outubro 14, 2010 at 1:46 am

      ola marcio, estou na mesma procura que vc, sou correia vilela tambem, e ainda nao achei muita coisa, como anda seu progresso ?
      vamos trocar informaçoes.
      rabevilela@hotmail.com
      wagnerrabe@gmail.com
      wagnerrabe@yahoo.com

       
      • Márcio Lima

        dezembro 23, 2010 at 10:30 pm

        Sr. Wagner
        Se você é descendente dos Correia Vilela da região de Garanhuns-PE, Bom Conselho-PE, Jupi-PE, Angelim-PE, São Bento do Una-PE,Calçado-PE e Canhotinho-PE, então somos parentes, com certeza. Meu trisavô era Manoel Correia Vilela – ou como era chamado no século XIX, “Mandim Vilela”. Ele era proprietário rural – tinha uma grande propriedade onde hoje é a cidade de Jupi-PE. “Mandim Vilela” casou com uma prima chamada Amélia Correia Vilela (minha trisavó) depois de ficar viúvo de sua primeira mulher; e teve muitos filhos em seus dois casamentos. Ele era pai de meu bisavô, Otoniel Correia Vilela – nascido em 1900 e falecido em 1979. Um outro filho de “Mandim Vilela” que conheço o nome era o tio de minha avó, chamado Manassés Correia Vilela. A família era muito antiga na região. Pelo que andei pesquisando, é possível e provável que fossem descendentes dos primeiros colonizadores portugueses (judeus portugueses) que chegaram no final do século XVII na região onde hoje estão as cidades de Bom Conselho-PE e Palmeira dos Índios-AL. Conta a minha avó que seu avô “Mandim Vilela” tinha muitos escravos e que foi um dos pioneiros na abolição dos escravos na região. Ainda hoje tenho parentes que conheço em Jupi-PE (são os Freire Vilela e Peixoto Vilela).

         
      • Marcio

        março 7, 2011 at 10:48 pm

        Sr. Wagner,
        Não está fácil encontrar pistas de meus antepassados pernambucanos. Estou longe de Pernambuco (sou de São Paulo-SP). A distância no tempo e no espaço é difícil de transpor. Preciso ir até Pernambuco para tentar descobrir um pouco mais.
        Não sou exatamente um CORREIA VILELA (sou sim descendente, pois este era o sobrenome de meu bisavô).
        Sobre os CORREIA VILELA que procuro, são da região de Garanhuns-PE, Jupi-PE, Bom Conselho-PE.

         
      • Marcio

        março 7, 2011 at 10:51 pm

        PS.: Não sei se meus antepassados CORREIA VILELA eram cristãos-novos. Há fortes indícios neste sentido, mas são apenas indícios por enquanto.

         
    • Ana Cristina

      maio 5, 2011 at 1:54 am

      Caro Sr. Márcio Lima , sou Ana Cristina Vilela e, pelas suas descrições , parece-me que temos ascendentes em comum. Sou dos Vilela/Rodrigues/Correia de Garanhuns . Há alguns anos, intrigada com as características físicas de meus familiares, despertou-me o desejo de descobrir se a minha família tinha origem judaica; e venho neste busca desde então. Vamos trocar informações?
      anacvilelaa@hotmail.com

       
      • Marcio Lima

        agosto 14, 2011 at 5:00 am

        Olá Senhora Ana Cristina Vilela. Infelizmente, não tenho os sobrenomes CORREIA e VILELA. A última VILELA de minha família é minha mãe.
        Minha ligação com a família VILELA (VILLELA ou VILELLA – todas as três grafias foram utilizadas em documentos de meus ancestrais) é por intermédio de minha avó materna que ainda está viva; e é filha de OTONIEL CORREIA VILELA (1900-1979) e RAQUEL ALVES FREIRE ‘VILELA’ (1908-2001). A família VILELA da qual sou descendente é de Jupi-PE (com ligações em Garanhuns e possivelmente Bom Conselho). São descendentes de MANOEL CORREIA VILELA (nascido em torno de 1865 e morto por volta de 1948) e AMÉLIA CORREIA VILELA. Meu bisavô Otoniel tinha muitos irmãos, mas sei o nome de apenas um deles: MANASSÉS CORREIA VILELA.
        Abaixo transcrevo este pequeno resumo genealógico sobre os meus ancestrais CORREIA VILELA da região de Jupi-PE:

        MANOEL CORREIA VILELA casado com AMÉLIA CORREIA VILELA (meus trisavôs).
        OTONIEL CORREIA VILELA casado com RAQUEL ALVES FREIRE (meus bisavôs).

        Como povoado, Jupi-PE pertenceu a sesmaria administrativa do município de Brejo da Madre de Deus-PE (até a primeira metade do século XIX); depois, na categoria de distrito, passou a pertencer ao município de São Bento do Una-PE; depois passou a distrito do município de Canhotinho-PE; a seguir parte do município de Palmeirina-PE; e por fim, distrito do município de Angelim-PE. É um pesadelo em termos de jurisdição procurar registros sobre famílias antigas de Jupi-PE. É necessário realizar buscas em todos os cartórios das comarcas acima citadas, além das paróquias da região.

         
      • Ana Cristina

        fevereiro 14, 2012 at 1:35 am

        Caro Sr. Márcio, somente agora vi a a sua resposta.
        A minha mãe também fala deste “Mandim Vilela”, que era um dos seus parentes antigos…
        Tentarei reunir os dados que consegui , e posteriormente farei novo contato.
        Apesar de não ter ainda reconstruído a minha árvore genealógica, mas no meu coração tenho algo que me diz , que a minha origem é do povo judeu…

         
      • ELAINE

        julho 25, 2012 at 10:30 pm

        PREZADOS ANA CRISTINA E MARCIO,
        SOU DESCENDENTE DE MANUEL DA CRUZ VILLELA,, QUE ERA JUDEU FUGINDO DA INQUISIÇÃO. EM NOSSA ÁRVORE GENEALÓGICA, CONSTAM DIVERSOS MEMBROS. SE DESEJAREM TROCAR INFORMAÇÕES, ESTOU AO SEU DISPOR.

         
    • expedito

      junho 21, 2012 at 4:40 am

      Olá, Márcio e todos os Vilelas!
      Certamente todos vcs sao decendente de judeus.
      Segundo registros, Manuel da cruz vilella, fundador de Bom Conselho – PE em 1712, era um cristão-novo que imigrou para o Brasil com outros dois irmãos, um indo para a divisa de Alagoas/Sergipe e outro para Minas Geras

       
      • josilene

        agosto 2, 2012 at 4:36 am

        nmarido tem pereira de jiqia da praia al e minha sogra tem andrade de pameira dus indios al ela nuca encontrou um parente era filha de uma india dzia ter cinco irmaos so relatava que a mae dela era ambrozina andrade dus santos . e os nomes dus irmaos era ortencia andrade dos santos e ortencio andrade dos santos .veneranda andrade dos santos e jose andrade dos santos ese era jemeos com ela que era jozefa andrade dos santos ese nome de nacinento depoes ela cazou e ela pasou a ter u nome de cazada jozefa andrade duarta recebeu sobre nome de seu marido que era jose batiao pereira duarte quero resposta se alguem conhece pesoa semelhante a ese comentario

         
  7. J.Roberto

    maio 21, 2010 at 8:46 pm

    Tenho origem cristã nova.
    Mas cai na inocencia de contar a minha origem a israelense.
    Sei que não posso generalizar. Porém. nunca fui tão humilhado em toda minha vida.

    [Resposta do grupo – não espere reconhecimento do judaísmo oficial ou de órgãos para viver judaísmo. O cripto-judaismo é sempre clandestino. Muitos ainda preferem vivê-lo. Estude, compre livros. Ninguém pode impedi-lo de viver esse amor a sua fé e suas origens. Judaísmo não é dinheiro, judaísmo não é poder, judaísmo é a força que não irá morrer dentro de cada um sefaradí que sobrevive, mesmo depois das torturas vividas nas masmorras da inquisição. Não espere ser aceito, retome seu legado sefaradí. Estude, compre livros. Pesquise. Viva sua origem.]

     
  8. Rodrigo Durão

    maio 30, 2010 at 11:03 pm

    Bem minha familia materna tem origem nordestina, ao passo que a paterna é do interior goiano. Tenho poucas informações da familia do meu pai, mas os principais familias ancestrais na linhagem paterna são Bernardes Costa e Durão. Na linhagem materna meus atenpassados são até onde sei do Maranhão, meu bisavó era Salomão Borges, e a minha Tataravó, mãe dele era Izabel Borges, mas meu Avô tem o nome da mãe dele Familia Rodrigues de Miranda.

     
    • Juliana Souza de Miranda

      janeiro 15, 2012 at 2:22 am

      Oi, como se chama sua mãe? Me chamo Juliana Souza de Miranda , mas meu falecido pai que era do Piaui era Camilo Rodrigues de Miranda , eu não tenho muitas informações sobre a familia e estou pesquisando. A minha avó Paterna se chamava Izabel Valério de Miranda e meu avó Sebastião Rodrigues de Miranda ambos do Piaui. A parte de minha família Rodrigues de Miranda atualmente vivem em canto do butiriti Piaui, qualquer irformação que tiver por favor me passe.

       
      • Messias leite

        abril 6, 2012 at 9:57 pm

        Oi juliana estou procurando familiares de minha sogra francisca maria de miranda ela e do piaui e tem hoje 84 anos os avós dela foram: jose miranda e maria bernarda(o) miranda favor veja com seus parentes se tem alguma informação. Obg

         
      • ARI RODRIGUES CAMPOS

        maio 14, 2014 at 6:30 pm

        entra em contato comigo tambem sou do piaui

         
  9. Rodrigo Durão

    maio 30, 2010 at 11:22 pm

    Para facilita informo também a minha familia na linhagem materna da minha mão,bem os principais ramos são Pinheiro, Souza, Catucá, Pereira, meu bisa´^o pai da mãe de minha mãe era Vitorino Pinheiro de Souza e sua esposa Rita Pereira da Silva. Muitos desses nomes são de crsitão novos e ai seguem os outros, no geral sou descendente das Famílias: RODRIGUES, MIRANDA, SOUZA, SILVA, CATUCÁ, DURÃO, COSTA, BERNARDES E PINHEIRO

     
  10. weber alves braga

    julho 6, 2010 at 12:55 am

    gostaria de saber se alves e braga sao de origens de judeus sefaradita.

     
    • Dany

      setembro 26, 2011 at 9:29 pm

      sim as duas familias tem seus sobrenomes registrados entre os cristaos novos que migraram para o nordeste e minas gerais

       
    • weber alves braga

      fevereiro 13, 2012 at 6:44 pm

      EU tenho certeza que da parte de pai e mae sao de familias sefarditas alves de minas de mae baiana sera que tenho direito de imegrar para ISRAEL.

       
  11. Lamartine

    julho 8, 2010 at 2:05 pm

    Sou da Familia Sousa Carvalhedo,umas das principais povoadoras da região do Inhamus-CE, tenho informação que esta familia tem origem judaica.Gostaria de saber qual a fonte que devo busca ou se vocês tem essa informação.
    Obrigado pela atençõ.

     
  12. Gilnei Ferreira Rios

    julho 9, 2010 at 7:31 pm

    Tenho curiosidade sobre vários costumes familiares. Tenho na ascendência os nomes Baptista, Carneiro, Lima, peço informações à respeito.
    Grato

     
    • Claudimy Carneiro de Lima

      setembro 13, 2010 at 11:57 pm

      Tenho origem judaica materna e paterna,posso dar mais
      informações.Tenho Batista ou Baptista tbm.
      E-mail:claudimy_zahav@hotmail.com

      Claudimy Carneiro de Lima

       
  13. uziahu tsur.

    julho 19, 2010 at 10:22 pm

    shalom…sou de crateus ceara regiao do inhamuns do ceara….sou da familia lopes…esse sobrenome e de origem crista nova…e de acendencia judaica.

     
  14. uziahu tsur.

    julho 19, 2010 at 10:24 pm

     
  15. João Lucas

    julho 25, 2010 at 3:25 am

    Meu sobrenome é BOTO. É por parte de pai, de SOBRAL, Ceará. Gostaria de saber se minha família tem ascendência judaica. Obrigado.

     
    • Claudinei Pereira

      agosto 16, 2011 at 11:43 am

      Minha avó paterna é Maria José Boto e nasceu provavelmente em Acopiara ou Sobral no Ceará. Não sei se poderia haver alguma relação de parentesco com a sua família.

       
      • Luiza

        janeiro 4, 2012 at 6:49 pm

        Claudinei meu nome é Luiza sou moradora de São Bernardo do Campo e a minha avó materna pelo registro da minha mãe era Maria José Boto minha mãe foi deixada por ela com 02 anos em Pernambuco ffoi casada com José Vieira será que estamos falando da mesma pessoa por favor se for me manda um e-mail lumaraj@hotmail.com, minha mãe faleceu sem consegui conhecer a mãe dela.

        Obrigada Luiza Mara – São Bernardo do Campo

         
  16. LOURISVALDO ALVES DA COSTA

    julho 30, 2010 at 2:36 am

    OLA, SOU NATURAL DO PARANÁ MAS,MEU PAI É DO CEÁRA SOU DA FAMILIA GOMES, FARIAS, FERREIRA, ALVES E COSTA SERÁ QUE TENHO ACENDENCIA JUDÁICA ? RESPONDEM ME POR FAVOR NESTE E-MAIL redemmn@yahoo.com.br

     
  17. janio pinheiro da silva

    agosto 21, 2010 at 4:22 pm

    sou de palmeira dos indios alagoas meus sobrenomes paternos sao pinheiro da silva do meu avo e floripes da natividade de minha avo e por parte materna meu avo e enrique tavares e minha avo e conceicao meus amigos e conhecidos mas antigos falam que descedemos de judeus nao sei atequeponto e verdade gostaria de obter algumas informacoes por parte dos senhores desde ja grato janio pinheiro da silva

     
  18. janio pinheiro da silva

    agosto 21, 2010 at 4:37 pm

    sou de palmeira dos indios alagoas tenho sobrenomes paternos pinheiro da silva e floripes da natividade e maternos enrrique tavares e conseicao gostaria de saber se sou descedente de judeus ja que muita gente fala que sim gostaria de ter uma resposta desde ja ficarei grato janio pinheiro da silva

     
    • claudia enrique tavares

      novembro 3, 2010 at 3:31 pm

      boa tarde, li teu imel… tambem nasci em palmeiras dos indios. minha mae se chamava: maria enrique/henrique tavares; meu avo se chamava, antonio henrique tavares, minha avo: maria antonia tavares conceiçao… talvez somos da mesma familia… quem sabe, né??
      grande abraço
      Claudia

       
  19. Cícero Avelino Alves (Oliveira0

    setembro 13, 2010 at 7:19 pm

    Sou nordestino nascido no maranhão, meus pais são do piauí e ceará. Gostaria de saber mais sobre as origens desses sobrenomes.( oliveira, avelino, alves)
    Sou simpatizante da fé em um Deus unico, criador do céu e da terra, o qual teu uma semente no mundo.

     
    • ARI RODRIGUES CAMPOS

      maio 14, 2014 at 6:34 pm

      entra em contato comigo tambem sou do piaui

       
  20. Bruna

    setembro 14, 2010 at 9:43 pm

    Olá

    Gostaria de saber se os sobrenomes Beserra e os Furtado tem origem judaica. E se não de que origem são?

     
  21. Elivandro Lima Pinheiro

    setembro 24, 2010 at 12:38 am

    Ola mandem email para mim q tenho umas pesquisas para quem quiser E-mail elivandropinheiro@yahoo.com.br

     
    • Inez

      julho 23, 2011 at 1:35 am

      Elivandro, tenho interesse em saber mais sobre o povo judeu nordestino. Gostaria de receber mais informações sobre suas pesquisas.
      Inez

       
    • Mário Raulino

      setembro 6, 2012 at 5:02 am

      Olá, você tem alguma informação sobre as famílias, Caminha, Alves, Dantas, Raulino. Esses são meus sobrenomes. Gostaria de saber se são de origem judaica. Agradeço a atenção. Meu e-mail é mario.caminha@yahoo.com.br.

       
  22. francirlaine

    outubro 3, 2010 at 4:21 am

    Ola estou buscando informaçoes sobre parentes que ha muito tempo nao temos contato minha avo procura informaçoes sobre irmaos que se dispersarao temos o bobre nome Vieira, Souza, Pereira minha bisa e Izabel vieira de Souza meu bisa Jose Viscente de souza se alguem tiver informaçoes gostariamos de saber mais sobre nossa familia. obrigado Laine.

     
  23. Manoel Gilson Almeida

    outubro 22, 2010 at 12:40 pm

    Quero saber sobre a arvore geneologica das famílias”de Oliveira por parte de mãe Maria do carmo de Oliveiva, Almeida por parte de pai José Patricio Almeida, meus pais são Ceará do municipio de Quixeramobim e minha mãe do interior de Cajazeiras em quixeramobim. Tenho descendentis vindo do Maranhão por parte de mãe da família Carneiro meu bisa-vo.

     
    • LUIZ GUSTAVO DE OLIVEIRA SOUSA

      junho 30, 2012 at 1:23 pm

      Olá Manoel, meu nome é LUIZ GUSTAVO DE OLIVEIRA SOUSA, DE OLIVEIRA SOUSA por parte da avó paterna, ela natural de Campina Grande, PB. Sou do Rio de Janeiro e estou montando minha árvore genealógica, parei até o momento no meu tataravô, talvez tenhamos algo em comum.
      LGOS@HOTMAIL.COM

       
    • Arlene

      março 23, 2014 at 4:31 pm

      Ola Manoel, eu pesquiso a familia Almeida de Quixeramobim e já tenho vários dados, lembro do nome de José Patricio Almeida e de Maria do Carmo. Entre em contato comigo, por favor. arnybr@yahoo.com.br Arlene

       
  24. Raimundo Pereira Alves

    outubro 30, 2010 at 7:24 pm

    Paz ao Povo Judeus;gostaria de saber sobre minha origem, meu pai tinha sobre nome: Pereira,santos e minha Mãe: Alves e Lopes.
    eu nasci no maranhão mas meus pais são do Pernambuco.
    estou Querendo SE possível, converter-me ao Judaísmo
    PAZ Para todos os JUDEUS, e PARA JERUSALÉM.

     
  25. Elda Noemí

    novembro 12, 2010 at 6:26 pm

    tenho parentes por parte de meu pai no Ceará; ele nasceu em Ipú, mas os parentes habitam São Benedito, Nova Russas, Reriutaba e cidades vizinhas assim como em Fortaleza, Crateús, Messejana etc.
    Canuto de Souza, judeu, foi o avô de meu pai que se estabeleceu no Ceará..
    alguém sabe algo a respeito?

     
  26. Renan

    novembro 25, 2010 at 3:30 am

    Ola.
    Sou descendente por parte de minha mãe de Nordestinos, Mendes e de Oliveira, sei das origens Judaicas destes nomes, sei que os Oliveiras vem de uma familia levita que se instalou no Brasil no Nordeste, e os Mendes foram uma familia que fugiu da Espanha para viver também no Brasil. T

     
  27. Renan

    novembro 25, 2010 at 3:42 am

    Ola.
    Sou descendente por parte de minha mãe de Nordestinos, Mendes e de Oliveira, sei das origens Judaicas destes nomes, sei que os Oliveiras vem de uma familia levita que se instalou no Brasil no Nordeste, e os Mendes foram uma familia que fugiu da Espanha para viver também no Brasil. Tenho grande amor por Israel, e tenho conficção de minha judaicidade, embora minha familia materna não guarde qualquer vestigio do Judaismo, porem embora pesquise bastante, não encontro qualquer resposta sobre minha familia por parte de Pai, sei que são de origens portuguesas de nome: Miranda, Barreto, Valle. Todos tem as afeiçoes de judeus muito mais que a familia de minha mãe, mas não posso comporovar isto sozinho. Gostaria de, se posivel algum estudo ou resposta…

    Meus costumes são muito voltados para o judaismo, junto com a minha atenção em tudo que eu faço, embora pra muitos judeus isto seja uma afronta, aceito Yeshua com o Messias de Israel, salvador dos Judeus e Gentios, sacrificio perpetuo de Deus para salvar o homem.
    Convivo com muitos judeus messianicos, e aproveitando, gostaria de convidar a todos a estudarem mais um pouquinho sobre isso, certamente não fará mal a ninguem, de modo que o Antigo testamento faz total sentido e todas as leis dentro da vida do Messias e do novo testamento, claro fora do Cristianismos que vemos hoje no Mundo.

    Que a Shalom sobrenatural seja com todos.

    Renan

    renanmendesvalle@gmail.com

     
  28. Pastor Sergio Robert

    novembro 26, 2010 at 12:46 am

    gostaria de saber se meu nome tem descendência judaica.
    tenho no nome ribeiro e fernandes.

     
  29. adelina carneiro rocha

    novembro 30, 2010 at 3:34 pm

    Meu pai WALDEMAR PINTO CARNEIRO,nat.do est.de Amazonas,filho de JOÃO RODRIGUES PINTO, port.ede JOANNA RODRIGUES PINTO,nat.do est.do CEARÁ,meu pai nasceu em 19O4, quando tinha mais ou menos 8 a 1O anos. , minha avó o colocou na escola de GRUMETES,emBelem, e lá trocaram o nome dele para WALDEMAR PINTO CARNEIRO,ele dizia ser filho único,nunca minha mãe, conheceu a familia dele,que scomentou que os pais já haviam falecidos,eu gostaria
    de saber se tem primos ainda
    o meu pai so teve um casal de filhos.. vivos

     
    • Adelina Carneiro

      junho 30, 2012 at 4:26 am

      Gostariamuito de saber se tenho algum parente vivo, pois estou com 74 anos, e o tempo não perdoa, entrei em contato com vcs. desde 30.10.2010, e tambem se tenho descendêcia judaica, desde já agradeço.

       
      • antonio egnaldo sousa

        março 7, 2014 at 3:47 pm

        MINHA AVO SEBASTIANA BATISTA CARNEIRO JA E MORTA SOU DE BARRA DO CORDA MARANHAO TENHO MUITOS PARENTES AQUI COM COM MESMO SOBLENOME MEU E ANTONIO EGNALDO DA SILVA SOUSA AVO VEIO DO CEARA ABS.

         
  30. Maria Augusta De Castilho

    dezembro 13, 2010 at 9:27 pm

    Meu avó paterno era do Estado do Ceara José gabriel de Castilho, morou no Amazonas.QUERO SABER A ORIGEM DO SOBRENOME cASTILHO.
    oBRIGADA.

     
  31. rolando

    dezembro 15, 2010 at 7:02 pm

    cumprimentos
    preciso de livros sobre direito dos judeus e sua cultura geral, dizer, historia do direito judeu, direito civil judeu e outros
    dr rios

     
  32. Eduardo Francisco Matias De Sales

    dezembro 20, 2010 at 8:21 pm

    Shalom, Meu nome é Eduardo sou do interior das Minas Gerais, Guaxupé. Queria saber se o sobrenome de minha mâe, Farias e de origem judaica. Recentemente conheci um senhor por sobrenome BRAVO CALDEIRA, ele fez um DNA e comprou sua ancestralidade judaica, cristão-novo. Seu o fizer e provar minha ancestralidade posso ter o direito de fazer o aliá e me voluntariar as forças de defesa de Israel. Sou sionista, acredito na Paz entre judeus e árabes e desejo da minha alma e retornar para o seio dos meus, para o povo de Israel que é o meu povo. Tenho 26 anos e estou disposto a fazer o aliá e dedicar-me a segunça de Israel. Uma abraço.

    AM YISRAEL CHAI!

    SHABAT SHALOM!

    EDUARDO

     
    • marcelo

      agosto 6, 2011 at 1:27 am

      Eduardo, eu também amo Israel e já faz tempo que uma coisa vem me dizendo sobre minhas origens; e me deu algo na cuca de que eu tenho alguma raíz judaica. Gostaria que você me passase alguma informação de como realizar um exame de DNA, como este citado no seu texto do Sr. Bravo Caldeira que descobriu sua anscestralidade judia. Porque minha fámilia materna é mineira de raíz e a paterna é lagoana de raíz. eu pertenço aos França, Silva, Mendes e Ferreira; e fuçando na internet, achei esta página que não deu outra. Também se outro alguém puder me ajudar com informações fico agradecido.
      SHALOM ADONAI!

      MARCELO

       
      • mislaine rosa guimaraes

        novembro 4, 2011 at 6:48 pm

        marcelo como vc meus parentes tb sao de minas gerais e alagoas de raiz tb tenho ferreira e tb gostaria de fazer esse tal mtdna pena que nao tem mais no brasil se vc conseguiu algo me informa pq eu vi um site ancestraly mais e no texas qualquer coisa me de um alo no meu msn quem sabe poderemos achar alguma informaçao para nossas pesquisas pois desejo tb saber ok

         
      • Eduardo Salém

        maio 17, 2012 at 11:51 am

        Olá Marcelo, Shalom!
        Entre neste site Familytreedna.
        Abraço.

        Eduardo

         
    • luiz cláudio moraes sales.

      dezembro 26, 2011 at 2:47 pm

      caro eduardo,sou pesquisador da herança étnica de abraão,a pessoa ter o mesmo sobrenome de cristãos novos,por exemplo,não prova necessriamente origem judia.muitos judeus foram forçados a mudar sobrenomes para pereira,oliveira,farias,etc..por causa de perseguição religiosa.um exame de dna mtda pode mostrar uma origem materna judia,mas este exame só serve como inclusão,vou explicar com mais detalhes:tanto no século xvi até o século xx acontecia do homem ter um filho fora do casamento e ser registrado como filho da esposa.minha bisavó materna legal não é genética,minha avó materna é filha extraconjugal.o fato de não ter sangue judeu não significa necessariamente ser um não judeu.eu tenho sangue de abraão,mas não me considero judeu,porque não tenho a cultura judaica.caro eduardo um abraço.

       
      • rodrigo oliveira corrêa

        fevereiro 12, 2012 at 11:22 pm

        oi. gostaria de saber como vc descobriu que tem sangue de Abraão.. como fez para saber? Pois é o que todos queremos saber no site. Vc disse que o exame de DNA é só um complemento, mas qual o meio de sabermos se temos o sangue de Abraão tbém? Aguardo resposta, obrigado.

        rodrigo.o.2006@hotmail.com

         
      • Eduardo Salém

        maio 17, 2012 at 12:09 pm

        Obrigado Luiz, eu entendo ser judeu inclui viver a tradição e os costumes judaicos, ser judeu é viver a fé judaica e não somente ter sangue.
        Minha família tem traços fortes… meu nome é Eduardo Francico Matias de Sales, meu avó Francisco Matias de Sales, e Meu Bisavó materno Joaquim Matias de Farias, e meu tataravó Francisco Matias de Farias, pouco sei sobre eles. Mas também tem Barreto, Luz, Matias…. somente um Dna pra comprovar. O Sr que conheci tem 90% semitico judeu, uma porcentgem de e negro. É incrivel quando eu o vi a primeira vez senti no meu coração este caro é judeu, e após convesas mesmo sutentando sua fé católica ele me disse ter origens semiticas judaica. Ele é um homem culto tem já seus 80 anos de desde de menino, dos 14 anos, estuda genealogias.

        Obrigado Luiz, acredito que com esta chama que arde na minha alma é um índicio de alma sefardita ou apenas um simpatizante deste lindo é singular povo, que amo no fundo da minha alma.

        Shalom Uvracha!!!

         
  33. Edinho

    janeiro 2, 2011 at 8:46 pm

    Sou de Fortaleza precisso muito de saber informacoes da familias, Oliveira, Barros E Castro. estas familias sao de Iguatu. Minha Vo era Ilza Oliveira De Castro.
    ysb3@aol.com
    Muito Obrigado e Shalom Al Israel!

     
  34. Vandeildo

    janeiro 8, 2011 at 2:33 am

    Sei que não muda e não altera em nada.Sou do Pernambuco,o sobrenome dos meus familiares,Francisco Souza,Creolo Nascimento Santos,conçeião,eu sei que os Holandeses e os Portugueses obtiveram no estado de Pernambuco,é possivel fazer um DNA para saber a origem correta se possivel até judaica,quem sabe alguma coisa por favor estou no aguardo.

     
    • Dany

      setembro 26, 2011 at 9:39 pm

      sim o exame de dna pode ser feito para comprovar origem judaica existe um laboratorio em belo horizonte q faz esse teste se chama laboratorio Gene mas o teste é bem caro

       
      • mislaine rosa guimaraes

        outubro 25, 2011 at 8:05 pm

        dany vc disse que existe um lugar que faz o teste de DNA vc sabe me dizer mais ou menos quanto custa e o endereço se for possivel ficaria muito grata bjs todá rabá shalom

         
    • Marcos Tucman Cohen

      maio 19, 2013 at 11:54 pm

      Olá! Quem pode ajudá-lo a descobrir suas origens judaicas e responder com absoluta certeza sobre a origem judaica de sua família e/ou sobrenomes, é o historiador e pesquisador pernambucano de origem judaica sefaradita Flávio Rogério Ribeiro de Sá Cohen. (do qual orgulha-me muito ser meu primo). Ele possui o maior e mais organizado banco de dados sobre origens de familias judaicas sefaradim, anussim e até ashkenazim, pois ele pesquisa esse tema a quase 20 anos.. Ele é tão bom nas pesquisas que inclusive fornece pistas para as pessoas fazerem comparação de seu resultado de exame de DNA judaico, pelo DNA do cromossomo Y ou paterno com as de outras famílias judaicas já estudadas e cadastrada se, pois ele além de militar e e formado em história também é especializado em Antropologia Cultural, Microbiologia Molecular e Genética de Populações Humanas. Vale a pena conferir porque você não vai se arrepender. Ele pode demorar responder uma pergunta , mas quando faz tira qualquer dúvida, pois ele tem uma super biblioteca desse tema, vários documentos antigos digitalizados e registro de quase todos os colonos judeus que entraram no Brasil e América Latina. Ele andou meio chateado por muito tempo pelo fato de que algumas pessoas que solicitaram suas pesquisas omitiram o fato dele ser o verdadeiro autor e ainda tiveram acarac de pau de se apropirarem de seus méritos de pesquisador. Procure no facebook por Flavio Sá Cohen. Ele é um senhor moreno, porque ele é um judeu mestiço e 100% brasileiro super educado , atende a todos sem frescura e com muita educação. Espero tê-lo ajudado.

       
  35. Joana

    janeiro 8, 2011 at 6:00 pm

    Olá, gostaria de saber se o sobrenome Bezerra é de origem judaica.

     
  36. claudio adriano vasconcelos rego

    janeiro 26, 2011 at 2:27 pm

    ola minha historia e muito itrigante nao sei e nao tenho certeza mais as pessoas me dizem que pareco com judeus turcos arabes nasci muito diferete da minha familia bom vou contar a historia da minha familia 1 do meu avo parte de pai ele era portugues nao sei de qual regiao e acabei erdando o rego que e de alcatara maranhao e sao luis ja da parte da minha mae tambem era portugues que foi parar na cidade de bela cruz ceara acabei erdando o vasconcelos por favor me diga quado ler esta mensagem sera que tenho sangue judeu e nao porque as pessoas me dizem que pareco com arabe e sabemos que os libaneses judeus pode ter sido de uma mesma linhagem na biblia mesmo saberemos obrigado

     
  37. marcos aurelio souza de andrade

    janeiro 31, 2011 at 3:38 pm

    gostarria de saber se o souza e o andrade são de origem judaica.

     
  38. Francisco Wagner Alves Pereira

    fevereiro 4, 2011 at 12:17 pm

    Sempre tive uma grande facilidade com a língua hebraica, mesmo sem a conhece-la…Mas tenho muitas dúvidas em relação aos meus antecedentes, Sou da família Alves Pereira, Meu Avô é Manuel Alves Ferreira e minha Avó é Isabel Pascoal Pereira.. Alguém pode me dá uma ajudinha,rsrsrs Shalom Uvrachot!

     
    • Fernanda

      março 20, 2012 at 6:40 pm

      Ola, Francisco, a minha bisavo, da Bahia, de origem portuguesa, se chamava Laurinda Alves Pereira, assim como os irmaos dela: Israel, Ismael, Nicodemos, Judith e Laurentino. Todos Alves Pereira. Minha mae diz que na casa da minha bisa, nao se comemorava o Natal e que atras da porta havia um pergaminho. A sua familia tb era da Bahia? Me escreva. Fernanda Teixeira Souza Domingos

       
      • Wagner A. Pereira

        junho 13, 2012 at 2:50 am

        Prezada Fernanda! minha família e de Fortaleza. Obrigado pelo contato… Baruch Ata Adonay.

         
  39. kelmen eloy fernandes

    fevereiro 9, 2011 at 1:07 am

    meu nome é kelmen eloy fernandes , meu sobrenome é eloy po parte de mãe que é de pojuca , bahia gostaria de saber se meu sobrenome eloy tem origem judaica ou de outra procedência , isso é muito importante para mim e minha família pois achamos esse sobrenome (eloy) muito incomum. queria uma resposta

     
  40. eliseu alves lopes

    fevereiro 20, 2011 at 2:37 am

    GOSTARIA DE SABER ORIGEM DOS
    SOBRENOMES ALVES LOPES E XAVIER DE LIMA, POIS SOU DESCENTE DESTA DUAS RAMIFICAÇÕES, COMO MELHOR PROCURAR.

     
    • Hadassah Fayram

      junho 25, 2013 at 9:43 pm

      FERNANDES:
      Do nome germânico Frithunanths, formado de frithu (paz) e nanths (audaz, corajoso), com o sentido de intrépido na defesa da paz, latinizado em Fredenandus e Fernandus.
      Ref. histórica:
      O nome Fernando mais importante na Espanha durante a Idade Média, foi o rei Fernando “o Católico”, que expulsou os moros da Espanha e foi o patrocinador de Cristóbal Colón. Como sobrenome é patronímico (filho de Fernando) e nas formas antigas: Fernandici, Fernandiz, Fernandez, aparece em documentos de 915 e 1078. Os historiadores apontam a origem deste sobrenome a um antigo solar em Covadonga, que foi fundado pelo cavaleiro Hernán Fernández, que serviu a Don Rodrigo. Mas há várias famílias nobres deste sobrenome por toda a Espanha, que tiveram distintas linhagens em Vascongadas e Navarra.
      Juan Fernandez de Apodaca, natural de Gopegui, foi fiscal de sua Majestade no Conselho de Guerra, ingressando na Ordem de Santiago, em 1688. Manuel Fernandez Larrea obteve declaração de hidalguia em 1791. Muito freqüente nas casas reais de Castela e Aragão, o sobrenome Fernandez difundiu-se por toda Europa e depois para a América Latina, através de diversas famílias de origem espanhola, portuguesa, argentina, uruguaia, paraguaia, etc.

       
    • Giselda

      outubro 23, 2013 at 1:18 pm

      Ola. Minha mae tambem tem o sobrenome eloy, porem ela e de Minas Gerais. Observei sus postagem e, olhando o blog acima avhei jnteressante a coincidencia, pois tb procuro saber informacoes sobre a familia. Assim, gostaria de saber se vc tem slgo s me dizerbdobre a origem do sobrenomeloy. Ja li em outros sites que e de origem hebraica. Se puder me ajudar, agradeco.

       
  41. MARIA ESTER RANGEL

    fevereiro 21, 2011 at 4:19 am

    SHALOM LA RHEMA!! OLÁ SOU DE SOBRE NOME DE ALMIEDA POR PARTE DE AVÔ MATERNO E RANGEL POR PARTE DE AVÕ PATERNO,GOSTARIA MUITO DE SABER SE EXISTE A POSSIBILIDADE DE SER DE ORIGEM JUDAICA,OBRIGADA

     
  42. veronica carneiro

    março 9, 2011 at 12:58 pm

    09 de março de 2011 ás 09:58 hs

    Meu nome é:Verônica Carneiro.Nossa Família são:
    Carneiro,Machado,Oliveira,Nobre,Tenho dúvidas sobre minhas raízes,Minha Familia é um pouco complicada,os mais velhos eram muito calados,fechados e nunca falavam sobre os ancestrais.Eu sempre escultei que eles brigavam muito por causa de terra,e sempre casavam com primos.

     
  43. Ismael Lopes

    abril 2, 2011 at 12:34 pm

    Meus avós são de Crateús no Ceará
    Meu avô tinha os sobrenomes: Bezerra e Lopes
    Minha Vó: Araújo

    Sempre desconfiei que tenho origens judáicas…
    gostaria de saber se tenho mesmo…
    alguem pode me ajudar?

     
    • Claudia Regina Araujo Lopes

      janeiro 14, 2013 at 3:04 pm

      Ismael tambem tenho parentes por parte da familia Lopes do lado do meu pai no Ceara em Cascavel. Se souberes de algo a respeito me informe.
      Pai: Francisco Lopes
      Avos: Raimundo Nonato Lopes e Maria do Carmo Lopes

       
  44. edson

    abril 6, 2011 at 8:52 pm

    minha familia é do interior do ceará tambem.crateús,torroes,sao frsncsico.
    tem os sobrenomes ; assunçao,apulio,viturino alves.

    queria saber se somos descendentes de judeus???

    respondam por favor!

    [ Grande possibilidade - Moderação Familia Carneiro]

     
  45. edson

    abril 6, 2011 at 8:54 pm

     
  46. Alexandrino Pereira Neto

    abril 13, 2011 at 6:01 pm

    Sou de PE, Meu pai da PB da Família Farias e Galdino e Moura. Minha mãe: Pereira de PE e Montenegro de pedra de fogo PB, oriundos da Iuguslavia,região de montenegro (ciganos)e depois de Portugal. Gostaria de saber qual a relação judaica dessas famílias?

    Um abraço solidário.

     
  47. Luciano Ricardo

    abril 16, 2011 at 10:00 pm

    gostaria de saber se o sobrenome bezerra e Ricardo Carvalho são de origem judaica

     
  48. Gedeon Lopes Cordeiro Pereira

    maio 8, 2011 at 4:24 pm

    olá.gostaria de saber se sou um descendente hebraíco…minhas familias são LOPES,CORDEIRO,PEREIRA, GOMES E GONÇALVES.o que já sei que meus antepassados saíram de Portugal,tinham uma certa intolerância a “comidas impuras”,casavam entre sí(talvez p/ conservar a herança) e foram fundadores de uma das princípais cidades do estado de Minas Gerais(Montes Claros)…por sinal são sitados nesse livro “Montes Claros: Sua História, Sua Gente, Seus Costumes”, de Hermes Augusto de Paula.
    Desde já grato!
    gedeon_lopes@hotmail.com

    * Moderação: Muito provável, é bom pesquisar se a herança dos nomes não veio de escravos, caso contrário, há boa possíbilidade de serem judeus.

     
    • Gedeon Lopes Cordeiro Pereira

      junho 17, 2011 at 10:28 pm

      Obrigado pela dica.Pesquisei com alguns antepassados e todos me disseram que não ha´ descendentes de escravos na família,e que meu bisavô ate chegou a ter alguns escravos,+ eles não souberam precisar se algum deles “emprestou” os nomes `a família.Por onde vc me aconselharia procurar?Obrigado

       
  49. Helbe Correia Lima de Carvalho

    maio 21, 2011 at 3:07 am

    A família de meu pai Lamartine Correia Lima de Queiroz era de Limoeiro e também fazia parte da Bezerra de Queiroz, que se estabeleceram em Cova da Onças, hoje Frei Miguelinho. Minha avó (parte de mãe) de Canhotinho Maria Pinto de Almeida e minha mãe, originalmente Athayde de Almeida. As cidades são em Pernambuco. Lembro que nunca comemos sangue de animais. Gostaria de alguma pista sobre as origens desses nomes no Brasil.

     
  50. rodrigo oliveira corrêa

    junho 19, 2011 at 1:32 am

    Olá, meu sobrenome é Oliveira, de minha mãe, e corrêa de meu pai. Minha mãe é Minas Gerais, filha de Mineiros descendentes de portugueses e meu pai tem miranda e corrêa no sobrenome; além disso temos silveira e silva nos dois lados da família. Gostaria de saber se há uma descendência judaica em minha árvore genealógica, ou se posso ser descendente de judeu ou não. Conversando com um judeu legítimo na faculdade, filho de pai judeu holandês e mãe alemã ele me disse que o sobrenome oliveira, carvalho, ramos ect não é critério para se determinar descendência judaica ou não, a menos que façamos um Techuva, mas gostaria que vcs me ajudasse a esclarecer essa dúvida. Meu e-mail é: rodrigo.o.2006@hotmail.com

    Rodrigo Oliveira Corrêa

    Obrigado

     
  51. sandra santana dos santos

    julho 15, 2011 at 3:54 pm

    gostaria de saber se eu tenho origem judaica..Pois minha mãe se chama Marisete oliveira santos e meu Pai Manoel Purcino Santana…

     
  52. sandra santana dos santos

    julho 15, 2011 at 4:05 pm

    obrigada pela resposta, tenh q pesquisar minha arvore genealógica.atraves dos meus descendente como avo, tataravo, como que eu faco para descobrir…

     
  53. Marcus Tulio

    julho 21, 2011 at 3:56 am

    Meu nome e Marcus Túlio Braga de Sousa. Filho de Sueli Braga Vieira e Zairton Francisco Holanda de Sousa. Caucaia Ceará. Os sobre nomes paternos são Sousa,Barboza,Alves,Correia e maternos,Braga,Vieira,Chaves e Pires. Se alguém puder me ajudar…Gostaria de saber minhas origens. Shalon Aleichen e Zairton Francisco Holanda de Sousa. Caucaia Ceará. Os sobre nomes paternos são Sousa,Barboza,Alves,Correia e maternos,Braga,Vieira,Chaves e Pires. Se alguém puder me ajudar…Gostaria de saber minhas origens. Shalon Aleichen

     
  54. sergio

    agosto 14, 2011 at 8:26 pm

    ola gostaria de saber sobre a minha assendencia meu nome é jose sergio ribeiro holanda agurdo dicas preciso de ajuda

    atree mias sergio holanda

     
  55. maxwell

    setembro 10, 2011 at 12:35 am

    ola meu nome é maxwell,sou paraibano mas meus avós por parte de pai são de recife,pois bem eles tem sobrenome “Dutra” e sei que é de origem holandesa,pois a muitos anos atras fui procurar saber e descobri essa informação ;só nao sei de que lugar de pernambuco eles saõ pois nunca conversei com eles sobre tal,só agora que me bateu essa curiosidade.Tenho sobrenome oliveira,santos,dutra queria saber se tem alguma relação com toda essa historia.obrigado,meu email é maxboy_jp@hotmail.com

     
  56. maxwell

    setembro 10, 2011 at 1:02 am

    oi sou eu maxwell denovo,estou enviando outro comentario porque quanto mais leio mais me impressiono,li agora no site que as pessoas chamadas de sarara provavelmente vieram da expressão sefaraditas,pois bem como disse antes meus parentes por parte de pai são assim,sarara mesmo e sempre ouvi essa expressão no meio deles,estou impressionado!quero saber mais,sempre achei eles muito diferentes das demais pessoas eram loiros, “galegos” de mais,do cabelo loiro e encaracolado para ruim,as veses liso tambem;são estatura baixa nariz estranho meio engraçado,testa proeminente e incrivelmente há muitos casos de problemas com hipoglicemia na familia,coincidente com o que acabei de ler!! temos habitos estranhos que nunca entendi como o de casar entre familiares,cantar em cerimonias funebres,estou intrigado!

     
  57. mislaine rosa guimaraes

    setembro 15, 2011 at 2:17 am

    shalom meu nome é mislaine rosa guimarães e gostaria muito de saber se ha uma possibilidade de eu ter raizes judaicas pois na minha familia existem os sobrenomes rosa,ferreira,vasconcelos,alves,oliveira,silva e dos santos e pereira meus tataravos e bisavos moravam em minas gerais,alagoas,pernambuco e bahia e gostaria muito que alguem me desse uma luz da onde eu posso começar a minha pesquisa desde ja agradeço toda rabá

     
    • josilene

      agosto 2, 2012 at 7:31 pm

      olhe mislane u pai du meu marido tem pereira a urigem dus pereira sao olandes u mezimo era de jiqia da praia al eu moro em aracaju se comese com suas pesqiza quem sabe voceis nao sao parente ele tem pereira por parte du pai e andrade por parte da mae um abraco

       
  58. mislane rosa guimarães

    setembro 20, 2011 at 9:37 pm

    Shalom,erev tov eu gostaria muito de saber a minha verdadeira descedencia pois na minha familia existe os sobrenomes de rosa,dos santos,pereira,ferreira,vasconcellos,alves,guimarães e outros mais que depois das mulheres antigamente se modificava o sobrenome mas estou disposta a correr tudo pra descobrir a minha verdadeira descedencia e queria que vcs me endicassem por onde realmente começar e que seje seguro.Sei que tambem na minha familia seguia algumas crenças,pois sei que se estabeleceram em Sao Paulo,Alagoas,Minas, gerais,Parana,Pernambuco,Bahia e interiores de Sao Paulo eu nasci em Santos pois meus pais se casaram e vieram pra ca se puderem me orientar vou deixar o meu email mislainerg@hotmail.com desde ja agradeço todá rabá

     
  59. Cassio Chaves Pimenta Coelho

    setembro 26, 2011 at 2:39 pm

    Meu nome é Cassio Chaves Pimenta Coelho . Como saber se sou descendente de Judeus??

     
  60. sonia ramos

    outubro 16, 2011 at 6:09 pm

    Meu nome de Batismo e consequentemente de familia é Sonia Ribeiro de Souza. Sei que meus parentes paternos são de origem Portugues e Nordestina da familia SOUZA e maternos da familia tbm Portuguesa e Nordestina GUIMARÃES RIBEIRO e segundo ouvia minha avo contar, meus ancestrais eram considerados cristãos novos,
    minha avó e meu avô apesar de filhos de Portugueses são nordestinos de Sergipe.
    Gostaria de saber se realmente tenho descendência Judia, o que me honraria muito, ja que gosto de seus costumes e de sua gastronomia com a qual trabalho.
    AVÓS
    Maternos
    EVARISTO JOSÉ DE SOUZA –
    JULIETA RIBEIRO DOS SANTOS – Filha de ALONSO DOS GUIMARÃES RIBEIRO e JACINTA DOS SANTOS

    Algum parentesco Judeu?

     
  61. david

    novembro 26, 2011 at 10:58 am

    Meu nome é DAVId SALOMÃO DAS CHAGAS E SOU FILHO DE NORDESTINO,
    LÁ DA PARAIBA E GOSTARIA DE SABER SE POSSO SER DESCENDENTE DE JUDEU
    E MINHA MÃE É DA FAMILIA OLIVEIRA SÓ QUE ELA É CAPIXABA!
    UM ABÇ
    VLW

     
  62. mislaine rosa guimaraes

    dezembro 1, 2011 at 4:41 pm

    shalôm,gostaria muito que me indicassem como descobrir as minhas raizes pois ja que na minha familia ja faleceram os mais antigos que poderiam me dar mais informações por onde começar e gostaria muito de fazer esse tal teste dna ancestral quem ja fez e puder me ajuda ficarei eternamente grata meu novo msn pois o meu antigo raquearam desde ja agradeço a todos toda rabá

     
  63. Leandro Kelly dos Santos

    dezembro 2, 2011 at 3:27 am

    Olar!
    Gostria de saber se os nomes KELLY ( por parte de mae,meu avo era filho de portugues,minha avó tinha o sobre nome de Barbosa,MINHA AVÓ ERA PARAIBANA,e provavelmente meu tataravôs,venham de irlandeses) e por parte de meu pai o sobre nome SANTOS.Como vou saber se tenho decendencia judaica?

     
    • roberto alves da silva

      dezembro 8, 2011 at 5:45 pm

      ola gostaria de saber das origem [alves e silva] meu nome e ROBERTO] de sp sao paulo.

       
    • Vandeildo Nascimento de Souza

      janeiro 22, 2012 at 7:05 am

      Quero saber qual é a minha descendência meu nome é Vandeildo Nascimento de Souza,meu pai é Messias Francisco de Souza nascido em Moxotó-Pe mãe Amara da Conceição nascida em Lagoa dos gatos-Pe,pai Antonio Francisco de Souza nascido em Lagoa dos gatos-Pe,Minha mãe Terezinha Nascimento de Souza nascida em Irajai-Pe pai Manoel Creolo do Nascimento,Mãe Guilhermina da Conceição nascidos em Irajai-Pe

       
  64. Marcos Lima

    dezembro 11, 2011 at 3:38 pm

    Olá, Srs.
    Tenho buscado respostas para a minha ancestralidade judaica.Mas os esforços tem sido vagos…
    Como devo proceder? A quem devo procurar?…

    Um abraço

    Muito grato.

     
  65. andryo

    dezembro 16, 2011 at 7:14 pm

    Gostaria de saber se a pesquisa geneológica pode chegar a descoberta de uma ascendência judaica . Até que ponto poderá auxiliar na descoberta de minha família ter ligação com supostos cristãos novos ou marranos. Como poderei descobrir que por a mais b que realmente minha família vem de cristãos novos. Andryokop@hotmail.com

     
  66. luiz cláudio moraes sales.

    dezembro 25, 2011 at 1:52 pm

    sou descendente de uma trisavó materna chamada maria das dores farrapo,o padre sadoc e o padre lira escreveram sobre um povo judeu de nome farrapo que viveu em sobral no ceara´.seu filho josé de sousa filho não herdou seu sobrenome.ele nasceu em 13 de março de 1898.tenho desejo de conhecer esse passado histórico.se alguém puder me ajudar eu agradeço.este bisavó é primo em 1°grau de josé pedro soares bulcão,pai da atriz florinda bulcão.feliz natal para todos.

     
  67. Pamela Miranda

    dezembro 25, 2011 at 8:03 pm

    Olá,

    Antes de começar a pesquisa sobre cristãos novos no Brasil já queria me converter ao Judaísmo. Sou filha de mãe nordestina (RN, Umarizal) e pai paulista (interior). Meus avós paternos são: Maria Aparecida Miranda e Salvador Benjamim Miranda. Meus avós maternos são: Raimunda Alves de Oliveira e João Muniz dos Santos. Meus bisavós por parte de mãe são: Umbelina Maria da Conceição e Elviro Alves de Oliveira (parte da avó), Maria Adelaide da Conceição e Manoel Muniz dos Santos (parte do avô). Meu avô João veio da Paraíba com os pais, pelo que disse minha mãe.

    Umarizal é uma cidade pequena e “fechada” próxima de outras cidades pequenas e fechadas como Venha-Ver, Caicó e etc. Fiquei surpresa ao assistir o filme Estrela Oculta do Sertão, pois fala da região oeste (na qual minha mãe nasceu). Minha vó é de Umarizal e minha bisavó também é de lá. Existe o termo judaísmo secreto, isto é, mitzvots praticadas secretamente que encontro na família materna de minha mãe: trabalhar num dia e não fazer nada no dia seguinte, nem varrer a casa, como disse minha mãe (o Shabat), deixar o animal morto pendurado para sair o sangue (dieta Kasher), ter cruz pelas portas da casa (Mezuzah) e enterrar o morto vestido com mortália.

    Quem puder me ajudar ficaria muito feliz. Gostaria de saber se existe algum local em que eu possa pesquisar o nome dos meus tataravós e assim por diante. Onde posso fazer esse tipo de exame de sangue?

    Desde já muito obrigada!

     
  68. cicero alves de aguiar

    janeiro 8, 2012 at 11:32 am

    ola tenho uma imensa curiosidade de saber da minha origen nome cicero alves de aguiar meu pai alagoano so o q sei tenho traços do oriente nao sei nome do meu pai jose alves de aguiar por favor mein responda se souber de alguma coisa agradeço.

     
  69. IZABEL

    janeiro 9, 2012 at 11:03 am

    eu tenho origem das seguintes familias costa e souza pelo lado paterno lima e cruz do lado materno a minha avó´materna nasceu no interior de sao paulo seus pais nao sei de onde vieram mas meu avo materno e meus avos paterno vieram de minas gerais e meu pai conta que ate a idade de dezoito anos ele nao conhecia nenhuma festa catolica principalmente natal e que seus pais casaram de forma conbinada pela suas familias para unirem suas posses para que seus bens continuassem na famila eu gostaria muito de ser descendentes de judeus por que muitas concidencias se podem chamalas assim tive na minha vida inteira sempre fui diferente das pessoas que convivia quando eu era pequena tinha muitos sonhos com letras escritas no ceu uma lingua que eu nao podia entender so depois de adulta e conhecer o judaismo pude saber que era a letra hebraica e o meu amor pelo s judeus e a minha alegria so de falar deles e ate o meu desejo de estudar a torah se vcs puderem me ajudar entre em contato comigo . gostaria tambem de encontrar parentes que nao temos contato a mais de quarenta anos vou deixar o nomes completo dos meus avos paternos ,EMILIA CIRICO DA COSTA E ELIAS ANTONIO DE SOUZA

     
  70. wedney

    janeiro 14, 2012 at 5:07 pm

    ola meu nome É WEDNEY SOU PERNAMBUCANO QUERIA SABER SE TENHO ORIGEM JUDAICA

     
  71. Manuel

    janeiro 26, 2012 at 3:47 pm

    Existem alguns sobrenomes Portugueses que têm uma forte ligação aos Judeus convertidos ao catolicismo pela inquisição , sobrenomes como : Rodrigues , Nunes , Cardoso , Lopes , Costa , Gomes , Pessoa , Barros são os sobrenomes mais referidos pelos decomentos historicos da espoca de Judeus convertidos ao cristianismo pela inquisição em Portugal , se tiverem estes sobrenomes poderão então apresentar uma probabilidade de pelo menos 50% ter ligações judaicas.

    Shalom

     
  72. josué correia costa

    janeiro 28, 2012 at 6:44 pm

    gostaria de saber se a minha familia e origem judaica meu sobrenome correia costa, meu avô faustino costa é mimeiro de origem portuquesa .josué correia costa.

     
  73. airton

    fevereiro 3, 2012 at 12:21 am

    olá, sou da familia aragão gomes gostaria de saber se sou decedente de judeu.

     
  74. Jean

    fevereiro 15, 2012 at 6:21 pm

    Ola, tenho um amigo que e judeu ele me disse que e possivel eu ser decentende de judeu por causa do sobrenome… deste entao estou procurando saber mais. Voces poderiam me ajudar? Sou de Ginas Gerais, meu sobrenome e: Alves Guimaraes, meu pai tem o sobrenone Vieira Guimaraes, e mina mae Alves e Aredes.
    deste ja obrigado.

     
  75. Wilson Andrade de Barros

    fevereiro 17, 2012 at 6:23 pm

    SHALOM LA RHEMA!!

    Sou carioca, da famila BARROS, pelo lado paterno, oriunda de Recife – PE, sendo que minha avó paterna descendia da famila HORA, e hoje meu pai é o ultimo da familia a ter este nome.

    Pelo tronco materno, minha avó era descendente dos Pereiras, e meu avô dos Andrades, portuguêses irradicados em Sergipe, (em Dores, Propria, Laranjeiras, S. Cristovão, Lagarto, e Aracajú), possivelmente cristão novos, mais que, de uma forma timida e velada, tentavam manter as praticas “judaicas”, especialmente o cunprimento da mitsvot do shabat, a abstinencia de ingestão de coisas impuras, as festas, quando possivel, mais de uma forma muito velada e sem grandes esplicações, ate que, pela proximidade dogmatica do judaismo tornaram-se adventistas, e hoje os netos e bisnetos, estão fazendo o retorno.

    Ficarei grato, se em suas pesquisas, teve contato com algum, BARROS ou da HORA, de Pernanbuco que tenha ancestraliade judaica, ou Pereira / ANDRADE de Sergipe, que possa me fornecer informações para que “possamos trocar figurinhas” e estar descubrindo possiveis laços familiares.

    Para contato por gentileza utilise o E-mail wilbarros@hotmail.com

    Antecipadamente Agradeço

    Shalom

    Wilson Andrade de Barros

     
    • josilene dos santos filha

      julho 1, 2012 at 7:20 pm

      ola wilson meu marido tem sobre nome de origem pereira e andrade mora em aracaju se estes sobre nome pereira veio de jiqie da praia al por parte du pai e andrade veio por parte da mae de maceio al ela dizia que tia decedencia com indios de pameira dus indios al u nome dela de nacimento era jozefa andrade dos santos como cazou com um pereira duatre pasou a ter u nome de jozefa andrade duarte ela saiu du estado de al com 13 anos de idade onde veio trabalha como domestica em penedo e de penedo veio para aracaju se aonde conheceu seu sebastiao pereira duarte e cazou e teve 9 filhos hoje ela e falecioda a 2 anos ela ante de falece tinha um desejo de revelo ermaos dela que segundo ela tinha 5 os nome era ortencio e ortencia e veneranda e ela que era jemea com jose a mae dela era ambrozina ja falecida e u pai antonio ja falesido segundo ela a mae era india de pameira dus indios al nos ficamos muito agradecido si agem for destes sobre nomes ou mesimo um sobrinho de primeiro grao de segundo grao vai ser gratificante para us filhos de jozefa eles espera resposta wilson faca u seu comentario e mande ta aguardo

       
    • josilene

      agosto 2, 2012 at 2:41 pm

      ola wison meu marido tem pereira e andrade pereira por parte du pai e andrade por parte da mae

       
  76. MARCOS AURELIANO

    fevereiro 18, 2012 at 12:42 am

    meu bisavô chamava-se Gonçalo Rodrigues Bezerra,nascido em 1889,natural da localidade de riacho dos macacos-groaíras, imigrando em 1917 para irauçuba,casado com uma mulher dessa cidade deixou 8 filhos.o velho era católico praticante.mas descobri q na sua velhice avançada falava numa tal eretz israel, bnei israel.descobri também q o velho usava um anel com hexagrama q ele chamava de magen davi. depois de ouvir essas histórias, fiquei intrigado e fui pesquisar o significado dessas palavras estranhas e descobri q se trata de hebraismo puro- terra de israel, filhos de israel e estrela de davi.descobri também q o nome bezerra era utilizado pelos judeus como sobrenome para disfarçar seus verdadeiros sobrenomes. será q sou descendente de um judeu?

     
  77. MARCOS AURELIANO

    fevereiro 18, 2012 at 12:51 am

    por favor se possivel envie comentarário via e-mail. obrigado: marcosbezerra86@yahoo.com.br

     
  78. Juvenal Gomes da Silva

    fevereiro 27, 2012 at 9:01 pm

    Meu nome é Juvenal Gomes da Silva e o nome do meu pai era José Gomes da Silva. Ele nasceu em Serra Talhada no PERNAMBUCO. minha mãe chama-se Cleuza a Franclim Monteiro e é natural de Pocinhos na Paraíba. Gostaria de saber se eu tenha descendência de Judeus. Ficaria bastante agradecido em ser informado. teria orgulho de pertencer a árvore genealógica dos judeus. Por favor me respondam no meu e-mail -obrigado.

     
  79. Glória Borges

    fevereiro 28, 2012 at 3:55 am

    Gostaria de saber se o sobrenome da minha família é de origem judaíca.” Bogea Serra.
    Aguardo resposta.obrigada

     
  80. jefferson

    março 3, 2012 at 5:49 am

    véi naboa no brasil o sobrenome diminante é o do pai ele nunca muda vcs tem que se ligar nisso o sobrenome da mãe não é relevante pois quando a mulher se casa ela perde o sobrenome de seu pai ou seja pesquisem apenas o ultimo nome como o meu que é OLIVEIRA que descende da familia has-levi , foi mudado para OLIVARES,OLIVA E OLIVEIRA na inquisição da idade média e varios judeus trocaram seu sobrenome para sobreviver e quando chegaram ao Brasil muitos perderam o costume judeu. não esquecam que não inporta se é judeu ou não e sim a fé que temos em DEUS vcs não devem ficar nisso de ai so judeu ou não pois todos somos filhos Deus.

     
    • luiz cláudio sales

      março 7, 2012 at 4:02 pm

      caro jefferson,o sobrenome paterno não necessariamente é dominante.durante o século xix e início do século xx até o código civil de 1916,uma pessoa podia colocar no filho um sobrenome de um ancestral importante podia ser materno ou paterno que tanto o pai e mãe não tinham para reforçar sua linhagem.o parentesco entre 1607 e 1907 ia até o 10º grau em linha colateral.tem casos em que o filho não tinha o sobrenome do pai mas de um parente famoso da mãe.

       
    • Arimatéia de Freitas da Costa

      julho 31, 2012 at 12:48 pm

      Olá, Sou Arimatéia de Freitas da Costa. Concordo com você. O que realmente importa é obedecer a Deus. Mas o que nos deixa intrigado e curioso é o motivo porque esconderam de nós esta história dos cristãos novos. Acho que é importante que esta história venha à tona, não interessa a etnia, poderia ser japonesa, chinesa, ou africana mas que seja revelada, pois é importante saber de onde viemos, quem somos e para onde vamos. Acho que para Deus só existe uma raça, a raça humana, mas os judeus também são humanos e tem todo direiro de lutar contra um passado que não os considerou como tais.

      AM YISRAEL CHAI, ODAVINU CHAI!

       
      • Josilene Santos

        agosto 13, 2012 at 7:16 pm

        ola eu creio que tudo u que esta acontecendo e por que amaioria du povo esta segindo us mandamento da leis du home e nao a de deus eu sou das familha dus bareto dus santos e todos nos famos criados com aqela regra de levanta e reza e da benca aos pais da a benca aos mais velhos seja parente ou nao guarda a semana santa as sesta feiras da paichao jejum so tomava banho depois de meio dia nao varia casa so depois de meio dia nao chingava nem um tipo de nome nao vestia roupa sem manga e nem a baicho du joelho nem cortava cabelo era so as ponta e todos us domingo ia para a misa e quando tinha cinco anos ja comecava a batalha a misa e catecismo ao doze anos a primira comunhao e depois frequenta as misa constantemente quando aranjava uma noiva ea si prepara ate u sasamento quando e depois du casamento iria ate u finao da vida mesimo dendo alguma dezavenca tinha que segi em frente porque fizero um juramento nao so com ela e com ele mas com deus entao eu acho que todo juramento a deus nao pode ser disfeito e si for disfeito recebera u castigo eu catigo de deus e iso que a jente ta vivendo na era de hoje a jente nao devemos nada a u home nos temos deveres com deus aqi na tera e nus seus entao minha jente vamos viver aqilo que deus planejou para nos aqi na tera si a jente tivese vivendo como deus planejou nos vivemos todos feliz sem nem um tipo de agrecao a u ceres humano nem um tipo de direpeito voltados para us encinamentos as crianca ao jovem para toda humanidade vivese em hamonia e comecace encherga que tem um deus vivo e que conhece todos us coracao dus filhos dele nos nao nacemos du vento nos nao nacemos da tera no nacemos du puder de deus esta e uma mensagem para voce

        Em 09/08/12, “Famlia Carneiro – Origens e tradies dos

         
  81. Deolan santos silva

    março 19, 2012 at 12:26 pm

    gostaria de saber se o meu sobre nome é de origem judaica

     
  82. Tiago Aguiar

    março 19, 2012 at 10:00 pm

    Gostaria de dizer que partilho da mesma curiosidade em rastrear meus ancestrais e comprovar minha origem judaica. Não preciso provar para mim mesmo, apenas saber a qual das 12 tribos pertenço. Meu nome é Tiago Aguiar. Esse sobrenome, juntamente com Petronilo e Brito nos acompanha há cerca de 400 anos (tempo conhecido). Só sei que descendo dos marranos portugueses. Sou de Campina Grande-Pb, e tanto a cultura familiar quanto as características gerais se encaixamno referencial judaico. Meus dois bisavós eram irmãos e minhas bisavós eram irmas e primos entre si; meus avós idem; meus pais eram primos; todos os nossos irmãos e primos ram proibidos de casar fora da parentela. Se alguém tiver maiores dados sobre esses sobrenomes, peço que compartilhe. tagacioli@ig.com.br.

     
  83. Alessandra

    março 23, 2012 at 5:42 am

    Sou Castro e tb Mello. Já li que os dois são de origem judaica, me parece que pela internet todos os sobrenomes brasileiros o são. Já vi gente querendo se converter ao judaísmo por causa dos sobrenomes que estampam a internet dizendo – “cristão novo”. Os rabinos só aceitam com DNA provando a origem judaica da pessoa, pela internet infelizmente não dá prá saber.
    mas se alguém tiver alguma história sobre Os Castro e os Mello fique a vontade para me enviar.
    Deus nos abençoe

     
  84. sandro pereira da silva

    março 23, 2012 at 9:29 pm

    amado gostaria de saber se tenho descendência judaica a minha vo paterna e diva carneiro da silva de recife e meu avo parte de mae é noé moreira pereira seu pai portugues e bisavó do norte júlia moreira brandao. envia resposta

     
  85. Vera

    março 26, 2012 at 11:44 pm

    Boa noite. Meu sobrenome é Lucena, nasci em Fortaleza Ceará mas meu pai era da região do cariri (cidade de Missão Velha). Já pesquisei e sei que esta família descende dos judeus espanhóis que foram perseguidos pela igreja católica e se refugiaram em Portugal, vindo posteriormente para o Brasil. Tenho muito orgulho da minha família, meu pai era um homem muito culto. todos os seus descendentes são muito inteligentes (modéstia à parte). Gostaria muito de conhecer Israel apesar do mesmo se situar numa região tão conflagrada da terra. Obrigada pela atenção

     
  86. Bruna Ramos

    março 29, 2012 at 12:00 pm

    Olá Claudimi!!Meu nome é Bruna Thalyta Ferreira Ramos. Sou do Ceará e estou morando em Israel. Ando pesquisando sobre a minha Genealogia e encontrei seu blog.O meu Tataravò era Urias Ramos de Oliveira e era senhor de Engenho na Serra da Ibiapaba, entre Tianguá e Ubajara. Descobri que minha familia é de origem dos judeus cristãos-novos – Ramos de Oliveira, mas gostaria de saber mais ainda, já que estou tendo a oportunidade de morar aqui na Terra Prometida!! Você poderia me ajudar com minha pesquisa??Obrigada pelo post, me ajudou bastante!!Shalom!!

     
  87. Uilson favetta

    março 31, 2012 at 3:55 pm

    O meu pai é descendente de italianos,veneto,mas a minha maé naõ sei a sua origem, mas sei que o sobrenome é ferreira da silva. Seria de origem judaica?

     
  88. Mary Craver

    abril 6, 2012 at 6:03 am

    Me interessa muito isto tudo. Meu filho tem sangue dos “Marinho” cearense. Existe uma doenca na familia dos Marinho,acredito que seja a doenca de Machado-Joseph e li que esta doenca e oriunda duma ilha tal dos Acores onde tinha gente da Holanda nao so de Portugal. Tenho lido que esta doenca pode ser uma doenca ligada com judeus. Tem algumas informacoes que pode me enviar? Notei que haja uma incidencia grande desta doenca ou uma parecida no Ceara mesmo que nao sejam as pessoas parentes que saibamos dos “Marinho.” Obrigada por quaisquer informacoes.

     
    • Cláudia santos Macário

      outubro 23, 2012 at 5:37 pm

      Também tenho vontade de conhecer essa história pois minha avó materna ( Maria pereira de lima) meu bivó (Francisco Pereira de Assis) meu avô materno ( joão Mariano da Silva) todos nascidos em Caruaru Pe. A familía do meu pai é Santos, esses sobrenomes teriam origem judaica? Pois minha vó materna teve câncer de mama, minha mãe teve cãncer de mama eu também e o médico nos perguntou se teriamos descendencia judaica. Pois nos informou que esse tipo de problema pode ser por conta dessa origem . Alguém pode me explicar? E como fazer para saber dessa genealogia? Obrigada cláudia Santos.

       
  89. Mary Craver

    abril 6, 2012 at 6:06 am

    Notei lendo estes comentarios tambem que tenha muitos avos com o nome dado “Joaquim.” Era comum dar nomes biblicos aos gentios na epoca da Inquisicao?

     
  90. Daniel Natali de Souza

    abril 6, 2012 at 8:42 pm

    oi meu nome tem Souza e queria saber se tenho origem judaica?

     
  91. Daniel Natali de Souza

    abril 6, 2012 at 8:44 pm

    e sou meus avos eram de sergipe meio indios….sera q sou descendente de judeus portugueses…alguem pode me ajudar? obrigado!

     
  92. Antenor Alves Silva

    abril 7, 2012 at 6:12 pm

    Olá. Meu nome completo é Antenor Alves Silva. Meus pais são nordestinos. O sobrenome do meu pai (MA) é Ribeiro da Silva e da minha mãe é Pereira Alves (PI). Gostaria de saber como faço para contactar alguém que possa esclarecer se minha ascendência é judaica. Meu bisavô, por parte de pai, chamava-se Antenor Ribeiro de Freitas. Ele era português, creio que, pelo sobrenome, ele seja de origem judaica. O sobrenome da minha bisavó era Lina Faya. Agradeço a atenção.

     
  93. jose pinheiro da silva

    abril 9, 2012 at 12:25 am

    meu avó chamava joaquim pinheiro da silva meu pai florentino pinheiro da silva o que leva pensar que podem ter origen judaica .pois um amigo meu . disse que pinheiro da silva era nome de judeu que passava ser cristão . lembro minha mae brigar .muito com meu pai para ele ir a missa mais ele naõ ia nunca mesmo no domingo ele ia trabalhar . minha mae falava meu bisavó meu avó meu pai eles naõ gostava de ir a missa que eles era ateus. ateus não agora acho que eles eram judeus minha familia é natural de ipanema mg

     
  94. Eduardo Antonio

    abril 22, 2012 at 8:22 pm

    Baruch HaShem!

    Sou pernambucano e moro na paraíba,minha família paterna tem os nomes “MOURA”, e “RAPOUSO LIMA” são da cidade de Bezerros-PE,circo-vizinha das cidades de Caruarú,Gravatá(que teve uma importante colonização holandesa) e Garanhuns cidade que servi como 2º Te. de Infantaria no 71º Bimtz…

    Minha família materna tem os nomes “CUSTÓDIO de ALMEIDA” da Cidade de Carpina-PE e “BATISTA DE NASCIMENTO” da cidade de Bejo da Madre de D’us

    Gostaria de mais informações sobre minhas origens :)

    Shalom

     
  95. sonia

    abril 23, 2012 at 6:16 pm

    Minha familia é Machado Freire ,faço genealogia da familia a uns 8 anos,estou escrevendo um livro.Gostaria de saber se essa familia descende de Judeus,pois nas minhas pesquisas, tudo leva a crer que sim,mas queria ter a certeza e de onde vieram,sei que de Portugal e provavelmente da Região da Provincia do Minho.

     
    • Arimatéia de Freitas da Costa

      abril 10, 2013 at 1:38 am

      Olá Sônia. Sou Arimatéia de Freitas da Costa. Meu pai é MACHADO, meu avô e bisavô também eram. Estou tentando pesquisar sobre a família Machado do meu pai, mas até agora só consegui até bisavô. Tudo leva a crer que este sobrenome é de origem judaica. A enciclopédia judaica coloca este sobrenome como definitivamente um sobrenome de origem sefardita, ao lado de SEIXAS, PEREIRA E CARVALHO. Por volta de 1880, alguns comerciantes do Recife eram MACHADO. Não será uma tarefa fácil, pois pelo que pesquisei até agora, os Machados da minha família vieram de Parelhas-RN, pro Riacho do Sangue, atual Jaguaretama no Ceará, onde se aparentaram com os PINHEIROS também do Riacho do Sangue. Depois desceram para um lugarejo denominado São Bento, próximo a Olho d’água da Bica a 19 km de Taboleiro do Norte-Ceará. Atualmente, temos nós aqui em Fortaleza, outros moram em Apodi-RN, Itaú-RN, Alto Santo-CE. Gostaria de manter contato.
      Meu e-mail é: j.di.ma@hotmail.com

       
  96. Luciano Alves David

    maio 5, 2012 at 10:08 pm

    Meu nome é Luciano Aves David, Meus ascendentes vieram de uma região chamada Toledo na
    Espanha ,emigrando para o Brasil no Pernambuco quero saber se sou descendente de judeu desde já, agradeço……Shalom

     
  97. elaine da silva santos

    maio 25, 2012 at 1:17 am

    claudime meu nome e Elaine da Silva Santos ,meu avo nasceu em1906 em Juazeiro/Ceara o nome dele e Antonio Jorge da Silva filho de Agostinho da Silva,descobri que meus tios e minha mae os seus nomes sao todos judeus,gostaria muito de descobrir se tenho origem judaica

     
  98. João Gomes

    maio 30, 2012 at 9:56 pm

    Olá a todos! Sou descendente de Holandês (o pai de meu tataravô) com portugueses de sobrenome Gomes/Carvalho/Souza radicados no sul do Ceará (Brejo Santo e Juazeiro), por parte de meu pai. Já por parte de minha mãe, sou descendente de portugueses Alves/Oliveira da região do Cariri. Minha esposa é descendente de baianos de sobrenome Mendes (cidade de Lagoinha dos Mendes), estes, são brancos e de olhos azuis, uma condição um tanto quanto rara para nordestinos. Como faço um exame de DNA para saber se tenho ascendência judaica?
    prjoaogomes@hotmail.com.br

     
  99. Pedro Pires

    junho 16, 2012 at 9:57 pm

    Saudações a todos, Meu nome é Pedro Pires, e eu soube que tenho grandes chances de ser descendente de Judeus vindos ao Brasil quando perseguidos pelo Santo Oficio, até o Nordeste. Eu tenho a seguinte codificação no meu sobrenome (Pires de P-R-S = “partir, dividir, fatiar, ruptura” ou “moeda, presente ou prêmio”. Melhor ainda, “o que se lança”, “o arrojado”, “o quebrantador” (Bereshit- Genesis – 38.29). Peres e Pires são citados por GONSALVES DE MELLO; WIZNITZER apresenta Faria e Peres, e SALVADOR cita os três) E eu gostaria de saber se existe algum exame mesmo de DNA que possa comprovar que sou Descendente de Judeus, Pois queria tirar o Passaporte Israelense e ganhar cidadania do estado Hebreu, Agradeço desde já, Obrigado. Pedro.

     
  100. Vado

    junho 20, 2012 at 6:08 pm

    devido a informações de meus familiares, de acordo com o que eles dizem, sou descendente de Judeus, pois, nossos bisavós eram. Nasci na Bahia e moro atualmente em Mato Grosso. Sou de Sobrenome Nogueira e Pacheco. Gostaria de informações sobre lei do retorno Israelense.

     
  101. Francisco Evilásio Oliveira

    junho 20, 2012 at 9:30 pm

    Meu nome é Francisco Evilásio Oliveira,será que tenho descendência judaica.?Moro no interior do Ceará.

     
  102. diane

    julho 11, 2012 at 8:22 pm

    parece que alguns imigrantes vindo de Portugal tiveram que se converterem ao catolicismo se quisessem comprar terras no nordeste,meu sobrenome é teles meneses,do avo e da avó gonsalves rabelo todos vindo de Portugal se eram judeus nao sei,só sei que eles eram muitos devotos aos santos.

     
    • josilene

      agosto 8, 2012 at 3:15 pm

      minha sogra e fihha de india de sobre nome andrade a mesima dizia a ser pego a dentes de cachorro a mae dela era a india ambrozina de pameira dos indios al u pai rea jose paulo dizia que era fazendeiro a mesima fugiu com meu sogro de nome sebatiao pereira duarte de jiqia da praia al e perdeu u contato com a familha dela indijna moreu com tanta vontade de conheser um parente ate hoje us filhos procura parente dela sabemos sin que muita devota de sao jorge e samta luzia

       
  103. André

    julho 16, 2012 at 3:12 pm

    Olá, a todos os “Machados” e outros que acreditam terem anscestralidade judaica, quero dizer que já existem exames de DNA que comprovam se a pessoa tem descendência judaica. Existem laboratórios tanto no Brasil como no exterior. O exame pode ser feito pelo correio, é feito com a saliva do interessado. Segue alguns links de laboratório:
    Nos EUA: http://www.familytreedna.com/landing/jewish-ancestry.aspx
    No Brasil: http://www.laboratoriogene.com.br/
    Espero ter ajudado,
    Abs,
    André
    P.S. Também tenho ancestrais “Machado”

     
  104. luiz carlos brandão

    julho 19, 2012 at 3:26 am

    sou luiz carlos brandão, passei a minha vida toda com presentimento ou como uma voz falando em meu espirito que eu era um judeu, mas, recentimento descobri que eu realmente era. tenho 3 raizes judaicas uma de origem alemã e 2 de origem portuguesas, mas, so carrego um sobrenome judeu ( brandão ) gostaria de obter mais informações a respeito, as outras são amorin e sten sendo que fui informado que na ultima por um amigo judeu, embora não exista mais esta diferença física, a stem pertençe a tribo de efraim, eu quero saber se alquem conhece algum site que mostra as familias país por país com brasão e tribo. abraços de seu irmão judeu.

     
  105. Arimatéia de Freitas da Costa

    julho 24, 2012 at 11:22 pm

    Arimatéia de Freitas da Costa

    Nasci e moro em Fortaleza-CE, mas minha mãe é de Apodi-RN e os parentes de meu pai vieram de Parelhas-RN, Seridó Ocidental. Os sobrenomes de meus parentes são: Freitas, Nogueira e Costa por parte materna até bisavô. Machado, Costa e Pinheiro também até bisavô. Cresci ouvindo minha mãe dizer que carne de porco é “reimosa” e não era boa para o consumo e era proibido comer sangue pela Bíblia. Minha irmã me conta que quando pequena, minha mãe orientava ela para sempre que fosse varrer a casa, varresse da sala para cozinha, pois assim quando ela casasse manteria seu marido dentro de casa, se fizesse o contrário, varrendo da cozinha para sala, estaria expulsando seu marido de casa. Sempre que fazíamos alguma coisa que contrariasse nossa mãe, por exemplo demorando realizar alguma tarefa, ela dizia que estávamos dando “maçada”. Aprendemos as histórias dos heróis israelitas ainda cedo e minha mãe queria que imitássemos, este fato acabou por despertar um amor por Israel. Passei a buscar notícias em jornais, revistas, livros e por último internet. Quando deparei-me com a história dos cristãos novos, fiquei surpreso e percebi que todos os meus sobrenomes de parentes são de possíveis cristãos novos. E que as expressões de minha mãe e seus conselhos, podem ser vestígios de costumes de seus antepassados, descendentes de bneianussim. Estou estudando mais e me aprofundando no sentido de realizar uma teshuvá completa e uma possível aliah se o Eterno assim permitir.

    Shalom a todos!

     
  106. cezabenildes gonçalves do amaral

    julho 27, 2012 at 9:33 pm

    Sou descendente da familia sashim( perseguidos em portugal no séc. xvI ,fugiram para o Brasil).
    Eram conhecidos em portugal como a familia Meirelles, ( judeus).
    A minha avó se chamava Idalina da rocha meirelles e meu avô Veraldino do amaral sobrinho,eram primos. Nasceram na região norte de minas gerais , próximo de Montes Claros.
    Se alguem puder me ajudar localizar os descendentes desta familia eu agradeço.

     
    • cezabenildes gonçalves do amaral

      agosto 2, 2012 at 4:24 pm

      Quanto tempo leva para ter uma posição?

       
      • cezabenildes gonçalves do amaral

        setembro 6, 2012 at 2:36 pm

        A pouco tempo atrás encontrei um site que divulgava exame de DNA para identificar ás origens o preço estava em dolar. Será que é confiável? compensa fazer este exame?

         
    • cezabenildes gonçalves do amaral

      agosto 2, 2012 at 4:32 pm

      O povo judeu precisa se preocupar um pouco mais com os que estão dispersos. Dois mil anos se passaram porém, as promessas se mantém firmes. Quando Pai Abraão peregrinou pelas terras dos cananeus, Ele teve uma promessa : que após 450 anos como escravos no Egito, os seus descendentes tiriam uma pátria. O que estamos fazendo pelo nosso povo? Porque os Etíopes rescentemente foram reconhecidos como descendentes de Salomão, não tenho culpa de estar disperso.

       
      • Arimatéia de Freitas da Costa

        agosto 24, 2012 at 3:41 pm

        Cezabenildes li seu comentário com um aperto no coração. Acredito que sua dor é também a de muitos bneianussim que hoje estão descobrindo esta história a tanto tempo escondida, digo muitos, porque a maioria dos bneianussim, ainda nem se deram conta disso, a assimilação foi muito profunda de forma que não resta mais nada, a não ser a descendência e mesmo assim, desconhecida. Pelo que já pesquisei, o retorno não é tão fácil. Infelizmente grande parte dos que aqui estavam, foram embora para, América do Norte, América Central e Holanda, os poucos que ficaram, foram condenados ao ostracismo e assimilação gradual até diluir-se completamente, não restando outra opção, senão catolicismo e protestantismo. O Tribunal judaico em Israel só reconhece como judeu aquele nascido de mãe judia, ou que se converta e nem todas as conversões são aceitas em Israel. Sabemos que temos sobrenomes, resquícios de costumes, como descobri recentemente que na minha parentela também existiu muitos casamentos endogâmicos, ou seja, entre primos, tios e sobrinhas e houve até um caso de um sobrinho que casou com a tia. Bom se temos sangue judaico, isto ainda é uma incógnita, mas de uma coisa, tenho 100% de certeza, temos uma alma judaica e isso ninguém tira de nós, e estou certo de que a seu tempo, quando o Mashiach vier ele congregará todo o Israel, todos os que estão dispersos, temos a esperança das palavras firmes dos profetas. “E levantará um estandarte entre as nações, e ajuntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da terra.” Yeshaiahu 11:12. “Não temas, pois, porque estou contigo; trarei a tua descendência desde o oriente, e te ajuntarei desde o ocidente. Direi ao norte: Dá; e ao sul: Não retenhas; trazei meus filhos de longe e minhas filhas das extremidades da terra. Yeshaiahu 43:5-6. Enquanto este dia não chega, temos o dever de Guardar e Obedecer a Torá colocá-la em prática nas nossas vidas e ensinar nossos filhos todas as mitzvots de HaShem a fim de que estejamos preparados para o encontro com nossos irmãos e nosso Mashiach em HarTzion.

        Shalom a todos!

         
      • camilolopes3326@hotmail.com

        agosto 24, 2012 at 5:31 pm

        oi sou m lopes moro no mato grosso. minha toda é desde meus avós . por parti de pai e parteno por parti de pai maé tenho duas famillas de tias tios primos e primas e padrinho e madrinha consigo saber quem saõ.

         
      • camilolopes3326@hotmail.com

        agosto 24, 2012 at 5:36 pm

        oi sou lopes mesmo por parti de pai . de maé outra famillia. alves

         
      • cezabenildes gonçalves do amaral

        agosto 27, 2012 at 2:39 pm

        Espero que um dia todos nos estejamos unidos em busca de um só objetivo: Sermos reconhecidos como filhos da promessa. Abrão não escolheu um Deus, foi escolhido por um Deus e optou em seguí-lo, renunciando toda a parentela em obdiência para se tornar o Pai de uma grande nação.O estado de Israel não deve ser o palco de conflito das nações mas, o ponto de partida das bençãos para todos os povos.

         
      • Josilene Santos

        agosto 29, 2012 at 12:02 am

        eu moro em aracaju gostei da sua opinioes acredito que adoramos o mesimo deus o deus de abraao nao temos duvida e sim o rei du univeso que deus ti proteja

        Em 27/08/12, “Famlia Carneiro – Origens e tradies dos

         
      • cezabenildes gonçalves do amaral

        agosto 29, 2012 at 11:17 am

        Arimatéia, o importante é sabermos que apesar de estarmos dispersos temos o desejo e esperamos que as promessa do Eterno jamais falharão.

         
      • Arimatéia de Freitas da Costa

        setembro 13, 2012 at 7:37 pm

        Cezabenildes, existe uma profecia a respeito dos sefarditas, muito antiga, mas que ainda não se cumpriu. O Eterno que chama as estrelas do universo pelo nome, não saberia identificar os decendentes de israel?? Claro que sim. Aguardemos este dia, mas não esqueçamos de obedecer as mitsvot da Torá, porque é obrigação para todo judeu, seja ele, sefardita, askenazita, anussita, ortodoxo, chassídico, caraíta… Eis a profecia: E os cativos deste exército, dos filhos de Israel, possuirão os cananeus, até Zarefate; e os cativos de Jerusalém, que estão em Sefarade, possuirão as cidades do sul.
        Obadias 1:20
        Sabemos que o Tanach, chama de Sefarad, a antiga Ibéria, que atualmente corresponde aos países Portugal e Espanha e nós brasileiros, estamos incluídos nesta profecia.

        Baruch HaShem!

         
      • Arimatéia de Freitas da Costa

        outubro 18, 2012 at 5:57 pm

        Sim Cezabenildes, as palavras do Eterno jamais falharão. Leia Yirmeyahu 31, lá existe promessas maravilhosas, para não citar todo o capítulo, cito apenas o verso 10 que diz: “Ouvi a palavra do SENHOR, ó nações, e anunciai-a nas ilhas longínquas, e dizei: Aquele que espalhou a Israel o congregará e o guardará, como o pastor ao seu rebanho.
        Jeremias 31:10. Confiemos em Adonai, que um dia esta história virá à tona, pois nada está encoberto aos olhos de Adonai.
        Obrigado Claudimy por permitir este espaço no seu blog.

         
      • Celly

        novembro 27, 2012 at 11:08 pm

        Olá a todos, moro em Balsas no Maranhão e toda a minha família têm costumes de cristãos novos, já tem algum tempo que venho pesquisando sobre este assunto e obtive inumeras surpresas. Dentre todos os costumes estão fortemente acentuados o casamento somente entre familiares, tradições de guardar os sábados entre muitos costumes alimentares, natalinos e matrimoniais; todos os aspectos físicos e culturais apontam evidencias judaicas, é um povo muito fechado e muitos desses costumes passam despecebidos sem uma explicação de sua verdadeira origem.
        Gostaria muito de dar continuidade nesta minha pesquisa, para que eu possa enfim completar minha árvore geneálógica. Meu bisavô veio de Minas Gerais destino ao Ceará, lá minha avó maternamudomudou-se para o Maranhão, o sobrenome dela é MARIA SOLIDADE MOREIRA BARROS casou-se com JOSE ANANIAS CARDOSO DE MACEDO, descobri que a minha avó materna era parente da minha avó paterna que se chamava ABELIA PEREIRA DE SOUSA casou-se com JOAO RICARDO PEREIRA DE SOUSA. Resumidamente todos os meus familiares por parte de pai e mãe são parentes.
        Por favor, se tiverem maiores informações que possam me ajudar na formação da minha árvore genealógica, favor entrar em contato.

         
  107. Geraldo Neves

    agosto 20, 2012 at 11:52 pm

    Sou descendente das famílias Neves, Matos, Paiva e Pimentel, todas do Ceará. Alguma delas é de origem judia?

    Grato,

    Geraldo Neves

    gneves@live.com

     
  108. elaine da silva santos

    setembro 1, 2012 at 2:08 am

    Claudymi gostaria de saber se tenho descendência judaica,meu avô Antonio Jorge da Silva,nasceu em 1906 em Juazeiro do Norte/CE .bisavos,Agostinho inoçencio da SILVA e Izabel Maria da Conçeição.minha avó Rosa PERREIRA da Silva.bisavos Agostinho Pereira da Silva e Marcolina Pereira dar Flores.Por favor me responda meu email é elaine.dasilvasantos@hotmail.com.SHALOM!

     
  109. cezabenildes gonçalves do amaral

    setembro 6, 2012 at 2:39 pm

    Como poderei saber se realmente sou descendente da tribo Levita?

     
    • Maria Elizangela

      setembro 16, 2012 at 5:54 am

      Shalon a todos!

      Vejo que existe uma grande sede na busca pelas origens judaicas de suas famílias.

      Um dos maiores pesquisadores sobre as origens judaicas de famílias brasileiras é o historiador e militar pernambucano de origem judaica sefardim Flávio Rogério Ribeiro de Sá Cohen.Eu sou prima dele. Ele é um senhor moreno, obviamente de origem resultante do casamento de seu pai que é um judeu sefaradita oriental e moreno com sua mãe que é descendente de Índios e negros = bem tipicamente brasileiro e tropicasher, rsrs!

      Ele inclusive pesquisou a origem do meu sobrenome paterno, e eu consegui comprovar os dados que ele me forneceu posteriormente quando realizei um teste de DNA para ancestralidade judaica pelo cromossomo Y – paterna.

      Ele é muito bom nos estudos que faz. e inclusive foi ele que pesquisou a origem do sobrenome Carneiro, fornecendo para o dono deste blog, que infelizmente , como também um cidadão de Minas Gerais , chamado Mariel Marra, e muitos outros divulgou divulgaram as pesquisas do senhor Cohen e desrespeitosamente não citaram que o verdadeiro autor era esse estimado e prestativo senhor judeu.

      Ele estuda famílias brasileiras de origem judaica sefaradim ou cristã-nova, a quase 20 anos, e geralmente consegue , algumas e muitas vezes rastrear até a tribo israelita, a linhagem se cohanin, leviin , ben ysrael, ou se for de origem conversa = ben avrahan do sobrenome pesquisado. Ele até descobre se uma família pode ou não pertencer a una as 40 linhagens que descendem atualmente do Rei David.Ele consegue as vezes até descobrir quem foi o colono fundador de tal família, e cita também se a família teve ou não membros processados pelos tribunais da inquisição.

      Vale a pena contatá-lo. Ele fornece suas pesquisas por preços bem populares e acessiveis, para custear as despesas de consulta a bibliotecas e livrarias virtuais estrangeiras . Ele cita a bibliografia consultada detalhadamente. Ele explica a origem histórica e até mesmo, se houver , Bílica do sobrenome.

      Ele possui muitos livros antigos de genealogia judaica, que ele herdou do avô paterno dele, o já falecido senhor Imanuel Francisco de Sá Cohen.

      E ele também sempre condiciona a divulgação dos dados pesquisados a citação de seu nome como sendo o autor, até mesmo para poder ajudar outras pessoas que procuram saber suas origens judaicas sefaardi ou ashkenazi.

      Vocês podem contáta-lo aberta e diretamente pelos e-mails sacohen@bol.com.br e faio1204@yahoo.com.br ou pelo facebook dele, que é Flavio Sa Cohen!

      Espero ter podido ajudar a todos!

       
      • Rodrigo De Oliveira Corrêa

        janeiro 27, 2013 at 3:23 pm

        CARA MARIA ELIZANGELA, JÁ CONVIDEI 2X TEU PRIMO, O SR FLAVIO COHEN DE SÁ PELO FACEBOOK E NÃO OBTIVE RESPOSTA; JÁ ENVIEI VÁRIOS E-MAILS E TAMBÉM NÃO ME RESPONDEU. GOSTARIA DE SABER, TALVEZ ELE TENHA DADO UMA OLHADA EM MEU PERFIL NO FACEBOOK E TENHA VISTO QUE SOU CRISTÃO. SERÁ POR ESSE MOTIVO QUE ELE NÃO ME ADICIONOU?

         
  110. Fernando H Ribeiro

    setembro 6, 2012 at 8:31 pm

    Tenho Por sobrenome Ribeiro, até então sei que descende de famílias judáicas que se refugiaram em Portugal, fugindo da opressão do governo Espanhol nos séculos XVI , minha dúvida é de qual tribo poderia ser a família Ribeiro.

     
  111. Maria Elizangela

    setembro 16, 2012 at 5:53 am

    Shalon a todos!

    Vejo que existe uma grande sede na busca pelas origens judaicas de suas famílias.

    Um dos maiores pesquisadores sobre as origens judaicas de famílias brasileiras é o historiador e militar pernambucano de origem judaica sefardim Flávio Rogério Ribeiro de Sá Cohen.Eu sou prima dele. Ele é um senhor moreno, obviamente de origem resultante do casamento de seu pai que é um judeu sefaradita oriental e moreno com sua mãe que é descendente de Índios e negros = bem tipicamente brasileiro e tropicasher, rsrs!

    Ele inclusive pesquisou a origem do meu sobrenome paterno, e eu consegui comprovar os dados que ele me forneceu posteriormente quando realizei um teste de DNA para ancestralidade judaica pelo cromossomo Y – paterna.

    Ele é muito bom nos estudos que faz. e inclusive foi ele que pesquisou a origem do sobrenome Carneiro, fornecendo para o dono deste blog, que infelizmente , como também um cidadão de Minas Gerais , chamado Mariel Marra, e muitos outros divulgou divulgaram as pesquisas do senhor Cohen e desrespeitosamente não citaram que o verdadeiro autor era esse estimado e prestativo senhor judeu.

    Ele estuda famílias brasileiras de origem judaica sefaradim ou cristã-nova, a quase 20 anos, e geralmente consegue , algumas e muitas vezes rastrear até a tribo israelita, a linhagem se cohanin, leviin , ben ysrael, ou se for de origem conversa = ben avrahan do sobrenome pesquisado. Ele até descobre se uma família pode ou não pertencer a una as 40 linhagens que descendem atualmente do Rei David.Ele consegue as vezes até descobrir quem foi o colono fundador de tal família, e cita também se a família teve ou não membros processados pelos tribunais da inquisição.

    Vale a pena contatá-lo. Ele fornece suas pesquisas por preços bem populares e acessiveis, para custear as despesas de consulta a bibliotecas e livrarias virtuais estrangeiras . Ele cita a bibliografia consultada detalhadamente. Ele explica a origem histórica e até mesmo, se houver , Bílica do sobrenome.

    Ele possui muitos livros antigos de genealogia judaica, que ele herdou do avô paterno dele, o já falecido senhor Imanuel Francisco de Sá Cohen.

    E ele também sempre condiciona a divulgação dos dados pesquisados a citação de seu nome como sendo o autor, até mesmo para poder ajudar outras pessoas que procuram saber suas origens judaicas sefardi ou ashkenazi.

    Vocês podem contáta-lo aberta e diretamente pelos e-mails sacohen@bol.com.br e faio1204@yahoo.com.br ou pelo facebook dele, que é Flavio Sa Cohen!

    Espero ter podido ajudar a todos!

     
  112. stefano pacelli azevedo

    setembro 22, 2012 at 9:57 pm

    stefano pacelli azevedo ,querro saber sua origem judaica …………….

     
  113. Marina

    setembro 28, 2012 at 5:55 pm

    Minha bisavó materna se chamava Luzia Siani, alguma chançe dela ter sido judia?

     
  114. Mariannne

    setembro 30, 2012 at 1:21 am

    Olá,
    Meu nome é Marianne ,venho da família bezerra (bTzur) de Recife-PE e gostaria de conhecer mais bezerras e ter mais informações sobre meus ascendentes e meu povo.Quem tiver interesse ou informações que possa contribuir entre em contato pelo email mariannealvim@hotmail.com por favor.Grata Marianne H. Bezerra Alvim

     
    • Marcos Tucman Cohen

      maio 19, 2013 at 11:57 pm

      Shalom Mariannne! Quem pode ajudá-lo a descobrir suas origens judaicas e responder com absoluta certeza sobre a origem judaica de sua família e/ou sobrenomes, é o historiador e pesquisador pernambucano de origem judaica sefaradita Flávio Rogério Ribeiro de Sá Cohen. (do qual orgulha-me muito ser meu primo). Ele possui o maior e mais organizado banco de dados sobre origens de familias judaicas sefaradim, anussim e até ashkenazim, pois ele pesquisa esse tema a quase 20 anos.. Ele é tão bom nas pesquisas que inclusive fornece pistas para as pessoas fazerem comparação de seu resultado de exame de DNA judaico, pelo DNA do cromossomo Y ou paterno com as de outras famílias judaicas já estudadas e cadastrada se, pois ele além de militar e e formado em história também é especializado em Antropologia Cultural, Microbiologia Molecular e Genética de Populações Humanas. Vale a pena conferir porque você não vai se arrepender. Ele pode demorar responder uma pergunta , mas quando faz tira qualquer dúvida, pois ele tem uma super biblioteca desse tema, vários documentos antigos digitalizados e registro de quase todos os colonos judeus que entraram no Brasil e América Latina. Ele andou meio chateado por muito tempo pelo fato de que algumas pessoas que solicitaram suas pesquisas omitiram o fato dele ser o verdadeiro autor e ainda tiveram acarac de pau de se apropirarem de seus méritos de pesquisador. Procure no facebook por Flavio Sá Cohen. Ele é um senhor moreno, porque ele é um judeu mestiço e 100% brasileiro super educado , atende a todos sem frescura e com muita educação. O e-mail dele para contatos para esse assuntos é sacohen@bol.com.br Espero tê-lo ajudado.

       
  115. Fran Queiroz Gomes

    outubro 17, 2012 at 12:03 am

    Ola. Gostaria de saber se minha familia nordestina os “Queiroz” tambem tem sangue Judeu, pos sempre ouvi alguns falando sobre. Podes me dar mais informacaoes? obrigada.

     
    • Glauber Morais

      dezembro 18, 2012 at 6:20 am

      ou seu queiroz é da onde ? também busco informacao

       
  116. Daviley Alex

    dezembro 20, 2012 at 3:20 pm

    Olá, sou descendente de Alemães da família Sathler, e tbm tenho origens dos sobre nomes, Miranda, Gomes, Lima, Lessa, gostaria de saber se algum desses tem origem judaica, sou mineiro, e meus familiares também, Obrigado.

     
  117. Thiago

    dezembro 22, 2012 at 8:59 pm

    gostaria de saber se tem parentescos judaicos meu sobre nome e Almeida moro no rio de janeiro , meu tio ja fez uma pesquisa pra ver se a nossa familia tem esses parentescos e viu que sim , mais eu ainda tenho duvida

    meus avós tinham mania de falar para não contar as estrelas que isso dava verrugas
    e pelo que sei isso foi uma forma dos cristãos novos se esconderem da inquisição

    podem me ajudar ?? meu email e thiagofolyivo@hotmail.com

     
  118. FERNANDO CÉSAR GOMES DE MEIRELES

    dezembro 25, 2012 at 12:42 pm

    Shalom Claudimy. Meu sobrenome é Meireles , levantei informações através de tios idosos, que os meus avós vieram de Minas Gerais. Atualmente moro no Estado do Rio de jeneiro. Sou associado da ABRADJIN . já tenho algumas informações da familia Meireles, porém continuo as pesquisas. Gostaria de saber onde fazer o exame de DNA materno (No Brasil) ? Obrigado.

     
  119. camila de freitas

    fevereiro 28, 2013 at 6:59 pm

    olá meu nome e camila de freitas pereira n sei de gual descendente eu sou meu pai fala q minha bizavó era descedendete de indio mas n sei se eu sou tbm,mas pessoas flam q meu sobrenome tem descendencia de judaica
    estou em duvedas nisso

     
  120. camila de freitas pereira

    fevereiro 28, 2013 at 7:11 pm

    olá
    meu sobrenome tem freitas e pereira gostaria de saber
    se eu sou descendete judaica.

     
  121. camila freitas (@camilaf24844863)

    fevereiro 28, 2013 at 7:15 pm

    olá
    meu sobrenome tem freitas e pereira gostaria de saber
    gostaria de saber de gual descendencia eu sou…

     
    • Marcos Tucman Cohen

      maio 19, 2013 at 11:59 pm

      Boa noite! Quem pode ajudá-lo a descobrir suas origens judaicas e responder com absoluta certeza sobre a origem judaica de sua família e/ou sobrenomes, é o historiador e pesquisador pernambucano de origem judaica sefaradita Flávio Rogério Ribeiro de Sá Cohen. (do qual orgulha-me muito ser meu primo). Ele possui o maior e mais organizado banco de dados sobre origens de familias judaicas sefaradim, anussim e até ashkenazim, pois ele pesquisa esse tema a quase 20 anos.. Ele é tão bom nas pesquisas que inclusive fornece pistas para as pessoas fazerem comparação de seu resultado de exame de DNA judaico, pelo DNA do cromossomo Y ou paterno com as de outras famílias judaicas já estudadas e cadastrada se, pois ele além de militar e e formado em história também é especializado em Antropologia Cultural, Microbiologia Molecular e Genética de Populações Humanas. Vale a pena conferir porque você não vai se arrepender. Ele pode demorar responder uma pergunta , mas quando faz tira qualquer dúvida, pois ele tem uma super biblioteca desse tema, vários documentos antigos digitalizados e registro de quase todos os colonos judeus que entraram no Brasil e América Latina. Ele andou meio chateado por muito tempo pelo fato de que algumas pessoas que solicitaram suas pesquisas omitiram o fato dele ser o verdadeiro autor e ainda tiveram acarac de pau de se apropirarem de seus méritos de pesquisador. Procure no facebook por Flavio Sá Cohen. Ele é um senhor moreno, porque ele é um judeu mestiço e 100% brasileiro super educado , atende a todos sem frescura e com muita educação. Espero tê-lo ajudado.

       
      • André L. Menezes Machado

        maio 21, 2014 at 7:06 pm

        Olá, Marcus!!
        Pedi adição a ele pelo Facebook, mas não obtive resposta. Tentei falar com ele outras vezes, mas foi sem resposta. E nem usei os textos dele, que são muito interessantes. Gostaria de saber onde fazer esse exame de DNA estando no Brasil.
        Obg,

         
  122. Ricardo Teixeira Cardoso

    maio 29, 2013 at 2:35 pm

    Meu Sobrenome é Teixeira Cardoso será que tenho alguma origem judaica ? Sou de Santa Catarina .

     
  123. francisco lima

    junho 9, 2013 at 12:17 am

    olá shalon! venho de uma familia lima da parte paterna .esse sobrenome vém de origens judaica?

     
  124. Manoel Gino Tavares

    junho 9, 2013 at 7:09 pm

    Shalom, sou de uma familia tradicional sefaradim de pernambuco, pertencemos a família Tavares,atualmente vivo no Rio de Janeiro e faço parte da Sinagoga Beit tzadik,estou muito feliz em ter feito o Teshuváh.

     
  125. Calebe

    junho 14, 2013 at 3:18 am

    Ola!!
    Gostaria de saber de qual descendências são os sobrenomes Alves da silva e Neco ??

     
  126. lucimara. oliveira dos santos

    junho 23, 2013 at 7:42 am

    Olá, estava procurando pela origem do sobrenome Canuto e achei esta página contendo diversas histórias. O meu avô se chamava Francisco Canuto de Oliveira, ele era filho de um branco com uma índia que diz minha mãe que a mesma foi pegada no laço, tudo isso aconteceu em na região da mata no sul da Bahia, minha família e de Canavieiras-BA, minha mãe não sabe dizer muito a respeito . Gostaria muito de saber mais sobre essa história e origem da minha família.

     
  127. Silvio Rodrigues

    julho 7, 2013 at 10:14 pm

    Eu venho me intrigando desde muito cedo com a dúvida da descendência judaica. A origem de minha família é de Riacho dos Guimarães, atual cidade de Groaíras, interior do Ceará. Eu tenho em minha família os nomes de Feijão, Rodrigues, Gonçalves e Pereira. E há a forte história de que meus ascendentes vieram fugidos de Portugal e se instalaram em Pernambuco. Posteriormente nos séculos XVII ou XVIII instalaram-se nesta região cearense. Gostaria de saber se realmente posso descender de judeus.

     
  128. Lauriane

    julho 27, 2013 at 7:39 pm

    Olá, boa tarde!
    Me identifico muito com os costumes judaicos, vim de uma família com sobrenomes Rocha e Fernandes, gostaria muito de saber se há alguma possibilidade de serem de origem judaica.

    Att. Lauriane Rocha

     
  129. abner jordao xavier

    julho 31, 2013 at 4:42 pm

    segundo minha mae minha bisavó era judia tinha o sobrenaome CARNEIRO e veio para o amazonas.

     
  130. Paulo Simplicio

    agosto 24, 2013 at 9:39 am

    Ola! Sou do ceara , meus sobrenomes, Pinheiro, Maia, Arao, Alves, Gurgel, Ferreira de Moura, será que tenho possibilidades de ser descendente dos judeus?

     
    • Andre

      dezembro 27, 2013 at 9:10 pm

      Olá pessoal, existem varios laboratórios que fazem o exame por DNA de ancestralidade judaica, é simples, é feito através da coleta da saliva pela própria pessoa e o envio é feito pelos correios, quem interessar é só pesquisar no Google, eu mesmo fiz e confirmou o que já suspeitava. Existe um site famoso que faz, segue o link: http://www.familytreedna.com/landing/jewish-ancestry.aspx

       
  131. Carlos Alvino dos Santos

    agosto 26, 2013 at 11:07 am

    No lugar de Alvino, eu deviria ter como nome Matias, meu avô que foi assassinado em Sapucaia ou Atalaia em Alagoas tinha como sobrenome Matias e como nome Alvino houve portanto um erro no cartório local quando registraram meu pai, Manoel Alvino dos Santos que deveria ter sido, Manoel Matias dos Santos. é certo que meu avô era de origem Portuguesa, meu tio chamava-se Jose, minhas tias Maria de Loudes, Adelina e Ozana. todos já falecidos nasceram num destes municípios apontados acima.

     
  132. Jose Aparecido

    agosto 30, 2013 at 5:49 pm

    Gomes da Silva, Moro em São Paulo, meus pai Jose Gomes da Silva filho de Cassiano Gomes da Silva éra Pernambucano de Garanhus PE falava sempre de palmeiras dos indios e coité da pinha, meu tios eram Josué Gomes da Silva,Danzinha GoMes da Silva,Alcides Gomes da Silva, sei que existe primos com os nomes de Maria Rosa de Jesus (americana-sp) , Oseias Gomes da Silva, so vi uma unica vez a prima Maria rosa,
    Minha Mae era de palmeiras dos indios ,Maria Saturnina da Silva filha Manoel Saturnino e Pursina ambos de palmeiras dos indios, penso que tambem tenho sangue Judeus por causa dos constumes de guardar o sabado etc., sera que posso ser descendente também?
    Procuro parentes. pr.aparecido@hotmail.com

     
  133. Nertan Nicodemos

    setembro 24, 2013 at 4:40 pm

    Olá Bom dia,

    Ao me deparar com esse site, fiquei curioso em tentar saber mais sobre algo que os mais experientes de nossas famílias costumavam falar, sobre um laço de ligação bem estreito aos Judeus, pois se dizem oriundos diretos das famílias vindas da península ibérica,são elas:

    Família Pinheiro – Oriundo do vale do Rio Minho, Portugal e ai chegou ao Ceará, sua maior concentração está no antigo povoado de Riacho do Sangue, hoje com nome de Solonópole já Cidade.

    Família Teles – Pelo que sabemos está muito difundida na região do Cariri – Cearense (Cidades de Crato-Juazeiro e Barbalha / Sul do Ceará ) me parece que essa família de judeus que se firmaram na região ibérica fugido da perseguição.

    Família Araújo – Oriunda de Portugal e radicada nos sertões pernambucanos na região de , Serra Talhada e arredores ( Cidades ) no vale do rio pajeú. e ai vieram meus ancestrais para a região do cariri Cearense na cidade de Brejo Santo-CE sul do ceará. , já na divisa com o estado do Pernambuco.

    Família Basílio – Segundo Relatos é oriunda de Portugal, e fixando em Águas Belas e região, sertão do Pernambuco , e ai vieram para Brejo Santo, com o Coronel da Guarda Nacional o senhor Basílio Gomes da Silva, meu tataravô, onde o seu irmão, Victor José Modesto foi co fundador da cidade pernambucana ( Araripina ) e ai ele ja fundou a família Modesto.

    Queria saber mais sobre ligação entre nossas famílias e os judeus,

    Atenciosamente,

    Nertan Nicodemos.

     
  134. Nertan Nicodemos

    setembro 24, 2013 at 4:43 pm

    Caros, Bom dia,

    Ao me deparar com esse site, fiquei curioso em tentar saber mais sobre algo que os mais experientes de nossas famílias costumavam falar, sobre um laço de ligação bem estreito aos Judeus, pois se dizem oriundos diretos das famílias vindas da península ibérica,são elas:

    Família Pinheiro – Oriundo do vale do Rio Minho, Portugal e ai chegou ao Ceará, sua maior concentração está no antigo povoado de Riacho do Sangue, hoje com nome de Solonópole já Cidade.

    Família Teles – Pelo que sabemos está muito difundida na região do Cariri – Cearense (Cidades de Crato-Juazeiro e Barbalha / Sul do Ceará ) me parece que essa família de judeus que se firmaram na região ibérica fugido da perseguição.

    Família Araújo – Oriunda de Portugal e radicada nos sertões pernambucanos na região de , Serra Talhada e arredores ( Cidades ) no vale do rio pajeú. e ai vieram meus ancestrais para a região do cariri Cearense na cidade de Brejo Santo-CE sul do ceará. , já na divisa com o estado do Pernambuco.

    Família Basílio – Segundo Relatos é oriunda de Portugal, e fixando em Águas Belas e região, sertão do Pernambuco , e ai vieram para Brejo Santo, com o Coronel da Guarda Nacional o senhor Basílio Gomes da Silva, meu tataravô, onde o seu irmão, Victor José Modesto foi co fundador da cidade pernambucana ( Araripina ) e ai ele ja fundou a família Modesto.

    Queria saber mais sobre ligação entre nossas famílias e os judeus,

    Atenciosamente,

    Nertan Nicodemos.

     
  135. CARLOS ALBERTO FURTUNA JUNIOR

    outubro 7, 2013 at 4:39 pm

    Sou da familia Furtuna, do ceará!! Alguem tem dados deles??
    Por bisavó, sou da familia Carneiro de massapê!!!

     
  136. Cícero

    outubro 22, 2013 at 10:26 pm

    PROCURADO POR HOMICÍDIO DOLOSO CARLOS CORREIA VILELA RG
    39.172.030-2 filho de
    JOSE VILELA DOS SANTOS e
    Luiza dos Santos Correia
    Vilela, morador de Porto
    Real do Colégio,
    Alagoas. Ele Assassinou o próprio cunhado na covardia e traição com 3 facadas. Ele empurrou o amigo da vítima num quintal escuro para que ele não tivesse nenhuma chance de se defender. O nome da vítima é : Jailson Patente Santos, trabalhava como eletricista da igreja Universal, era pai de família, pessoa do bem mesmo que só foi defender o sobrinho de 8 anos que estava apanhando deste assassino covarde.
    Isto aconteceu em
    Suzano grande São Paulo e ele pode ter fugido para Alagoas, Rio de Janeiro ou
    pode estar em São Paulo mesmo escondido na
    casa de parentes que está compartilhando com o criminoso enquanto a filha dele de um ano que ficou com a mãe passa necessidades. Por favor denúncie para a polícia o paradeiro dele pq vocês
    estão fazendo o bem.

     
  137. Cícero

    outubro 23, 2013 at 7:36 am

    PROCURADO POR
    HOMICÍDIO DOLOSO
    CARLOS CORREIA VILELA
    RG
    39.172.030-2 Natural
    de Própria, Sergipe,
    filho de
    JOSE VILELA DOS SANTOS
    e
    Luiza dos Santos Correia
    Vilela, morador de Porto
    Real do Colégio,
    Alagoas. Ele Assassinou
    o próprio cunhado na
    covardia e traição com
    3 facadas. Ele empurrou
    o amigo da vítima num
    quintal escuro para que
    ele não tivesse
    nenhuma chance de se
    defender. O nome da
    vítima é : Jailson
    Patente Santos,
    trabalhava como
    eletricista da igreja
    Universal, era pai de
    família, pessoa do bem
    mesmo que só foi
    defender o sobrinho de
    8 anos que estava
    apanhando deste
    assassino covarde.
    Isto aconteceu em
    Suzano grande São
    Paulo e ele pode ter
    fugido para Alagoas, Rio
    de Janeiro ou
    pode estar em São
    Paulo mesmo
    escondido na
    casa de parentes que
    está compartilhando
    com o criminoso
    enquanto a filha dele de
    um ano que ficou com a
    mãe passa
    necessidades. Por favor
    denúncie para a polícia
    o paradeiro dele pq
    vocês
    estão fazendo o bem.

     
  138. wevertonguitarboby

    novembro 5, 2013 at 6:44 pm

    Shalom Aleikhem!

    Gostaria de Saber se o meu sobrenome da Cruz Estevam tem alguma ligação com os B’nei Anussim!

     
  139. patricia

    novembro 15, 2013 at 8:30 pm

    familia jacinto gomes de paulo jacinto, alagoas… conta como suspeita de ascendencia judaica?

     
  140. Valney Alves da Silva

    novembro 28, 2013 at 4:01 am

    Meu pai nasceu em laranjeiras -Sergipe -Brasil a sua família Pinho Lyra(Lira),no entanto ele faleceu antes do meu nascimento que foi em 16 de janeiro de 1960 na cidade de Senhor do Bonfim-Ba
    Fui registrado com o sobre nome da avó materna Alves da Silva. O nome do meu pai é Joao de Pinho Lyra e minha mãe Ana Maria Alves nome da avó materna Maria Alves da Silva e meu avô materno Jose Ferino Pereira de Albuquerque nascido no estado do Acre. Tenho traços e costumes bem parecidos com o povo hebreu sem nunca ter visto em lugar ou ver pessoas falando. A começar pelas roupa bastante encorpadas de cores preta, marrons,cremes,amarelas e sempre gostei de cobertura na cabeça (chapéu, lenço,turbantes), a alimentação pouca carne e nunca comi vísceras e sangue, gosto de dormir no chão ou em redes, não gosto de fazer a barba e sempre mantenho apenas aparando com tesoura,gosto de músicas acompanhados de instrumentos de sopro e percussão ou só a voz sem instrumentos musicais,tenho muita disciplina pelo que faço pois monto campo de instrução militar para adestramento de soldados e ainda ajudo nas instruções de combate (tenho fotos e documentários dentro do Exército Brasileiro como também documentos me certificando Amigo do 19Batalhao de Caçadores Infantaria e da Escola do Exército), sou ambientalista e tenho pesquisas na área de polímeros (reciclagem ), reflorestamento, uso e armazenamento da água de chuva, técnicas de manejo de melhorar um solo ruim para lavouras, manejo com animais silvestres, sei progredir em áreas de combate etc. Aguardo resposta do exposto acima e se posso contribuir com meu irmãos hebreus em ajuda-los a mostrar que com os escolhidos do Divino Pai Celestial tudo é possível. No momento faço parte de um grupo de pesquisa na área de educação para melhorar o IDEB das escolas do interior do estado da Bahia – Brasil.

     
  141. Nice

    janeiro 31, 2014 at 12:29 pm

    Uma parte de minha família é Bezerra. Li que essa família tem origem judaica. E interessante que minha vó conta que o pai dela não trabalhava aos sábados, pois ele dizia que achava que o sábado (observado por judeus) era diferente dos outros dias.

     
  142. yngrid mesquita dos santos

    março 31, 2014 at 12:59 pm

    oi eu queria saber se o sobrenome mesquita e dos santos eram sobrenomes usados por família judaica. tenho descendência portuguesa e italiana. minha família de parte de mãe são do nordeste, ceara, fortaleza e também do sul e o sobrenome da minha mãe é mesquita e ávila
    por favor respondem minha pergunta os sobrenomes mesquita e dos santos são sobrenomes usados por judeus

     
  143. osvaldo.fontes.de.faria.bragança

    setembro 10, 2014 at 11:58 pm

    oi.osvaldo.machado.faria.da.maia.minha.familia.diz.gue.samos.descentendes.da.dinastia.omiada.do.reis.da.siria.samos.descentendes.de.d.pedro1.de.portugal.e.ines.de.castro.rainha.nois.descente.do.imperador.carlos.magno

     
  144. Hilda Leite de Andrade

    setembro 20, 2014 at 7:43 pm

    Tenho interesse em saber se descendo de judeus. Meu sobrenome de família LEITE

     
  145. Hilda Leite de Andrade

    setembro 20, 2014 at 7:44 pm

    Tenho interesse em saber se descendo de judeus. O sobrenome da minha família é “LEITE.

     
  146. descendência judaica.

    setembro 22, 2014 at 3:34 am

    ola, eu gostaria de saber sobre o meu tataravô que se chamava Jose de Meneses e era filho de um senhor de engenho em pernambuco, sendo o meu pai, que esta com os seus 77 anos, o meu tataravô, era filho de um senhos de engenho em pernambuco ou região e a minha tataravó era escrava neste engenho, segundo ele, o meu bisavô teve um caso com esta escrava de nome Inácia e deste relacionamento nasceu joão José de meneses, o qual consta na certidão de nascimento do meu pai e que um grande pedaço de terra foi herdado pelo meu tataravô.
    Meu pai, também falo que aos sábados não se trabalhava na casa de seus pais e que se bisavô detestava a igreja católica.
    Eu estou um pouco desconfiado, por favor, gostaria de saber se auguem pode esclarecer as minhas dúvidas.

     
  147. abelly

    setembro 28, 2014 at 5:31 am

    Eu gostaria de saber a origem do meu Pai ( Antonio Vieira de Souza ) filho da Flozinda – eles sao original de Petrolina/ Pernambuco…,

     
  148. maria aparecida dos santos

    outubro 6, 2014 at 6:01 pm

    olá meu nome é maria aparecida dos santos, meu pai se chama domingos dos santos ele nasceu na bahia, gostaria de saber se tem origem judaica, e onde faz o exame de dna para saber minha origem ancestral pois é incerta.

     
  149. Reginaldo Alvarez Rangel

    outubro 27, 2014 at 9:30 am

    Bom dia
    Soube através de um colega nordestino que no tempo de seus avós ou bisa avos seriam descendente de dois judeus que vieram para o Brasil e se casarão com 01 com uma senhora da cor negra e o outro com uma senhora Portuguesa . Fiquei curioso pois ele tem um parente que sabe de toda esta Historia eu estou esperando a resposta mas ate agora nada.
    Gostaria que se fosse possível me esclarece-se estes fotos aqui relatados.
    Sem mais
    agradeço pela ateção

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.013 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: